Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

O que atrapalha os estudos? Veja 8 hábitos que podem te prejudicar

Em um mundo onde recebemos novas informações a cada minuto e onde somos contaminados com poluição sonora e visual, fica cada vez mais difícil se concentrar em uma tarefa específica. Sofremos uma sobrecarga de conteúdos que nos tornam reféns e prejudicam nossa vida intelectual, social e profissional.

A prática dos estudos requer concentração e total engajamento com o conteúdo. Devemos ter em mente que estudar requer um estado físico, emocional e contextual propício para que seja realmente eficaz. Identificar os fatores que nos atrapalham nesse momento pode ser a chave para obter sucesso. Veja o que atrapalha os estudos e descubra como resolver cada um deles.

O que pode prejudicar seus estudos

Tecnologia

O uso dos smartphones certamente é um dos principais inimigos dos estudos dessa geração. Isso se deve ao fato de que os smartphones têm muitos atrativos, são conectados à internet e recebem constantes atualizações, que nos deixam curiosos para saber o que está acontecendo no “mundo virtual”. Não podemos negligenciar os benefícios que eles trazem, mas quando usados de maneira exagerada, certamente o celular atrapalha os estudos. É recomendável que durante os seus estudos, o celular seja desligado para que seus atrativos não distraiam.

Veja também: 3 dicas para não deixar que a internet atrapalhe seus estudos.

Quando possível, evite o computador para estudar. Se precisar dele para fazer pesquisas, por exemplo, evite acessar redes sociais. Uma vez que você se conecta à elas, é difícil sair. Se você quer ter sucesso no momento da aprendizagem, deve se desvincular desse tipo de distração.

Ambiente tumultuado

Poluição sonora e visual são agravantes que nos distraem constantemente. Na hora de estudar, você procurar por lugares onde não haja esses tipos de interferência. Uma biblioteca, seu quarto e salas ondem pessoas não circulam são boas opções. Ambientes tumultuados prejudicam nossa atenção e concentração – elementos importantíssimos para obter sucesso na aprendizagem. Por isso, é muito importante saber como organizar o ambiente de estudos para melhorar a qualidade da sua rotina.

Falta de objetivos

Estabelecer metas e objetivos antes de começar a estudar é um grande passo para um resultado satisfatório. Afinal, se definimos metas para as nossas vida, com a aprendizagem não pode ser diferente. A pergunta deve ser: o que preciso aprender hoje? Desenvolva uma lista com o que deve ser alcançado durante o dia e faça de tudo para cumprir essas metas, assim você verá a sua progressão pessoal e isso aumentará sua autoestima na hora de estudar.

Má alimentação

Poucas pessoas se alimentam de forma saudável. Porém, não se alimentar adequadamente pode prejudicar seu raciocínio na hora de estudar. Comer alimentos que nos dão energia e aguçam nossa atenção tem total ligação com o resultado que vamos alcançar. É importante lembrar que a alimentação deve ser feita antes dos estudos. Não é aconselhável comer enquanto se estuda. Ingira alimentos leves e que darão sustância. Frutas são a melhor opção.

Não dormir direito

Uma boa noite de sono faz com que nossas vidas melhorem em muitos aspectos, inclusive nos estudos. Dormir tarde e levantar cedo faz com que nosso dia seja bem cansativo e nada proveitoso. Muitas pessoas sofrem de insônia. Nesse caso, é recomendável buscar auxílio médico. O que não podemos fazer é tornar rotineiro a prática de não dormir bem, pois ela é altamente prejudicial.

Falta do material necessário

Antes de estudar, certifique-se de que tem todo o material de estudo em mãos para que no momento que você começar, não seja necessário interromper a prática para procurar livros e anotações. Evitar interrupções ajuda a potencializar os estudos.

Má gestão do tempo

Estudar de madrugada, não estabelecer tempo no seu dia os estudos. A má administração do tempo nos prejudica de maneira desastrosa. Separe sempre um horário do seu dia para os estudos e, se puder, escolha sempre o mesmo horário para criar um padrão e disciplina.

Procrastinação

Procrastinar é adiar para depois. A procrastinação atrapalha nossa produtividade e constância da aprendizagem. Começar é sempre uma tarefa difícil, mas ter responsabilidade e disciplina para continuar também é um grande desafio a ser vencido.

Se você identificou algum desses itens em sua vida, corrija o quanto antes para que seus estudos sejam altamente eficazes!

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter