Pós-graduação em Enfermagem – Tudo que você precisa saber Pós-graduação em Enfermagem – Tudo que você precisa saber

Pós-graduação em Enfermagem – Tudo que você precisa saber

O curso de enfermagem é um dos mais procurados para quem quer atuar na área da saúde, mas não pensa em prestar medicina. E para aqueles que querem aumentar o currículo e se especializar ainda mais na carreira, a opção é fazer uma pós-graduação. Vamos te contar tudo sobre essa opção. Siga a leitura!

Como funciona a pós-graduação em enfermagem?

Assim como nas demais carreiras da área da saúde, a pós-graduação em enfermagem é essencial para buscar a qualificação profissional e ter mais oportunidades no mercado de trabalho. Algumas universidades oferecem o curso presencial ou a distância.

Como o setor é amplo e há muitas opções de especialização, nem sempre é fácil escolher uma, não é mesmo?

Vamos te ajudar com isso…

Apresentaremos alguns cursos de pós-graduação em enfermagem, abordando brevemente a atuação do profissional especializado na área. Continue a leitura!

  • Pós-graduação em Enfermagem Dermatológica

O curso capacita os enfermeiros na prevenção, planejamento e assistência aos pacientes que passam por procedimentos dermatológicos estéticos ou cirúrgicos. Assim, os locais de atuação são em empresas de home-care, hospitais, consultório de enfermagem, unidades de queimados e laboratórios.

A demanda por esses especialistas tem aumentado consideravelmente. Atualmente, a população está mais preocupada com a estética e tem procurado mais cosméticos e procedimentos que melhorem a saúde da pele.

  • Pós-graduação em Enfermagem em centro cirúrgico

Os enfermeiros possuem tarefas específicas dentro do centro cirúrgico. A sua principal função é prestar assistência ao paciente, mas também podem realizar atividades administrativas que contribuem para que o setor funcione de forma eficaz. Também são responsáveis por garantir o uso correto de todos os equipamentos e instrumentais e atuam no pré e pós-operatório.

  • Pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva e Alta Complexidade

O profissional irá aprender cuidados com pacientes em estado crítico e, por isso, possui uma formação focada na teoria e na prática do cuidado a pessoas nesse perfil, com preparação em situações de alta complexidade em UTIs e CTIs (Unidades e Centros de Terapia Intensiva).

Em geral, nesse curso, são utilizadas estratégias de aulas em laboratório, discussão de casos clínicos e simulações, com foco na prática. As matérias que abrangem a grade curricular são: Avaliação Clínica de Enfermagem Aplicada ao Paciente na Terapia Intensiva, Assistência de Enfermagem em Cuidados Intensivos I, Assistência de Enfermagem em Cuidados Intensivos II, Gestão e Bioética.

  • Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho

O curso é voltado para quem tem interesse em se especializar em cuidados da saúde do trabalho e preservar o bem estar dos funcionários, o que inclui diversas atividades, como o ambiente laboral, o tipo de atividade realizada na empresa e os riscos que ela pode representar.

  • Pós-graduação em Enfermagem em Nefrologia

O objetivo é especializar enfermeiros para o atendimento a pacientes que realizam hemodiálise ou diálise, que fizeram transplante renal ou seguem tratamentos conservadores das doenças renais. Assim, o profissional pode atuar com responsabilidade técnica da equipe de enfermagem em serviços hospitalares e domiciliares.

  • Pós-graduação em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica

Essa especialização tem como objetivo capacitar o enfermeiro a atuar na prestação de assistência a mulheres gestantes, inclusive durante o parto.

  • Pós-graduação em Docência em Enfermagem

A docência é o exercício do magistério, ou seja, é o ato de ensinar. Contudo, para que o profissional esteja apto para atuar neste segmento ele deverá ter formação adequada para isso, ou então, possuir uma especialização direcionada para exercer a profissão.

Para os profissionais de enfermagem, este curso é uma excelente opção para uma grana extra, pois é voltada para aqueles que querem atuar na docência, ou seja, ministrando aulas no ensino médio, técnico e superior para alunos que estudem enfermagem.

