Olimpíadas de Biologia – como funciona, inscrições e as principais do Brasil Olimpíadas de Biologia – como funciona, inscrições e as principais do Brasil

Olimpíadas de Biologia – como funciona, inscrições e as principais do Brasil

As Olimpíadas Científicas voltadas principalmente para os alunos do ensino médio são ótimas experiências para os estudantes que estão na fase de decisão a respeito do futuro, buscando saber com qual área de conhecimento há maior afinidade para, então, tomar a decisão por determinado curso de graduação.

Além disso, participar desse tipo de atividade escolar enriquece o currículo desde cedo e faz com que o aluno treine habilidades necessárias para o mercado de trabalho, como lidar com o senso de responsabilidade e saber participar de competições sadias, seja qual for o resultado.

No que se refere ao desenvolvimento pessoal, as Olimpíadas Científicas permitem que os estudantes entrem em contato com demais alunos, de outras escolas, cidades e regiões, o que contribui para aumentar o leque de amizades e faz com que outras vivências culturais e sociais sejam conhecidas.

No post de hoje, vamos falar especificamente das Olimpíadas Científicas de Biologia, explorando um pouco as mais conhecidas do Brasil.

Vamos nessa?! 😊

Olimpíadas de Biologia

As Olimpíadas de Biologia, assim como as de qualquer outra disciplina, requer dos alunos um conhecimento um pouco acima da média para as premiações, e isso não é novidade. A boa parte disso é que, tendo que estudar para esses desafios, os estudantes acabam se destacando dos demais e tenho um melhor desempenho escolar, além de já ir treinando para os vestibulares.

Além disso, há outros bons motivos para participar de uma Olimpíada Científica de Biologia, como:

  • Aumentar a capacidade de raciocínio rápido e lógico;
  • Ter a oportunidade de se aprofundar em determinado assunto, descobrindo afinidades com a área que até antes não sabia;
  • Concorrer à bolsa de estudos na escola, já que muitos colégios aproveitam essa oportunidade para premiar os alunos;
  • A abertura de portas, já que o aluno terá contato com professores, alunos e diretores de diversas escolas e Universidades do país;
  • Oportunidades no exterior, já que as chances de ser aceito em uma Universidade de nome fora do país aumenta quando se tem no histórico escolar a premiação em Olimpíadas Científicas;
  • Se aprimorar nos assuntos da área para Enem e vestibulares, melhorando o desempenho escolar e treinando para os processos seletivos, podendo ter bastante sucesso nos cursos de Biologia ou Biomedicina, por exemplo.

Principais Olímpiadas de Biologia

Primeiro, é importante que você saiba que existem inúmeras Olimpíadas Científicas de Biologia em todo o país, dos mais diferentes níveis de aprofundamento, voltadas tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio, a depender do grau de dificuldade.

Porém, o nosso objetivo aqui é mostrar as mais importantes da área, para que você já fique ligado e busque mais informações caso desperte o interesse. Combinado?!

Olimpíada Brasileira de Biologia

Promovida pelo Instituto Butantan, a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) tem por objetivo despertar o interesse dos alunos na área, estimulando o desenvolvimento de soluções criativas para alguns problemas propostos como atividade.

A OBB também visa aproximar estudantes de universidades, antecipando para os alunos do ensino médio as principais técnicas para o desenvolvimento de uma pesquisa científica. Indo além, ela também permite o entrosamento entre alunos e professores de diversas regiões do país, sendo uma oportunidade única para o desenvolvimento intelectual.

Como funciona?

A Olimpíada Brasileira de Biologia ocorre em três fases. Os alunos aprovados na primeira para a segunda fase ganham dois pontos e os aprovados da segunda para a terceira fase levam mais dois pontos. No final, os primeiros colocados recebem medalhas de ouro, prata e bronze (na sequência de classificação) – prêmios entregues para coordenação nacional da OBB com data e local marcados.

