O que considerar na escolha do primeiro estágio?

Por PRAVALER

O que considerar na escolha do primeiro estágio?

O primeiro estágio, obrigatório ou não, é uma oportunidade única para ingressar no meio corporativo já com alguma experiência e contatos. Isso é extremamente importante, pois geralmente se o primeiro estágio é bem realizado, o estudante acaba seguindo carreira na empresa.
Para facilitar a vida do estudante, fizemos uma lista de questões a serem observadas para escolher o melhor primeiro estágio.
Observe a logística
Estagiários frequentemente ainda cursam ou possuem disciplinas a serem cursadas. Montar uma logística que permita que o estudante realize todas suas obrigações da melhor forma possível é altamente recomendado. Essa logística se refere aos ônibus, refeições, horas de estudo e entretenimento. De nada adianta privilegiar alguma atividade em detrimento de outra se, no fim, tanto o estudo quanto o estágio têm importância semelhante.
Pense nos seus planos futuros
Que experiências você quer e quais você vai obter durante o primeiro estágio? Relacione a resposta com as possibilidades de aplicar o conteúdo aprendido durante a graduação, de ganhar experiência no ambiente corporativo e da possibilidade de criar vínculos com profissionais experientes.
Peça dica de primeiro estágio aos professores
Professores já passaram por isso, além de conhecerem bem as empresas que favorecem o aprendizado do estagiário. Peça sugestões ao seu orientador e ordene os estágios que mais lhe agradam. Não é necessário enviar currículos a todos, apenas aos principais.
Observe as áreas em alta
Uma dica é escolher uma área para o primeiro estágio que esteja em alta e que ainda tenha potencial de crescimento. Algumas dessas áreas tem carreiras em engenharias (ambiental e de energias alternativas), tecnologia da informação, saúde, urbanização, estatística e direito internacional. Relacionar-se logo no estágio com empresas que oferecem essas carreiras é um ótimo início para vida profissional.
Não pense apenas no dinheiro no primeiro estágio
Não leve apenas o nome da empresa e o valor do estágio em consideração. Pequenas firmas podem oferecer vagas onde o estagiário irá atuar de forma mais efetiva em projetos, aprendendo mais com isso.
Naturalmente, isso é relativo. Grandes firmas com bons estágios podem oferecer carreira. Isso geralmente acontece em processos seletivos mais rigorosos, onde a intenção do RH é contratar estagiários para doutrinar na cultura da empresa.
Voluntariado como primeiro estágio
Neste mesmo cenário onde o dinheiro não é tão importante temos o voluntariado, que é uma espécie de estágio que reúne todos os benefícios com a exceção da remuneração financeira. Esta modalidade não deve ter sua importância rebaixada, já que é possível realizá-la desde muito cedo na graduação. O voluntariado também permite ao estudante ingressar diretamente em empresas da área desejada, principalmente se algum professor possui contato com alguém de dentro da empresa.
Durante o estágio, não tenha medo de perguntar, relacione todos conhecimentos aprendidos durante a graduação e tire todas suas dúvidas. Mostrar interesse abre portas nessa situação. Estude também além do que pedem. Surpreender os orientadores e supervisores é sempre bom. Com essas sugestões, o primeiro estágio será uma experiência engrandecedora.

Compartilhar
Categoria: Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.