Vestibular UnB 2021 será substituído por nota do Enem

Universidade decide alterar o processo seletivo devido a pandemia e provas tradicionais do vestibular não serão aplicadas.

Vestibular UnB 2021 será substituído por nota do EnemVestibular UnB 2021 será substituído por nota do Enem

Por PRASABER

Nesta semana, a Universidade de Brasília (UnB) divulgou o edital para o processo seletivo para o primeiro semestre de 2021. Nele, a universidade substitui as avaliações tradicionais e passa a considerar apenas a pontuação do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A decisão foi tomada devido a pandemia do Coronavírus e os candidatos poderão apresentar suas notas do Enem da edição de 2019. A UnB disponibilizará cerca de 2.100 vagas para próximo ano e o estudante poderá escolher apenas um curso, além de considerar a escolha do sistema de vagas, se será através do sistema universal, por cotas de estudantes de escolas da rede pública ou cotas raciais.

Inscrição

Apesar de manter o sistema de vagas, a UnB determinou que os candidatos poderão se inscrever em apenas um curso, o que não acontece em edições convencionais do processo seletivo.

Para se inscrever, o interessado deverá acessar o portal da universidade e preencher os dados solicitados. A inscrição, além de ser feita totalmente, será gratuita nessa edição.

Vale destacar que esse processo seletivo da UnB será por chamada única, ou seja, não contará com uma lista de espera ou mais de uma convocação.

Resultados

A lista de classificação será determinada a partir do curso escolhido pelo candidato. A UnB determinou pesos diferentes para cada graduação. No primeiro grupo, onde serão levados em consideração cadernos relacionados a literatura e ciências humanas, estão cursos de administração, arquitetura, design, ciência política e língua portuguesa. Já no segundo grupo, que considera um peso maior em pontuações de cadernos de exatas e biológicas, estão medicina, cursos da área de saúde e engenharias. A redação possui o mesmo peso para todos os cursos do processo seletivo.

Cronograma processo seletivo UnB

O edital da UnB divulgou, ainda, todo o cronograma definido para o processo seletivo, que acontecerá no segundo semestre deste ano. Confira:

  • Período de inscrição: de 28/10 a 06/11/2020;
  • Verificação de foto encaminhada na inscrição e possível reenvio: de 09 a 10/11/2020;
  • Divulgação da classificação provisória de candidatos de todos os sistemas de vagas: 30/11/2020;
  • Período para interposição contra a classificação provisória: 01 a 02/11/2020;
  • Divulgação da classificação final de candidatos de todos os sistemas de vagas: 06/12/2020;
  • Início das aulas: 01/02/2021.

Ainda não está determinado se as aulas iniciarão presencialmente ou permanecem no modelo remoto.

Mais informações

Para ter mais informações sobre como funcionará todo o processo seletivo para estudantes de 2021, basta acessar o edital completo no portal da UnB ou entrar em contato através do telefone (61) 3107-3300.


Fonte: Globo.com

Compartilhar