Os diferentes tipos de redação


Conheça os diferentes tipos de redação

A redação costuma assustar os estudantes tanto ao longo das aulas de português quanto no momento de prestar vestibular. É comum que, visando se preparar para esta etapa, alunos decorem informações e dados sobre atualidades, bem como esquemas passo-a-passo. Porém, fazer uma boa redação vai além disso: é importante saber articular as informações disponíveis e expô-las de forma coerente e bem construída.

Para tanto, conhecer os diferentes tipos textuais é fundamental. Estes consistem em enunciados organizados e agrupados de acordo com a finalidade da comunicação – ou seja, dependem da situação comunicacional e da mensagem que se deseja passar. Cada tipo de redação apresenta vocabulário, tempo verbal, construções frasais e relações lógicas diferentes. Conheça os tipos textuais diferentes e suas características:

Tipos de redação mais comuns

Textos narrativos

As narrações consistem basicamente no arranjo de uma sequência de fatos através do qual os diferentes personagens se movimentam e se relacionam em um espaço definido à medida que o tempo passa. A narrativa é, portanto, centrada em um conflito vivido pelos personagens e estruturada em apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

Aqui, os personagens são elementos de destaque na construção do texto e o texto narrativo deve contar com um ou mais personagens principais e antagonistas, que atuam no sentido contrário do protagonista, impedindo-o de atingir seu objetivo ao longo da narração.

Os personagens secundários também merecem atenção, exercendo papel importante na história. Os elementos que compõem o texto narrativo são: o foco narrativo – em primeira ou terceira pessoa -, os personagens, o narrador – que pode ser personagem ou observador -, o tempo – psicológico ou cronológico – e o espaço no qual a história se desenvolve.

Textos dissertativos

O texto dissertativo é o modelo cobrado pela maioria dos processos seletivos, incluindo o ENEM. Portanto, merece atenção do estudante com relação às suas características e especificidades.

A dissertação costuma ser requerida pelos vestibulares por exigir do aluno a análise crítica e o posicionamento diante de um tema proposto. Esta deve ser apresentada seguindo a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Os textos dissertativos são escritos em terceira pessoa, com linguagem formal e direta – ou seja, as palavras devem ser utilizadas em sentido literal, evitando gírias e expressões de sentido figurado. Os períodos devem ser claros e objetivos, com pontuação adequada. Quanto mais longos os períodos, maiores as chances de erros e confusão.

É importante estar atento também à divisão dos parágrafos, garantindo uma introdução adequada, um desenvolvimento bem argumentado e uma boa conclusão.

Textos descritivos

A descrição pode ser caracterizada como um modelo de texto no qual um observador organiza os elementos de forma a apresenta-los e torna-los conhecidos de um interlocutor. O texto descritivo consiste, portanto, em uma percepção sensorial, podendo ser representada pelos cinco sentidos, e em um relato de impressões com riqueza de detalhes, de forma que o leitor seja capaz de criar uma imagem do objeto ou situação descrita. A descrição pode ser objetiva, relatando de forma precisa as características de um objeto, isentando-se de comentários pessoais, ou subjetiva, permitindo a expressão de sentimentos e expressões, garantindo um toque pessoal.

Textos injuntivos

Os textos injuntivos têm como objetivo instruir o leitor com relação a um processo, orientando-o acerca de como deve se comportar. Consistem em materiais escritos como manuais de instrução, bulas de remédio ou receitas e devem apresentar linguagem clara e dizeres focados na apresentação de um objetivo específico. A comunicação se presta aqui a uma finalidade e a forma de apresenta-la ao leitor é fundamental ao seu entendimento.

Você já conhecia estes diferentes tipos de texto? Como vem praticando cada um deles? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários! Aproveite e veja saiba como fazer uma redação e tirar uma boa nota no Enem.

Compartilhar
Categoria: Ajuda nos estudos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.