O que fazer depois do curso de Comunicação Social?


Entrar na faculdade é um sonho para muitas pessoas. Porém, ela pode não ser tudo o que você sempre sonhou. As decepções podem vir durante o curso ou depois, quando você já estiver inserido no mercado de trabalho. E, é claro, isso pode acontecer com qualquer curso, por qualquer motivo.

Mas muitos estudantes formados no curso de Comunicação Social acabam se sentindo perdidos no mercado de trabalho – que é concorrido, com cargas horárias altas e muitas exigências. Essa é uma tendência comum e, enquanto uns acabam se acostumando e se acomodando ao mercado, outros continuam perdidos e preferem dar mais um passo, para sair ou se afirmar.

Se esse for seu caso, veja quais são os caminhos que temos para mostrar. Veja quais as vantagens que os dois apresentam e escolha aquele que for melhor para você!

Carreira acadêmica

Seguir carreira acadêmica significa fazer mestrado e doutorado. No mestrado, você vai se aprofundar em uma linha de pesquisa e criar uma dissertação com base no que aprendeu. No doutorado, seu dever é desenvolver sua própria tese. O primeiro dura dois anos, enquanto o segundo é feito em quatro anos. Ou seja: são seis anos a mais de estudo para você.

Mas não pense que serão seis anos desperdiçados! Se você tiver um mestrado e um doutorado, muitas portas serão abertas. Você vai ter mais contatos e vai se especializar naquilo que gosta. Isso é excelente no mercado de trabalho!

Além disso, pessoas com um diploma de mestrado já podem dar aula em graduações – e aquelas com diploma de doutorado podem lecionar na graduação e no mestrado. Por isso, se você não quer se manter no mercado de trabalho da Comunicação Social, pode se desviar dele através da pesquisa e da licenciatura. Pode ser uma boa pedida!

Outra graduação

Outro caso é querer fazer uma segunda graduação. Essa já é uma situação diferente: você deve ter percebido que Comunicação Social não é sua praia e, agora, quer encontrar um novo rumo. Pode acontecer de você só compreender sua verdadeira vocação depois de formado. E pode ser que ela não tenha nada a ver com Comunicação Social – se tivesse, você poderia partir direto para o mestrado. Muitas pessoas saem do curso pensando em fazer Direito, Veterinária, Ciências da Computação…

Se esse for seu caso, o primeiro passo é ponderar. Considere que você vai ter que ficar mais quatro anos na graduação. E, se estiver escolhendo a nova carreira com base no mercado de trabalho, considere o quanto o mercado pode mudar nesses quatro anos! Você já fez um curso do qual não gostou tanto e, por isso, é melhor pensar duas vezes antes de escolher um novo. Você não é mais tão jovem e, provavelmente, também tem menos paciência.

Mas se você tem certeza do novo curso e não se baseou somente em estatísticas sobre o mercado de trabalho, vá em frente! Nunca é tarde para correr atrás do que realmente queremos! Seja um bom mestrado, uma especialização ou uma nova graduação, não importa. O que é de fato importante é que você não pode ficar estagnado em uma posição de que não gosta! Corra atrás do tempo e de seus sonhos, e nunca pare de aprender!

O PRAVALER pode te ajudar a cursar um novo curso na faculdade que você quiser, saiba como!

Compartilhar
Categoria: Cursos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.