Unesp disponibiliza provas e gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021

Eram esperados 80.474 candidatos participem da seleção, mas somente 67.369 compareceram.

Unesp disponibiliza provas e gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021Unesp disponibiliza provas e gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021

Por PRASABER

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou os cadernos de provas e gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021, cujas provas foram aplicadas neste final de semana, dias 30 e 31 de janeiro e contou com a presença de 67.369 dos 80.476 inscritos.

Confira: Provas e gabaritos 1ª fase Unesp 2021

Por causa da pandemia de Covid-19, a Unesp dividiu os candidatos em dois dias de provas:

  • Os cursos de Biológicas tiveram provas no sábado (30);
  • Os treineiros e inscritos para Humanas e Exatas fizeram provas no dia 31.

De acordo com o diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Daniel Cecílio, a Unesp apresentou uma prova atual, bem escrita e contextualizada. A primeira fase foi considerada adequada, justa e equilibrada, cobrando do aluno o que ele estudou no ensino médio.

A Unesp exigiu do estudante a interpretação de texto, gráficos e demais conteúdos; estar por dentro dos assuntos atuais. Apesar da divisão por áreas, várias questões tiveram interdisciplinaridade, segundo Daniel.

Ainda de acordo com Daniel, os dois dias do Vestibular não tiveram muita diferença entre si, mas as provas de Matemática e História do domingo (dia de exatas e humanas) apresentaram nível um pouco mais difícil do que no sábado (biológicas).

Cidades

As provas foram realizadas nas cidades Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Campinas, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Jundiaí, Marília, Ourinhos e Piracicaba.

Houve ainda provas nos municípios de Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rosana, Santo André, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

O vestibular também ocorreu em Brasília, no Distrito Federal, e nas cidades de Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).

Composição das provas

As provas da primeira etapa do Vestibular da Unesp foram compostas por 90 questões objetivas, sendo 30 questões para cada uma das seguintes áreas: Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências Humanas (elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e Matemática (elementos de Biologia, Química, Física e Matemática).

2ª fase 

O resultado da primeira fase do Vestibular 2021 da Unesp sairá no dia 17 de fevereiro. Nesse dia também será liberado o acesso aos locais de prova da segunda etapa.

As provas da 2ª fase também foram reduzidas, passando de dois dias consecutivos para apenas o domingo dia 28 de fevereiro. A seleção não terá questões discursivas, mas, sim, 60 perguntas objetivas sobre conhecimentos específicos e uma redação.

Resultado e vagas

A divulgação da lista geral está prevista de ser liberada no dia 19 de março com matrículas virtuais até o dia 22. Uma segunda chamada está prevista para o dia 24 de março, com matrículas até o dia 25. No total, serão feitas dez convocações, sendo estas as próximas datas: 29 de março, 1º, 06, 08, 12, 14, 16 e 20 de abril.

Nesta edição, o vestibular da Unesp oferta 7.630 vagas, as quais são divididas em 3.801 chances para ampla concorrência e 3.829 para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP).

Concorrência

A concorrência do vestibular 2021 da Unesp já foi divulgada. Medicina, Psicologia e Direito são os cursos mais disputados desta edição.

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato ou o site da Vunesp, organizadora do vestibular.

Compartilhar