Pós-graduação em Biomedicina – Tudo que você precisa saber Pós-graduação em Biomedicina – Tudo que você precisa saber

Pós-graduação em Biomedicina – Tudo que você precisa saber

A pós-graduação se torna uma opção importante para profissionais que querem as melhores oportunidades no mercado de trabalho. No caso das áreas da saúde, os biomédicos buscam se especializar em um segmento específico, além das melhores oportunidades e salário.

No artigo de hoje, você vai conferir as áreas de especialização em Biomedicina e sua importância para a carreira desse profissional.

Áreas de pós-graduação em biomedicina

A biomedicina é um dos campos mais novos da área da saúde e o profissional nesta área tem diferentes áreas para atuação profissional. O profissional de biomedicina está capacitado para atuar na prevenção, diagnóstico, proteção e recuperação da saúde, além das pesquisas para identificar enfermidades e no desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas.

Na pós-graduação em biomedicina é possível encontrar diversas opções de cursos para atualização de conhecimentos específicos. É importante lembrar que o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) reconhece todas as áreas em que o biomédico pode atuar. Confira abaixo cada uma delas:

Pós-graduação Análises Clínicas


Neste curso o profissional estará capacitado para atuar nas áreas de análises clínicas com ênfase em procedimentos técnicos e interpretação laboratorial, com conhecimentos teóricos e a capacidade de interpretar e analisar os resultados de exames dos laboratórios clínicos.

Pós-graduação Anatomia e Patologia Associada


O curso é focado nas áreas de Anatomia e Patologia, tendo como diferencial o conhecimento sobre a terminologia anatômica, órgãos e sistemas, histologia e as doenças que atingem os órgãos. O estudante estará preparado para identificar e analisar exames de imagens, a anatomia humana e doenças de diversos tipos.

Pós-graduação Anatomia Funcional


A especialização em Anatomia Funcional faz um aprofundamento da terminologia anatômica e ênfase na área de anatomia e fisiologia, órgãos e tecidos do corpo humano. Oferecendo ao estudante informações sobre diversos órgãos e suas características, como também sua localização e responsabilidade de funcionamento no corpo humano.

Pós-graduação Banco de Sangue e Hematologia Clínica


O curso é voltado para profissionais que querem atuar tanto no diagnóstico laboratorial quanto no acompanhamento de patologias hematológicas e nas questões relacionadas aos bancos de sangue, sendo produção, sorologia, imuno-hematologia, testes pré e pós transfusionais e gestão de qualidade. O profissional estará totalmente capacitado para contribuir nos avanços clínicos da área.

Pós-graduação Biologia Molecular


A área de biologia molecular estuda a função de genes e as proteínas codificadas, incluindo a sequenciação do genoma, tecnologia de DNA recombinante e a determinação da estrutura macromolecular. A biologia molecular é aplicada em diversos diagnósticos de doenças genéticas e infecciosas, manipulação bacteriana, análise prognóstica, desenvolvimento biotecnológico, laboratórios, entre outros. A especialidade tem o aspecto inovador com tecnologias de ponta que estão sendo lançadas a todo momento.

Pós-graduação Biomedicina Estética


O biomédico neste curso estará habilitado a realizar procedimentos na área de estética facial e corporal, com uso de equipamentos e de produtos dermocosméticas. O profissional também é capacitado para realizar procedimentos não invasivos e invasivos não cirúrgicos, podendo prescrever substâncias e produtos para o uso de beleza e estética.

Pós-graduação Biotecnologia


A especialização em biotecnologia permite ao profissional interagir com diversos campos da ciência e na interface da ciência, sendo industrial ou econômico. O principal objetivo do curso é oferecer uma sólida formação científica e tecnológica, favorecendo no desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de medicamentos, alimentos industrializados, fertilizantes, tratamentos e preservações do meio ambiente.

Pós-graduação Citologia Clínica


O curso tem a prática da citologia ginecológica (exame de Papanicolau) como método de preventivo e de diagnóstico precoce das alterações celulares, comparando com os processos neoplásticos do câncer de colo uterino. O profissional estará capacitado para análise citológica de líquidos, sendo derrames, escarro, secreção de mama e urina.

Pós-graduação Citologia Oncótica


O curso tem o foco de formar profissionais com capacidade para atuar em laboratórios de citopatologia, citologia oncológica e anatomia patológica e realizar o processamento de exames morfológicos e moleculares com amostras citológicas.

Pós-graduação Cosmetologia Avançada


O curso de cosmetologia avançada capacita o profissional com objetivo de atuar em pesquisas e desenvolvimentos de produtos cosméticos, desde sua concepção até seu lançamento, atuando também na regulamentação sanitária e em planejar e acompanhar projetos da área de cosméticos.

