O que são bacharelados interdisciplinares?

O momento de escolher uma carreira pode ser um dos mais difíceis da vida. Isto porque esta decisão deve ser tomada em uma idade na qual o jovem ainda não tem experiência de vida e autoconhecimento suficientes para basear uma escolha certeira.
Neste sentido, ganhar tempo pode ser um excelente caminho para quem ainda tem dúvidas quanto à carreira que deseja seguir. Os bacharelados interdisciplinares oferecem ao aluno este tempo, permitindo cursar disciplinas de uma grande área durante três anos para então decidir qual curso deseja seguir.
Com formação mais ampla e maior possibilidade na organização das disciplinas, estes bacharelados podem ser uma excelente escolha. Entenda o que são os bacharelados interdisciplinares:
O que são os bacharelados interdisciplinares?
Os bacharelados interdisciplinares começaram a ser oferecidos no Brasil em 2005 – ou seja, são uma proposta relativamente nova na educação superior. Hoje, mais de 40 cursos neste formato são oferecidos por 19 universidades federais. Neste, o aluno estuda conteúdos gerais da área escolheu, bem como de outras áreas, e tem como opção direcionar seu currículo para um campo específico ou até se aprofundar em vários deles.
Ao final dos três anos, o aluno pode escolher entre duas opções: seguir no mercado de trabalho com o diploma de bacharel na área que escolheu ou continuar sua formação por mais dois anos em um ciclo profissionalizante. Neste segundo momento, é possível optar por um curso relacionado à área que escolheu anteriormente e ao final deste, receber um novo diploma.
Uma das maiores vantagens do bacharelado interdisciplinar é a possibilidade que ele oferece ao aluno de se aprofundar mais em seus temas de interesse e passear pelas diferentes áreas de conhecimento.
Por que fazer um bacharelado interdisciplinar?
A principal vantagem deste tipo de curso é que o jovem não precisa definir precisamente o caminho que deseja seguir no momento de ingressar na universidade. Os bacharelados interdisciplinares permitem trocar de opção de forma rápida e conhecer diferentes áreas de conhecimento, o que não é tão fácil nos bacharelados comuns.
Para o aluno, esta experiência contribui para amadurecer sua escolha inicial. O curso realmente corresponde à sua expectativa? Esta possibilidade permite, ainda, a redução das taxas de evasão, uma vez que o aluno pode mudar de ideia dentro do próprio curso e se dedicar a novas áreas e conhecimentos.
Bacharelado interdisciplinar e o mercado de trabalho
O mercado de trabalho vem se abrindo para os bacharelados interdisciplinares, com cada vez mais empresas contratando profissionais com este tipo de formação. O perfil mais aberto e crítico do aluno costuma contribuir para a tomada de decisões ao longo de sua carreira e é um excelente caminho para as áreas de pesquisa e desenvolvimento. Isso porque os cursos costumam apresentar temáticas contemporâneas, incentivando o debate e a resolução de problemas.
Antes de decidir sua escolha profissional e se inscrever para a universidade, pesquise as instituições de ensino que oferecem bacharelados interdisciplinares, seus cursos e disciplinas. Quem sabe esta não pode ser a melhor opção para você?

Categoria: CursosPrasaber