Além disso, o estudante medalhista de outo ganhará mais três pontos extras, o medalhista de prata leva mais dois pontos extras e o de bronze mais um ponto extra. Com base nessa pontuação, os alunos premiados ganham bolsas de estudos definidas pela comissão organizadora do evento.

Quem pode participar?

Podem participar da Olimpíadas Brasileira de Biologia os alunos da 1ª, 2ª e 3ª sérias do ensino médio, além de estudantes pré-vestibulandos que não estejam matriculadas em instituição de ensino superior. Os participantes também devem ter, no máximo, 19 (dezenove) anos completos até uma data estabelecida pelo Instituto Butantan.

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas por um professor responsável pelo aluno de determinada escola, que deve acessar o site do Instituto Butantan e seguir as instruções para inscrever o candidato. É importante ressaltar, porém, que a edição da OBB de 2020 foi paralisada devido à pandemia do novo coronavírus, sem data de retomada. Para mais informações, acesse https://olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/index.

Quer saber mais sobre a Olimpíada Brasileira de Biologia? Clique no vídeo abaixo e confira! 😊

Olimpíada Brasileira de Biologia Virtual

Tendo a sua única edição em 2018, a Olimpíada Brasileira de Biologia Virtual (OBBV) teve por objetivo desenvolver os estudos para es estudos das ciências biológicas no Brasil, incentivando os estudos do ensino médio a ingressar nas olimpíadas maiores, promovendo habilidades necessárias para as grandes competições e suporte para o que os alunos precisassem.

Como funciona?

A OBBV ocorreu de modo totalmente digital, por meio de provas online. Foram duas fases, com diferentes níveis de conhecimento. No nível I, foi abordado assuntos das áreas de citologia, bioquímica, fisiologia humana, zoologia, botânica, microbiologia, parasitologia e ecologia. Já no nível II, as questões envolviam os temas da primeira, além de genética, evolução e biologia molecular.

Quem pode participar?

Puderam participar da competição os alunos do oitavo e novo ano do ensino fundamental (nível I) e estudantes do ensino médio (nível II).

Como se inscrever?

As inscrições foram feitas pelos próprios estudantes no site oficial da OBBV. Após inscrito, o aluno teve acesso à área do participante, onde estavam as provas e o gabaritos oficial.

Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB)

A OIAB, Olimpíada Ibero-americana de Biologia é um evento anual de Biologia voltado para alunos pré-vestibulandos de todos os países ibero-americanos (América do Sul, América Central, Portugal e Espanha). Para a realização da competição, são usados a língua portuguesa e a língua espanhola, abrangendo o conhecimento de todos os candidatos. A primeira edição da OIAB ocorreu no México, no ano de 2007.

Como funciona?

Com o objetivo maior de unir alunos de todos os países ibero-americanos, a olimpíadas é organizada por docentes voluntários pertencentes às Universidades e Centros de Ensino Secundário dos países. O foco é estimular o interesse dos estudantes na área das ciências biológicas, premiando os talentos que mais se esforçaram e criando relações de trocas entre alunos e professores de países diferentes.

Quem pode participar?

Podem participar os alunos que estão para prestar o vestibular nos países ibero-americanos. A delegação de cada país pertencente deve inscrever até quatro participantes e dois professores. Além disso, os estudantes devem cumprir alguns requisitos, que são:

  • Ter participado e classificado em suas respectivas olimpíadas escolares nacionais;
  • Ter a nacionalidade do país que representa ou ter concluído os últimos três anos de estudos nesse país;
  • Não ter participado de edição anterior da OIAB;
  • Não ser aluno de qualquer universidade no momento.

Como se inscrever?

Para inscrever os candidatos na Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia, os professores responsáveis devem acessar o site http://www.oiab.org/ e procurar pelo seu país, seguindo as normas previstas no edital. Vale lembrar que este ano a OIAB chegaria na sua XIV edição (OIAB 2020) e seria realizada na cidade de San José, na Costa Rica, em setembro. No entanto, a competição foi adiada devido à pandemia do novo coronavírus e ainda não tem previsão de data nova.