Pós-graduação Doenças Infecciosas e Parasitárias


O objetivo do curso é de ampliar a compressão do aluno sobre agentes etiológicos de doenças infecciosas, visando a criação e técnicas de diagnósticos parasitológicas, imunológicas e moleculares. Com foco de conhecer a dinâmica de transmissão e contribuir para implementação de medidas de controle.

Pós-graduação Engenharia de Bioprocessos


A engenharia de bioprocessos tem a função de adequar a linguagem escrita para a linguagem científica, com regras e normas especificas, conhecendo todos os componentes celulares individuais, de entender o conjunto na organização do ambiente celular e a execução dos processos que mantêm a vida, além de entender como a engenharia de bioprocessos pode ser utilizada nos processos de conservação e recuperação do meio ambiente e na busca por fontes alternativas de energia, entre muitas outras.

Pós-graduação Engenharia Genética


A engenharia genética estuda as propriedades físicas e químicas das biomoléculas, seus níveis de organização e suas interações metabólicas no organismo, com o foco de possibilitar a compreensão de suas funções fisiológicas em bases moleculares e energéticas.

Pós-graduação Fisiologia Humana Aplicada às Ciências da Saúde


A fisiologia humana aborda os sistemas funcionais do corpo humano desde a fisiologia da célula até as diferenças entre gêneros, proporcionando uma abordagem integrada dos processos fisiológicos desde o desenvolvimento humano até o envelhecimento.

Pós-graduação Fisiopatologia Humana


O curso tem a função de aprofundar os conhecimentos sobre a fisiopatologia humana a partir de diversas concepções de como surge e se desenvolve a doença, desde os níveis elementares da célula até às alterações dos órgãos e sistemas com total autonomia intelectual.

Pós-graduação Hematologia Básica e Clínica


O curso tem por objetivo capacitar profissionais para a realização dos ensaios laboratoriais envolvidos no monitoramento ou tratamento de doenças onco hematológicas, considerando os avanços científicos.

Pós-graduação Hemoterapia e Terapia Celular


O profissional irá estudar o ciclo produtivo do sangue, envolvendo também procedimentos terapêuticos. Serão estudados os processos de testes sorológicos inerentes aos processos transfusionais e no processamento e transfusão das células progenitoras e os procedimentos de criopreservação e terapias relacionadas aos transplantes.

Pós-graduação Imaginologia


O curso de Imaginologia tem como objetivo explorar a descrição e análise dos processos de diagnóstico por imagem. O profissional fornecerá elementos para a avaliação da qualidade das imagens, visando uma interpretação do médico radiologista.

Pós-graduação Imunologia Clínica


O curso tem como objetivo estudar a relevância da participação do sistema imunitário na patogenia de várias enfermidades, contribuindo para a formação dos biomédicos e qualificando em imunologia clínica.

Pós-graduação Interpretação de Exames Laboratoriais para Profissionais da Saúde


A função do curso é de aprofundar os conhecimentos sobre análises laboratoriais a partir de diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas para a interpretação de exames.

Pós-graduação Microbiologia Avançada


O curso amplia a compreensão de concepções de análises clínicas em microbiologia, refletindo sobre as respectivas implicações para o exercício laboratorial-hospitalar e analisando a microbiologia básica.

Pós-graduação Microbiologia Básica e Clínica


O estudante irá estudar os diversos micro-organismos e os sítios anatômicos com os quais se relacionam, dominando as principais metodologias utilizadas nos laboratórios de microbiologia, aprendendo também os mecanismos de resistência microbiana mais comuns e os instrumentos de investigação fenotípica e genotípica empregada durante a ocorrência de surtos nosocomiais e comunitários.

Pós-graduação Nutrigenômica e Nutrigenética na Prática Clínica


Neste curso o estudante irá ter o objetivo de conhecimento em definir a importância da dieta na carcinogênese e para manutenção da estabilidade do DNA, relacionando entre dieta, genoma e obesidade. Irá também definir ferramentas de nutrigenética e nutrigenômica para personalização de dieta.

Pós-graduação Oncologia e Hematologia


A Pós-graduação em Oncologia e Hematologia exige o envolvimento do profissional em todas as dimensões para prevenção, diagnóstico e tratamento. O estudante terá a oportunidade de conhecer, aprofundar e debater seus conhecimentos em Oncologia e sua importância no cenário atual.

Pós-graduação Ressonância Magnética


O curso de ressonância magnética tem como objetivo atualizar e aprofundar conhecimentos no ramo da ciência e à técnica dos procedimentos utilizados na área. O curso dá a oportunidade de o profissional desenvolver a competência nos métodos de imagem em Ressonância Magnética (RM) e Tomografia Computadorizada (TC), facilitando a atuação em equipes multidisciplinares.

Pós-graduação Tomografia Computadorizada


Neste curso as técnicas aplicadas são de aquisição e processamento de imagens digitais nas modalidades de Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM). O profissional irá aprender a fazer o uso desses equipamentos com eficiência e de forma otimizada, focado em soluções assertivas principalmente para redução de doses de radiação nos pacientes.

