O curso de Marketing é o presente e o futuro

Se você gosta de conversar com as pessoas, tem facilidade para falar em público, capacidade de analisar situações ao seu redor, sabe “vender o peixe”, tem perfil de liderança e está por dentro de tudo que ocorre no mundo digital, já pensou em seguir a carreira de Marketing?

Fazendo carreira na área de Marketing, você estará apto a promover produtos, marcas, pessoas, vender sonhos e tudo aquilo que o cliente precisa para se satisfazer. Ser comunicativo é fundamental para essa área e nela, nada de monotonia, viu? É agitação a todo o momento. Vamos ver?

Marketing: de onde vem e o que significa?
A palavra “marketing”, assim como outras tantas, é estrangeira e já foi incorporada há muito tempo ao vocabulário da língua portuguesa.

Não a traduzimos, mas se fôssemos traduzir, seria algo como “mercadologia”. Ou seja: “Conjunto de técnicas de comercialização, de produtos ou serviços, envolvendo pesquisas de mercado, adequação e promoção junto aos consumidores” ou “publicidade feita para favorecer a venda de um produto ou serviço, ou para influenciar o público favoravelmente em relação a uma ideia, pessoa, empresa”, segundo o dicionário Aulete Digital.

O mercado de trabalho para o profissional formado em Marketing
A atuação do profissional formado em Marketing é bastante ampla, já que a intenção é vender/promover um produto, empresa ou cliente para o mercado consumidor. Sendo assim, é possível trabalhar em áreas como meio ambiente, assessoria pessoal, comunicação, etc.

As grandes empresas e os setores públicos sabem da importância de ter esse profissional em sua equipe para criar estratégias de mercado para a apresentação, divulgação e venda de seus serviços, produtos e até pessoas. Como exemplo deste último, há o Marketing Esportivo, onde empresas trabalham na imagem de clubes de futebol e seus jogadores (já reparou nas camisetas dos jogadores de futebol? Quantas marcas de diversos segmentos estampadas? Isso é Marketing!).

Já ouviu falar na sigla CRM? Ela vem de Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, se preocupa com o relacionamento direto e indireto com seus consumidores. O canal mais usado por elas são as redessSociais, já que todos estão conectados a qualquer hora. Com isso, a empresa fica ligada às queixas, sugestões e pode fazer divulgações com maior interação do público.

Existem os profissionais formados em Marketing que trabalham exclusivamente com pesquisa de mercado, em que coletam e analisam informações do consumidor em potencial para a sua empresa.

Informações sobre o curso de Marketing
A grade curricular do curso de Marketing é bem completa, pois circula entre as áreas de exatas e humanas. Por exemplo: direito corporativo, industrial, análise de dados, meio ambiente, ética, sociologia, estratégia, estatística, psicologia, economia e muito mais.
Um currículo bem diversificado ajuda na completa formação do profissional de Marketing para planejamentos de suas ações de divulgação e venda quanto às necessidades do consumidor.
Na faculdade, muitos professores pedem para seus alunos criarem produtos e estratégias para vivenciar a prática que terão futuramente. Saber inglês é muito importante, pois muito material que os professores passam em sala de aula e livros de apoio estão no idioma. Invista em um curso desde já!
Independentemente do ramo que a empresa segue, é quase impossível não ter em seu time de colaboradores um profissional formado em Marketing. Este tem a difícil missão de conquistar um consumidor fiel, que abrace as visões, missões e objetivos da empresa, sempre mantendo um bom relacionamento com ele.

E aí? Curtiu o mundo do Marketing? O que você acha de partilhar suas expectativas quanto ao curso e ao mercado de trabalho? Qual área pretende seguir? Conte-nos!

Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.