Vestibular Unesp 2021 – confira o novo manual do candidato

Depois de divulgar o novo processo seletivo, universidade publica manual com mudanças para vestibulandos.

Vestibular Unesp 2021 – confira o novo manual do candidatoVestibular Unesp 2021 – confira o novo manual do candidato

Por PRASABER

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou nesta semana o novo manual para candidatos, dedicado aos candidatos inscritos no vestibular 2021.

Com um conteúdo desenvolvido pela Vunesp, organização responsável pelo processo seletivo, o manual compartilha as modificações feitas para a realização das provas, como mudanças de datas, formatos e medidas de seguranças tomadas para o dia da aplicação.

As alterações ocorreram, principalmente, em decorrência da pandemia de Covid-19 e a universidade destaca que elas foram necessárias para que pudessem manter a qualidade elevada na seleção, fator que a levou a ser uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil.

Principais mudanças do vestibular Unesp 2021

No manual do candidato da Unesp, o estudante poderá conferir os cursos disponíveis no processo de 2021, os prazos e quantidades de chamadas que ocorrerão, as regras de inscrição e todos os procedimentos necessários ou adicionais para participar.

Especificamente na edição de 2021, algumas mudanças no vestibular precisaram ser realizadas, e o candidato pode ter acesso ao conteúdo completo no manual.

Cronograma estendido

Uma das modificações feitas pela Universidade Estadual Paulista na edição de 2021 do processo seletivo foram as datas de inscrição, aplicação das provas e divulgação de resultados. Na primeira versão do edital, as inscrições se encerrariam no dia 1º de outubro, agora, o prazo se estende para até 27 de novembro. A aplicação das provas, que aconteceriam em novembro, passou para os dias 30 e 31 de janeiro de 2021, a primeira fase e 28 de fevereiro de 2021 a segunda fase. Já os resultados devem ser publicados em meados de março e abril do próximo ano.

Novo formato para provas de habilidade

As provas de habilidade específicas, dedicadas aos cursos de artes e música, acontecem entre a primeira e segunda fase do vestibular.

Em edições passadas do processo seletivo, essa etapa acontecia de forma totalmente presencial. Agora, para reduzir o contato no período de pandemia, a Unesp decidiu realizar análises de material audiovisual, ou seja, os candidatos deverão encaminhar um vídeo com as exigências estabelecidas pela universidade e dentro do prazo indicado, para que seja avaliado pela equipe de docentes dos cursos.

Distribuição de vagas

Com previsão de oferecer 7.630 vagas no processo seletivo de 2021, a Unesp publicou no manual do candidato como essas oportunidades serão distribuídas.

Boa parte das vagas, cerca de 3.801, serão destinadas a qualquer candidato inscrito no vestibular, independentemente de sua classe social, econômica ou racial. Já 3.829 terão como destino os estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dentro das oportunidades para estudantes da rede pública, 35% das estarão garantidas aos estudantes que se autodeclararem Pretos, Pardos ou Indígenas.

Questionário socioeconômico

No manual do candidato, a Unesp compartilhou um questionário obrigatório com 29 questões, para que os estudantes inscritos possam preencher. Dessa forma, a universidade consegue traçar o perfil dos alunos que irão participar do processo seletivo.

Cuidados em época de Covid-19

Apesar de manter o processo seletivo de maneira presencial, a Unesp tomou uma série de medidas, que estão de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para as datas das provas.

Além do distanciamento social que ocorrerá nas provas, entre candidatos e equipe de produção, o uso de máscara será obrigatório durante toda a avaliação. A Unesp orienta, ainda, que aqueles candidatos que estiverem com sintomas gripais ou em contato com pessoas infectadas pelo vírus não compareçam aos locais de prova.

Tenha acesso ao manual do candidato

O estudante que já se inscreveu no vestibular 2021 da Unesp pode ter acesso ao manual do candidato através do portal da Fundação Vunesp.

Já aqueles que ainda não efetivaram a sua participação poderão fazer a inscrição até o dia 27 de novembro. Após preencher todos os dados necessários, o candidato deverá pagar uma taxa no valor de R$170,00 para confirmar a inscrição. Para saber mais, acesse o site da Vunesp, em: www.vunesp.com.br.


Fonte: Portal FDR

Compartilhar