Olimpíada Internacional de Biologia

Uma das mais almejadas olímpiadas pelos estudantes, a Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) teve a sua primeira edição em 1990 (I Internacional Biology Olympiad), realizada na República Tcheca. Como todas as olimpíadas de cunho científico, o objetivo desta é premiar os alunos mais engajados com o ramo da área biológica, além de fomentar o entrosamento de alunos e professores com os mesmos interesses de estudo.

A cada ano, o evento ocorre em uma país diferente, o que chama bastante a atenção dos participantes que, além de almejarem o prêmio, sonham em conhecer outros lugares e culturas.

Como funciona?

O processo seletivo da Olimpíada Internacional de Biologia é composto por quatro provas práticas – ecologia, zoologia, botânica e biologia molecular/bioquímica) além de duas avaliações teóricas com 50 questões cada uma delas. Os candidatos têm uma hora e meia para a resolução da prova.

É importante ressaltar sobre a tradução das provas, que é feita por tradutores da equipe de cada país, não sendo obrigatório para os candidatos o domínio do idioma do país sede para a realização das provas.

Quem pode participar?

Para participar da Olimpíada Internacional de Biologia, os alunos devem ter passado pelas suas respectivas Olimpíadas Nacionais de Biologia, conquistando as quatro primeiras posições. Os organizadores das olimpíadas nocionais selecionam os competidores que vão para a IBO conforme o nível de dificuldade de cada rodada. Em geral, os campeões dos eventos nacionais são, consequentemente, chamados para a competição internacional.

Como se inscrever?

A banca organizadora da competição nacional, no caso do Brasil o Instituto Butantan, é a responsável para inscrição dos alunos na Olimpíada Internacional de Biologia. Os alunos passam por uma capacitação prática e aulas demonstrativas para irem preparados para o evento internacional.

Para saber um pouco mais como funciona o preparo dos alunos, é só dar o play no vídeo abaixo:

Materiais para estudar

Engana-se quem acredita que, para participar de uma Olimpíada Científica, basta os estudos em sala de aula. Bom, para participar, até que tudo bem, mas para concorrer aos prêmios… É preciso bastante preparação!

Isso porque, assim como qualquer outro processo seletivo e vestibular, as olimpíadas costumam cobrar assuntos específicos e já conhecidos dos professores que preparam os candidatos para as competições. Além disso, as questões também apresentam um formato recorrente, o que facilita aos alunos na hora de se preparar, uma vez que é possível acessar as edições anteriores para treinar os conteúdos cobrados, além do tempo de resolução das provas.

Guia de estudos


A Para as Olimpíadas de Biologia, os assuntos cobrados dependem de quem organiza a competição. Porém, o que se pode adiantar é que eles não extrapolam as áreas comuns das ciências biológicas, tais como:

  • Citologia (ou biologia celular): responsável pelo estudo de cada célula;
  • Embriologia: responsável pelo estudo do desenvolvimento do embrião;
  • Anatomia: estudo das estruturas do corpo humano;
  • Microbiologia: estudo de microrganismos, como vírus, bactérias, fungos e protozoários;
  • Botânica: estudo das plantas;
  • Genética: estudo da hereditariedade;
  • Entre outros.

Parece muita coisa, né?! Mas, não se preocupe, vamos ajudar nessa! Abaixo, você confere alguns sites com conteúdo e simulados que podem ajudar na sua preparação para as Olimpíadas de Biologia. Aproveite o nosso guia de estudos e boa prova! 😊

NOIC

Olimpíadas De Biologia Noic

O NOIC, Núcleo Olímpico de Incentivo ao Conhecimento, é uma organização sem fins lucrativos desenvolvida por estudantes no ano de 2013. A ideia do projeto é auxiliar no preparo de alunos para as competições, já que os tutores são os próprios competidores das edições passadas. Confira um pouco do material de estudo para as Olimpíadas de Biologia que a plataforma oferece:

