O que levar em conta antes de decidir estudar em outro estado?

Muitos estudantes mudam de cidade para ingressar na faculdade. Alguns moram longe da universidade dos sonhos e outros não conseguem achar o curso que desejam em seu estado. Mas essa não é uma tarefa fácil: você tem que abdicar de muitas coisas e ser muito responsável para que tudo dê certo. Se você está pensando em estudar em outro estado, veja o que deve ser levado em consideração:

Onde você vai morar?

Essa é a primeira coisa a descobrir. Muitas faculdades, especialmente as públicas, oferecem alojamento estudantil, mas você precisa preencher uma série de pré-requisitos para ser aceito. Nesses alojamentos, você vai dividir o quarto com pelo menos mais um estudante. Algumas cidades universitárias e arredores de faculdades também têm repúblicas estudantis. Algumas delas são antigas e tradicionais – as mais disputadas -, enquanto outras são mais recentes e têm mais lugares disponíveis. Nessas repúblicas, você pode dividir o quarto ou ter um quarto individual. Você também pode alugar um apartamento para viver sozinho ou dividir com alguém.

É importante pensar que, em qualquer uma dessas situações, você vai estar vivendo com pessoas novas, com quem nunca conviveu, e isso vai ser difícil nas primeiras semanas – e pode continuar difícil, se vocês não chegarem a um acordo. Essa pessoa vai ter manias e hábitos diferentes dos seus, e você vai ter que se acostumar com isso.

Como vai viver?

Talvez você possa contar com a ajuda de seus pais em um primeiro momento para pagar as contas mais pesadas – como o aluguel, mas essa dificilmente será sua única despesa. Comida, livros, internet, passeios, tudo vai custar dinheiro. Então, você tem que pensar em como vai se sustentar longe de casa. Você pode conseguir uma renda extra vendendo alguma coisa, como lanches ou artesanatos, por exemplo. Também pode procurar por empregos de meio período em lojas perto da faculdade. Ou ainda pode conseguir alguma coisa através da própria faculdade! Bolsas de monitoria ou de iniciação científica são cedidas para os alunos que passarem em um processo seletivo. Converse com seus professores! Depois de algum tempo de estudo, você pode também conseguir um estágio.

Você está disposto a mudar?

A mudança de estado, de casa, o início da faculdade, tudo vai exigir que você mude também. Você vai ter que ter mais responsabilidade para cuidar de si mesmo e do lugar onde mora. Ninguém vai preparar suas refeições e nem cuidar de você quando estiver doente. Ninguém vai dizer o que você tem que fazer para manter a casa em ordem e nem lembrá-lo de pagar as contas. Você é seu maior responsável! Por isso, tenha certeza de que é isso que quer fazer antes de se mudar. Tenha certeza de que está preparado para assumir esse risco sem entrar em desespero (pelo menos não diariamente).

Você já passou por uma situação assim? Ou está pensando em mudar de estado para estudar? Compartilhe sua experiência conosco!

Categoria: Dicas de Estudo

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.