Unesp decide reduzir tempo de prova da 2ª fase do vestibular 2021

Para reduzir permanência de candidatos nos locais das provas, universidade reduz tempo em fase com questões de múltipla escolha.

Unesp decide reduzir tempo de prova da 2ª fase do vestibular 2021Unesp decide reduzir tempo de prova da 2ª fase do vestibular 2021

Por PRASABER

A Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) divulgou recentemente que a segunda fase do vestibular 2021 passará por uma série de mudanças, visando atender às exigências de saúde resultante da pandemia do corona vírus.

O primeiro ajuste é em relação aos dias de aplicação da prova. Originalmente, a aplicação acontece em dois dias, com 4h30 em cada dia para concluir as questões, no entanto, a próxima edição, excepcionalmente, acontecerá apenas em um dia e os estudantes terão até 5h30 para entregar suas provas respondidas.

Como consequência da redução de dias e horas na aplicação da prova, a universidade também resolveu reformatar sua avaliação. O que antes contava com 36 questões dissertativas e uma redação, agora passa a ter 60 questões de múltipla escolha, divididas em quatro categorias – Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da redação.

É a primeira vez que a Unesp precisa alterar seu processo seletivo já consolidado por anos. A medida foi uma maneira de evitar aglomerações, agilizar as correções e divulgação do resultado sem que isso diminua a qualidade da seleção.

Em julho deste ano, a universidade já avisa anunciado adiar as datas do vestibular. A primeira está prevista para acontecer entre 30 e 31 de janeiro de 2021, dividindo os candidatos em dois grupos para conter aglomerações. Já a segunda etapa deve ser realizada no dia 28 de fevereiro do próximo ano.

No ano passado, a primeira fase do vestibular recebeu mais de 95 mil candidatos espalhados em 35 cidades. Para a próxima edição, a expectativa é que o número chegue perto dos 90 mil.

Compartilhar