Guia de Estudos

Biolympiads

Olimpíadas De Biologia Biolympiads

Com arquivos para baixar das edições anteriores, conteúdos aprofundados sobre determinados assuntos e muita notícia sobre o “mundo” das Olimpíadas de Biologia em todo o mundo, o Biolympiads é uma plataforma completa, voltada para os alunos que estão realmente empenhados nos estudos para a competição. O site é em inglês, mas nada que um bom tradutor não ajude caso você precise, né?! Confira o site abaixo:

Guia de Estudos

Simulados e provas anteriores

Assim como em toda prova (Enem, vestibulares, concurso etc.), uma das melhores formas de se preparar é acessando as provas anteriores e os simulados. A boa notícia é que os próprios sites das olimpíadas que citados acima possuem as provas passadas, facilitando ainda mais para você.

Além disso, vale a pena conferir os simulados de Biologia de alguns vestibulares, já que os assuntos são os mesmos e o teor das questões é bem parecido. Por isso, criamos uma lista incrível para te ajudar nessa jornada, confira abaixo:

Instituto Butantan

O Instituto Butantan, responsável pela organização da Olimpíada Brasileira de Biologia, disponibiliza as provas anteriores para que os candidatos possam se preparar de maneira mais assertiva. Acesse abaixo:

Provas OBB

IBO

Olimpíadas De Biologia Ibo

Também é possível já ir adiantando os estudos para a Olimpíada Internacional de Biologia, uma vez que o site oferece os resultados anteriores com o gabarito oficial. Confira:

Gabaritos IBO

OIAB

Olimpíadas De Biologia Oiab

Pensando em participar das Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia? Uma boa estratégia é ir se preparando por meio das provas anteriores. Acesse o site e confira:

Provas OIAB

Simulado Vestibular Mackenzie

Olimpíadas De Biologia Mackenzie

Como dissemos, também é interessante estudar para as olimpíadas com os simulados de alguns vestibulares, como, por exemplo, o do Mackenzie. Confira o conteúdo de Biologia cobrado pela faculdade no simulado abaixo:

Simulado Mackenzie

Simulado Vestibular PUC

Olimpíadas De Biologia Puc

O vestibular da PUC, Pontifícia Universidade Católica, é reconhecido como um dos mais completos, com questões bem aprofundadas. Confira o simulado de Biologia da PUC:

Simulado PUC

Simulado do Enem – Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Olimpíadas De Biologia Ciências Natureza Tecnologias

Quem estuda para o Enem, está preparado para tudo, não é mesmo?! E não seria diferente com as Olimpíadas Científicas. Por isso, o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias) também está presente na nossa lista. Confira:

Simulado Enem

Canais do Youtube

Para quem gosta, estudar pelos canais do Youtube é uma ótima opção. Além de ser mais interativo, ouvir e ver alguém com propriedade falar sobre determinado assunto ajuda – e muito! – na assimilação dos conteúdos. Confira nossas dicas:

Fiori Biologia

Olimpíadas De Biologia Fiori Biologia

Canal dedicado para todos que amam o ramo das ciências biológicas, professores e alunos. E tem até vídeos com dicas sobre pets para quem ama os bichinhos! 😊

Canal Fiori

Canal Butantan

Olimpíadas De Biologia Canal Butantan

O Instituto Butantan conta com um canal recheado de conteúdo interessante, sendo uma ótima pedida para quem gosta de estudar por esse formato. Além disso, o canal é uma ótima fonte para se manter atualizado com tudo o que rola em ciência e saúde, como informações importantes a respeito da Covid-19. Confira:

Canal Butantan

Literatura

E para quem gosta de uma boa leitura, existem bibliotecas online de alta qualidade, com um acervo bastante diverso. Para o ramo da Biologia, indicamos o da UFPB.

Biblioteca online de Ciências Biológicas da UFPB

A educação a distância da Universidade Federal de Paraíba é bastante reconhecida pela qualidade de ensino que oferece. A biblioteca online de Ciências Biológicas possui conteúdo sobre as mais diversas áreas do ramo, sendo uma ótima fonte de estudos. Olha só:

Biblioteca UFPB

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR