Por que a faculdade é importante para a sua carreira?

No decorrer de seus estudos no ensino médio, muitos alunos começam a se questionar acerca da importância da educação universitária. Afinal, eles estão apenas a alguns passos do ensino superior. Em grupos de amigos, é comum os estudantes fazerem perguntas como “por que a faculdade é importante?”, “que benefícios ela trará para a minha vida pessoal e profissional?” e “o que eu realmente vou ganhar estudando por mais alguns anos?”.

A resposta para todas elas é bem simples: porque o mercado de trabalho atual oferece mais oportunidades para as pessoas graduadas do que para aquelas que não receberam uma educação superior. Mas esta resposta pode não ser suficiente para sanar a questão. Por isso, resolvemos listar nesse post algumas razões pelas quais a faculdade é tão importante para a carreira de qualquer estudante que esteja saindo do ensino médio. Não deixe de conferi-las:
Auxilia na conquista de um bom emprego
Pessoas que cursam uma faculdade têm acesso a profissões que oferecem melhores salários e benefícios. Profissões ligadas à medicina, advocacia, engenharia e pedagogia, por exemplo, exigem um curso superior na área.
Proporciona uma maior tranquilidade na carreira
Para muitos, a palavra “faculdade” é sinônimo de segurança. Isso porque é muito mais fácil para uma pessoa com diploma universitário encontrar um emprego e ser promovida no decorrer da sua carreira do que aquela que não o possui.
Oferece uma visão mais ampla do mercado
Na faculdade, o aluno adquire uma visão mais ampla tanto da sua área quanto do mercado. Com isso, ele pode elaborar melhores trabalhos e formar uma opinião mais sólida acerca dos temas ligados à sua profissão, o que pode destaca-lo em uma entrevista de emprego.
Enriquece o indivíduo culturalmente
A faculdade expõe o indivíduo a uma variedade de pessoas com origens, gostos e culturas diferentes. A convivência com elas por muitos anos o fará aceitar as diferenças de cada ser humano. E isto, sem dúvidas, será muito importante para a sua carreira.
Assegura uma maior estabilidade financeira
Uma pessoa que investe tempo e recursos cursando uma faculdade muito provavelmente irá ganhar melhores remunerações no futuro do que aquele indivíduo que não fez esse investimento. Com cursos de pós-graduação, ele pode ter remunerações ainda maiores.
Expande a mente do estudante
Como na faculdade o estudante irá obter novos conhecimento e habilidades, sua mente acabará sendo expandida. O amplo conhecimento que ele irá adquirir poderá melhorar o seu poder de racionar, de analisar, de se expressar e de tomar decisões importantes.
Possibilita a interação com mestres renomados
As faculdades geralmente oferecem aos seus alunos aulas e palestras ministradas por professores e especialistas em uma determinada área. Eles podem, inclusive, dar dicas de como se destacar no mercado. Esta maior interação não é possibilitada no ensino médio.
Estimula a aquisição de hábitos
Os estudantes universitários adquirem na faculdade hábitos que lhes serão úteis para o resto de suas vidas. Entre os principais, podemos citar o hábito de ler, estudar, se autodisciplinar e se relacionar de forma adequada com outros indivíduos.
Abre as portas para a felicidade
Uma boa faculdade abre as portas para qualquer pessoa. Quanto mais educação o indivíduo receber, mais oportunidades ele terá ao longo de sua carreira profissional. E isto, consequentemente, o levará ao sucesso e à felicidade.

Categoria: Profissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.