O que fazer quando sua vocação não proporciona sucesso financeiro?

Por PRAVALER

O que fazer quando sua vocação não proporciona sucesso financeiro?

Não há como negar: o sucesso financeiro é um ponto importante a ser considerado quando você estiver escolhendo a sua profissão. Ter uma vida confortável é o mínimo que todos esperam do futuro e é muito comum ver pessoas que escolhem sua profissão com base naquilo que vai trazer um bom retorno financeiro em menos tempo. Mas e quando isso não é possível?
Muitos jovens ficam sem saber o que fazer quando percebem que suas vocações – aquilo que eles sempre sonharam fazer – não é algo que tradicionalmente traz um bom retorno financeiro. Se esse for seu caso, veja o que temos a dizer sobre isso.
Descubra seu próprio caminho
Você pode construir uma carreira que traga uma alta remuneração em qualquer profissão. Isso pode não parecer verdade, mas é: mesmo as profissões conhecidas por darem uma remuneração baixa podem trazer uma remuneração alta, mas isso vai demandar mais esforços e mais tempo. Você tem que descobrir se há um jeito, dentro da profissão que você escolheu, de inovar, de seguir outro caminho, de descobrir novos meios de ganhar mais.
É uma boa ideia fazer uma avaliação do que você quer e descobrir se não há uma opção que dê um retorno financeiro melhor. Por exemplo, se o que você gosta na área de Letras é escrever, talvez fazer Jornalismo também seja uma boa opção para escrever e talvez traga um retorno financeiro melhor. Se o que você mais gosta não é escrever, mas aprender idiomas, fazendo Letras você pode se tornar um intérprete de conferências – algo que dá bastante retorno financeiro.
Defina suas prioridades
Essa é a parte mais importante no momento de decidir sua profissão: defina o que você tem como prioridade. Ter um bom retorno financeiro é ótimo, mas é isso que é mais importante para você? Ou o que é mais importante é ajudar as pessoas como um enfermeiro? Ou dar aula para crianças? Pense no que vai trazer mais satisfação no futuro, em todos os dias, e não apenas no dia do pagamento. Só assim você vai descobrir o que fazer com sua escolha.
E se o retorno financeiro for de fato importante, qual deve ser esse retorno financeiro para que você o considere bom? Que tipo de vida você quer levar quando for um profissional e como essa área pode ajudá-lo a chegar a esse nível? Muitas vezes, achamos que ter muito dinheiro resolveria todos os nossos problemas, mas você seria feliz com muito dinheiro e um dia-a-dia insuportável no trabalho?
Reflita com cuidado sobre esses pontos antes de tomar uma decisão. Com muito esforço, estudo e uma pitada de espírito empreendedor, você pode se tornar bem sucedido financeiramente em qualquer área. As áreas que dão retorno financeiro mais rápido podem acabar cobrando de outra forma – talvez exijam um investimento maior na faculdade, talvez tirem todo o seu tempo livre no dia-a-dia. Descubra aquilo que é mais importante e fique, em fim, feliz com a sua escolha. Dinheiro não traz felicidade, então você deve descobrir o que traz!

Compartilhar
Categoria: Economia

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.