  • Pós-graduação em Enfermagem em Pediatria e Neonatal

O curso fornece aos participantes os conceitos e técnicas necessários para a sua atuação com bebês e crianças, apresentando as principais ocorrências clínicas e emergenciais relacionadas a este público. A função do profissional é promover e estimular a formação do vínculo entre recém-nascido e família e acompanhar o crescimento e desenvolvimento de neonatos.

  • Pós-graduação em Enfermagem em Urgência, Emergência e Trauma

O profissional que optar por este curso, estará habilitado para prestar atendimento inicial a pacientes críticos nas situações que envolvem risco de morte. Será o responsável em atuar de forma rápida e eficiente para contornar emergências cardiológicas, respiratórias, psiquiátricas e geriátricas, dentre outras intercorrências.

  • Pós-graduação em Cardiologia para Enfermeiros

É a especialização da enfermagem que cuida, diretamente, do coração e do sangue. O foco é na preparação de pacientes clínicos e cirúrgicos para procedimentos em hospitais ou clínicas, como transfusão de sangue e cirurgias cardíacas.

Além disso, essa especialização confere também ao profissional conhecimentos específicos em técnicas cardiológicas intervencionistas, para cirurgias cardíacas e o cuidado de pacientes portadores de doenças cardiovasculares.

  • Pós-graduação em Enfermagem Forense

O enfermeiro deve ter conhecimento sobre os sistemas legais, recolhimento de provas e como funciona o sistema judiciário brasileiro, pois será o responsável por prestar assistência especializada a vítimas dos mais variados tipos de violência.

Os profissionais especializados em enfermagem forense, devem estar preparados para lidar com os traumas físicos, psicológicos e sociais de cada caso ou desastre em massa.

  • Pós-graduação em Auditoria em Enfermagem

Ao fim do curso, o profissional poderá atuar em auditorias de serviços de enfermagem. Por meio de uma formação reflexiva, crítica e criativa, conhecerá as atividades relacionadas às organizações de saúde, com uma visão global de auditoria e o entendimento conceitual e operacional das diversas atividades de uma organização de saúde, baseando-se em aspectos teóricos e em ferramentas necessárias para uma atuação de qualidade.

  • Pós-graduação em Enfermagem Oncológica

O curso aplica formas de assistência e abordagem de pacientes com câncer, na prevenção e em diferentes modalidades de tratamento baseando-se em aspectos teóricos e em ferramentas necessárias para uma atuação segura e de qualidade.

  • Pós-graduação em Enfermagem em Neurocirurgia

O objetivo do curso é formar enfermeiros especialistas em neurologia e neurocirurgia, com foco em pacientes que sofram com doenças neurogênicas, neurológicas, na prevenção das mesmas e na melhor assistência ao paciente cirúrgico neurológico.

  • Pós-graduação em Enfermagem Estética

É a oportunidade de o enfermeiro adquirir conhecimentos na área de estética. Neste curso, se estudará a atuação em procedimentos estéticos faciais e corporais tradicionais, injetáveis e não-injetáveis. Após a formação, poderá atuar em clínicas de estéticas ou em serviços home-care, realizando procedimentos como eletroterapia facial e corporal, micro pigmentação básica, paramédica e despigmentação.

  • Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Pública

O curso forma profissionais capazes de formular e controlar estratégias de prevenção da saúde, com foco nas práticas públicas e no auxílio ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o especialista promove ações de saúde para a população de determinada localidade, com o objetivo de fortalecer à atenção básica e melhorar as condições de saúde e vida.

Pós-graduação presencial ou a distância?

Essa é uma dúvida comum na hora de iniciar um novo curso. Para te ajudar, confira nosso conteúdo de curso ead ou presencial.

Curso presencial

A pós-graduação presencial segue os formatos clássicos de ensino, onde as aulas acontecem dentro do espaço físico da universidade, com datas e horários pré-definidos. Vamos conhecer as vantagens e desvantagens dessa opção.

Vantagens

  • Rotina fixa: para muitos estudantes ter uma rotina programada e com horários fixos ajuda na organização, disciplina e melhor aproveitamento do curso.
  • Formação de grupos de estudos: para o aluno que enfrenta dificuldades com alguma disciplina, no curso presencial poderá contar com o apoio dos colegas e professores para sanar dúvidas e assimilar melhor o conteúdo.