Pós-graduação Toxicologia Geral


O curso tem a função de capacitar os profissionais para reconhecer situações de risco toxicológico, estabelecer diagnósticos e possíveis prognósticos e promover ações preventivas de forma técnica e educacional. O campo de atuação é pluridisciplinar e multiprofissional, com conhecimentos de diversas áreas e atividades.

Pós-graduação Urinálise e Parasitologia Clínica


O curso possibilita o profissional atuar em todas as áreas do laboratório clínico, sendo em instituições públicas ou privadas. Estando apto para atuar em pesquisas e desenvolvimentos de novas tecnologias, capacitando de instrumentalizar e diferenciar o profissional da saúde e gestores, fornecendo conhecimentos para que possa exercer competência e as funções da área de análises clínicas e toxicológicas.

Pós-graduação Zoonoses e Saúde Pública


Neste curso o profissional estará capacitado para identificar e diagnosticar a profilaxia de doenças zoonóticas ou antropozoonóticas de prevalência, desenvolvendo pesquisas e fornecendo conhecimentos para a vigilância e controle de doenças zoonóticas de acordo com as diretrizes do SUS.

Pós-graduação presencial ou a distância?

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escolher entre uma pós presencial e a modalidade EAD. Para te ajudar, confira nosso conteúdo de curso EAD ou presencial e, além disso, listamos algumas vantagens e desvantagens de cada modalidade:

Presencial

A pós-graduação presencial segue os formatos tradicionais de ensino, nos quais as aulas acontecem dentro da universidade, com períodos e horários pré-definidos.

Vantagens

  • Rotina programada e horários fixos, que contribui para a organização, disciplina e melhor aproveitamento do curso;
  • Alunos que enfrentam dificuldades com alguma disciplina contam com o apoio dos colegas e professores para sanar dúvidas e assimilar melhor o conteúdo;
  • Redução de possíveis distrações, uma vez que não há a possibilidade de interromper a aula e voltar a assistir do mesmo ponto depois;
  • Contato com o ambiente acadêmico, proporcionando ao aluno todas as sensações da faculdade, como novas amizades, contato com os professores e até mesmo relacionamentos profissionais.

Desvantagens

  • Nem sempre a disponibilidade da instituição de ensino ou do curso desejado será a que o estudante procura;
  • Existe o risco de o curso ser cancelado ou por falta de alunos, ou por doença do professor;
  • Em casos de falta, nem sempre é possível repor a aula e aprender os conteúdos apresentados na ausência.

A distância

O EAD é uma modalidade que está crescendo no Brasil, uma vez que não possui a necessidade de deslocamentos diários e o estudante pode conciliar os estudos com atividades do dia a dia, como a rotina de trabalho, por exemplo.

Vantagens

  • Mais autonomia nos horários de estudo, o que facilita o ingresso de estudantes que já estão no mercado de trabalho e precisam de horários flexíveis;
  • O aluno de um curso a distância tem mais autonomia para estudar, ou seja, ele não precisa acompanhar toda a turma, mas, sim, criar o seu próprio ritmo de estudo;
  • Os custos são menores não só pelo valor da mensalidade, mas também pelas despesas do dia a dia que são evitadas, como transporte, material didático e alimentação fora de casa;
  • Oportunidade de vivenciar uma experiência inovadora e que garante um aprendizado dinâmico e interativo por meio das plataformas on-line de educação.

Desvantagens

  • Pouca ou nenhuma interação presencial com professores e alunos;
  • Nem todos os cursos oferecidos pela universidade estão disponíveis on-line;
  • Autodisciplina e responsabilidade redobradas por parte do aluno.

Não existe formato ideal de aprendizado! A escolha certa depende do perfil e das necessidades de cada estudante. Vale ressaltar que o diploma de um curso EAD é igual aos dos cursos presenciais e tem a mesma validade para o mercado de trabalho.

Onde fazer a pós-graduação em biomedicina?

Universidades Públicas

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Universidades Privadas

  • Universidade Paulista (UNIP);
  • Universidade de Franca (UNIFRAN);
  • Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE);
  • Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR);
  • Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Quais os benefícios de fazer uma pós-graduação?

Não é à toa quando dizem que quanto mais conhecimento de mercado, mais valorizado é o seu currículo. A pós-graduação na engenharia, assim como em outros setores, traz muitos benefícios para a carreira, como a evolução intelectual e, consequentemente, o avanço de cargo.

Mas, além disso, ser pós-graduado em uma área da engenharia pode trazer conhecimentos técnicos que fazem total diferença na elaboração de um projeto, o que pode fazer com que o profissional desempenhe com muito mais eficiência a sua função.

Quer saber mais sobre os benefícios de uma pós? Então acesse nosso guia completo para fazer pós-graduação!

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.