O que buscar em uma empresa para valorizar a sua carreira?


Além de se colocar no mercado de trabalho, as pessoas querem crescer na carreira, desenvolver suas competências e atuar em um ambiente organizacional saudável, entre outros fatores. Já vai longe o tempo em que somente o salário era levado em conta.

Claro que a remuneração é importante, bem como os benefícios que a empresa oferece, mas não é só isso. Neste post, vamos detalhar o que verificar antes de aceitar um emprego para garantir que você esteja buscando também valorizar a sua carreira.

Agregar valor. A expressão é a mais adequada neste tema também. Antes de ocupar um determinado cargo, o profissional deve responder algumas perguntas, de modo a ter certeza que aquela posição realmente vai valorizar sua carreira, agregando uma série de aspectos positivos. Afinal, todos almejam crescer sempre na sua área de atuação e construir uma história profissional de sucesso que seja atraente perante outros recrutadores.

Como fazer uma análise criteriosa para saber se a empresa agrega na sua carreira?

Plano de carreira

Primeiramente, avalie quais as reais possibilidades de crescimento na carreira que você terá ao aceitar uma vaga na empresa. Aproveite os primeiros contatos, principalmente as entrevistas, para checar se existe um plano de carreira, como os funcionários evoluem depois de contratados, quais as posições da estrutura organizacional e como ocorrre o processo de movimentações e promoções.

Tente conversar com pessoas que já trabalham na empresa em questão. Pergunte quanto às alternativas de mudanças internas, job rotations e novos desafios para o seu crescimento profissional.

Posição no mercado

Em segundo lugar, ao contatar a companhia, descubra sobre seu histórico, seus negócios, mercado em que atua, principais concorrentes e posição nos principais rankings do mercado editorial, como por exemplo, As Maiores e Melhores da Revista Exame e Melhores Empresas para Você Trabalhar, da Revista Você S.A. Isto para você saber qual a sua perspectiva de futuro.

Atente-se para as realizações mais recentes, prêmios, eventuais crises de imagem, enfim, como ela se posiciona no mercado. Lembre-se que você vai exibir o nome desta empresa em seu currículo para sempre e, portanto, vale a pena escolher uma de sucesso, vencedora e com fatores positivos que agreguem à sua carreira.

Não hesite em dialogar sobre esses temas com o recrutador. Questione delicadamente, caso as respostas sejam generalizadas do tipo “temos a melhor das perspectivas para o futuro” ou “nunca tivemos nada que ferisse nossa imagem no mercado”.

O fato de mostrar conhecimento sobre a empresa só conta pontos para o candidato, tanto que é muito comum a seguinte pergunta na fase de seleção: “o que você sabe sobre esta empresa e por que você quer vir trabalhar aqui?”.

Se o candidato não souber responder, perde pontos na análise do entrevistador.

Cultura e valores

Em terceiro, busque informações sobre a cultura e os valores da empresa para saber se são compatíveis com você. Porque é muito difícil, para não dizer impossível, se adaptar e ter sucesso em uma empresa com a qual você não comunga dos valores.

Não adianta ter um bom salário e até chances de crescimento de carreira se você, constantemente, precisa agir e entregar resultados que não estão de acordo com seu pensamento sobre ética, por exemplo.

scopo e dia a dia

Em quarto, pergunte como será sua atividade se contratado. Qual será sua função? Você terá equipe ou não? A quem você vai se reportar? Serão necessárias viagens frequentes? O cargo é compatível com sua formação, suas competências e seus conhecimentos? Como é o dia a dia dentro da empresa? Repare se as respostas estão de acordo com suas expectativas.

Este é o tipo de coisa que não tem como deixar pra depois. É muito arriscado começar um trabalho e se frustrar depois porque foi mal informado sobre seu escopo e esses outros aspectos citados acima. Não ponha em risco sua carreira.

Oportunidades de desenvolvimento

E em quinto lugar, procure saber sobre as capacitações, treinamentos, bolsas de estudos e ajudas de custo para cursos – enfim, saiba o que e como a empresa proporciona para o desenvolvimento de seus funcionários. Às vezes, o salário oferecido é até menor do que você esperava. No entanto, a empresa paga 100% da sua pós-graduação em uma instituição renomada. Trata-se de um custo/benefício que vale a pena para a sua carreira.

Siga estas dicas, avalie se vale a pena para a sua carreira entrar nesta empresa que lhe ofereceu uma oportunidade, tome a decisão e boa sorte para que você continue motivado e seja feliz pessoal e profissionalmente.

Há outras questões que você considera importantes responder para saber se a empresa está valorizando e alavancando sua carreira? Conte para a gente!

Compartilhar
Categoria: Carreira
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.