  • Menos distrações: apesar das inúmeras distrações que uma sala de aula pode ter, elas podem ser reduzidas. Não há a possibilidade de interromper a aula e voltar a assistir do mesmo ponto depois. Então, o aluno precisa se dedicar e prestar atenção naquele momento para absorver o conteúdo.
  • Contato com o ambiente acadêmico: uma educação presencial permite que o aluno viva todas as sensações da faculdade. As amizades, contato com os professores, com funcionários, tudo isso enriquece e aumenta a bagagem cultural do aluno. Além de poder participar de projetos de extensão, de grupos de estudo, tudo isso enriquece e contribui para o conhecimento.

Desvantagens

  • Disponibilidade: quando uma data é boa para o aluno, o local não é. Nem sempre a disponibilidade da instituição de ensino será a que o estudante procura.
  • Risco de cancelamento: embora esse risco seja pequeno, sempre há a chance do curso ser cancelado ou por falta de alunos, ou por doença do professor.
  • Ficou doente, perdeu: em casos de falta, nem sempre é possível repor a aula e aprender os conteúdos apresentados naquele dia.

Curso a distância

O EAD está crescendo no Brasil. Sem a necessidade de deslocamentos diários, os estudantes dessa modalidade podem usar o tempo que sobra para aprender melhor, no seu próprio ritmo, e ainda conciliar a graduação com as atividades do dia a dia. Também separamos as vantagens e desvantagens dessa modalidade.

Vantagens

  • Maior autonomia quanto aos horários: principalmente nos casos de pós-graduação, em que a maioria já está no mercado de trabalho, poder se organizar melhor com os horários e o conteúdo de acordo com a disponibilidade, com certeza é uma vantagem.
  • Autonomia: além de poder estabelecer os seus horários, o aluno de um curso a distância também tem mais autonomia para estudar. Isso quer dizer que ele não precisa acompanhar toda a turma como normalmente acontece em uma sala de aula tradicional, e sim criar o seu próprio ritmo de estudo.
  • Custos menores: os custos são menores não só pelo valor da mensalidade, mas também pelas despesas do dia a dia que são evitadas, como transporte, material didático e alimentação fora de casa.
  • Ensino dinâmico e interativo: o aluno tem a chance de vivenciar uma experiência inovadora e que garante um aprendizado dinâmico e interativo por meio das plataformas on-line de educação.

Desvantagens

  • Interação: no ensino a distância há pouca ou nenhuma interação presencial com professores e alunos.
  • Opções de cursos: nem todos os principais cursos e materiais estão disponíveis on-line.
  • Mais responsabilidade e comprometimento: para estudar de casa ou em qualquer outro ambiente que não seja acadêmico, é necessário ter autodisciplina e responsabilidade por parte do aluno.

O melhor formato de aprendizado, deve-se muito a sua personalidade e por isso, existem alguns fatores a serem considerados ao determinar qual tipo de curso é o ideal para você. Vale ressaltar que o diploma de um curso EAD é igual aos dos cursos presenciais e valem da mesma forma para o mercado de trabalho.

Onde fazer a pós-graduação em Enfermagem?

Listamos as melhores universidades para você. Confira!

TOP 5 universidades públicas

  1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  2. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  3. Universidade de São Paulo (USP)
  4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  5. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

TOP 5 universidades particulares

  1. Centro Universitário Christus — CE
  2. Universidade Paulista— SP
  3. Faculdades Integradas de Três Lagoas — MS
  4. Faculdade de Jaguariúna — SP
  5. Faculdade Educacional de Araucária — PR

Quais os benefícios de fazer uma pós-graduação?

Com o mercado de trabalho cada vez mais acirrado e aberto a diferentes oportunidades, é preciso se diferenciar para conseguir um espacinho. Se especializar e garantir mais conhecimentos na sua área com uma pós-graduação é uma excelente maneira para dar um up no currículo e garantir seu espaço.

Também preparamos um guia completo de pós-graduação que poderá te convencer a entrar nessa onda. Não deixe de dar uma lida!

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.