Vagas Sisu na UFSCar em 2020

A Universidade Federal de São Carlos conta com o Enem como uma forma de ingresso para cerca de 2.900 vagas.

Vagas Sisu na UFSCar em 2020Vagas Sisu na UFSCar em 2020

Por PRASABER

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa que utiliza a nota do Enem para conseguir vagas nas universidades públicas, assim como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo. A entrada utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é responsável por preencher aproximadamente 2.900 vagas em cursos superiores na instituição de ensino.

A UFSCar tem sua participação no SiSU apenas no primeiro semestre. Os candidatos interessados precisam ter realizado o Enem no ano anterior para que seja validada sua inscrição no SiSU, sendo o cadastro que é aberto logo depois do resultado do exame.

COMO FUNCIONA O SISU

Em uma única etapa, o candidato faz sua inscrição, podendo escolher duas opções de vagas nos cursos disponíveis. Nessa mesma etapa, ele decide se participa do processo de ampla concorrência ou se tenta as vagas reservadas. No caso da segunda opção, ele precisa comprovar posteriormente que tem o direito a essas vagas.

Confirmando sua inscrição, ele deve esperar que o sistema faça a seleção automática em função da classificação no curso escolhido, que acompanha os resultados no Enem.

Assim, é preciso que o candidato fique atento às notas mínimas de cada curso para confirmar a inscrição naquele em que realmente pode entrar. O sistema atualiza as classificações diariamente a partir do momento de abertura das inscrições, o que significa que é possível verificar se você tem chances ou não. A prioridade é para a primeira opção escolhida pelo candidato.

NOTAS E PESOS

O candidato interessado em se inscrever no SiSU para concorrer vagas na UFSCar não pode ter a prova zerada, tanto nas questões objetivas, como na redação. A instituição de ensino superior é responsável por atribuir os pesos para cada área da prova, o valor muda conforme a graduação.

Confira o exemplo abaixo do seguinte curso:

Engenharia Civil, São Carlos – SP:

  • Redação: peso 1
  • Linguagens e Códigos: peso 2
  • Ciências Humanas: peso 1
  • Ciências da Natureza: peso 2
  • Matemática: peso 2

O peso de cada área é multiplicado pela nota que o estudante tirou no exame. No caso do curso de Engenharia Civil, as matérias como Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática terão um peso superior à Redação e Ciências Humanas.

Você pode conferir os pesos de cada curso da UFSCar no Termo de Adesão ao SiSU, que está disponível no site prograd.ufscar.br.

VAGAS E COTAS DO SISU

A UFSCar oferece 2.900 vagas no SiSU sendo que 1.450 são destinadas para candidatos que estudaram durante todo o ensino médio em escolas públicas, havendo também vagas reservadas para cotistas autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas de baixa renda.

No total a UFSCar possui em oferta 64 cursos de graduação no SiSU e as oportunidades são para os campus de São Carlos, Sorocaba, Araras e Lagoa do Sino.

Para conferir mais informações você pode acessar o site da Prograd da UFSCar: http://www.prograd.ufscar.br/.

Compartilhar