Universidade Lasalle Lucas Do Rio Verde Universidade Lasalle Lucas Do Rio Verde

Qual é o perfil do estudante da área de saúde?

Não é novidade que o perfil do estudante da área de saúde é uma pessoa que gosta de estudar e, acima de tudo, cuidar dos outros. Um dom, com certeza. Além do que, precisa ser alguém que se comprometa diariamente com a qualidade de vida e o bem estar.

Mas quando falamos de se preocupar com o próximo, não falamos superficialmente. Segundo especialistas, o perfil do estudante da área de sáude costuma ser um tanto reservado. Para atuar com saúde, é indispensável ter uma dose de visão estratégica para saber tomar as decisões certas sob pressão, afinal, há de se ter em mente que qualquer problema pode evoluir com tamanha rapidez que a pessoa precisa estar sempre alerta!

É necessário ter algum tipo de perfil específico para ser médico?
O conhecimento e também a devoção pela area escolhida, seja Medicina, Enfermagem ou qualquer outra, é de suma importância. A pessoa deve se envolver de corpo e alma com a vida alheia e saber que precisa estar sempre atualizada com as inovações e tecnologias que estão em constante desenvolvimento.

Então, se você pensa que é necessário ter uma qualidade específica para ser um belo candidato à Medicina, por exemplo, engana-se!

Quais áreas me especializar?
Há aqueles alunos que irão se especializar em áreas que vão exigir mais de sua presença com os pacientes, como por exemplo, os clínicos ou psiquiatras. Outras já nem tanto, como é o caso da área administrativa hospitalar ou simplesmente diagnóstica.

Para quem escolhe atuar na área da saúde, porém, nos consultórios, como é o caso dos médicos de todas as especialidades, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, entre outros, o estudo dos indivíduos, por observação ou experiência, com a intenção de promover mudanças, é o que de fato se aprende e se faz no dia-a-dia.

No caso da Psicologia, a área clínica é uma das mais procuradas para trabalhar pelos psicólogos recém formados.

Quais os cursos da área da saúde?
Educação Física
A pessoa pode trabalhar com grupos em escolas, clubes e academias de ginástica, ou prestar atendimento individual, como personal trainer.

Enfermagem
O enfermeiro atua na proteção, promoção e recuperação da saúde e na prevenção de doenças.

Farmácia
É o estudo da composição e produção de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados.

Fonoaudiologia
Ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da leitura e da escrita.

Medicina
Estudo sobre a natureza e causa das doenças humanas, na busca incansável pela cura e prevenção. Área da saúde que exige bastante dedicação.

Nutrição
Investiga e controla a relação homem-alimento para preservar a saúde humana.

Odontologia
Está voltada para o estudo e o tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face.

Psicologia
Área de estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.

Quiropraxia
Trata e previne doenças dos sistemas nervoso, muscular e esquelético por meio de terapia manual, principalmente manipulação das articulações.

Fisioterapia
O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vícios de postura.

Terapia Ocupacional
São o estudo e o emprego de atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos e mentais e de desajustes emocionais e sociais.

A área de saúde também abrange as seguintes carreiras:

Esporte, Estética, Musicoterapia, Naturologia, Saúde Coletiva, Biomedicina, Gerontologia e Obstetrícia.

A área da saúde é promissora, afinal?
Sim, com toda certeza! E com o aumento significativo da população e da atual expectativa de vida, a demanda por profissões em áreas como estas só tem a crescer. Na cidade de São Paulo, para se ter uma ideia, a média de profissionais é superior a países europeus ricos: um médico para cada 239 habitantes.

E você, também tem interesse na área da saúde? Compartilhe conosco!

Categoria: Profissões