Pós-graduação em Marketing – Tudo que você precisa saber Pós-graduação em Marketing – Tudo que você precisa saber

Pós-graduação em Marketing – Tudo que você precisa saber

Agora o mercado de trabalho na área de marketing não se contenta apenas com um diploma de graduação, um bom portfólio e experiência prévia. Ele quer alcançar cada vez mais profissionais que estão sempre se reciclando e se atualizando sobre o assunto.

Para te ajudar a entrar nessa, listamos os principais cursos que te ajudarão a decolar nesse ramo. Se liga aí!

Como funciona a pós-graduação em marketing?

Fazer uma pós-graduação permite ao aluno ter uma capacitação completa para segmentar a própria carreira e atuar como especialistas, conquistar cargos públicos, gerenciar negócios e até empreender.

Basicamente, fazer uma pós exercita a análise e a aplicação de conceitos no dia a dia das empresas, aliando o conhecimento aprofundado nas principais competências de marketing a questões estratégicas para o negócio.

O curso de marketing está em constante mudança, com novas áreas e ferramentas surgindo, ganhando mais evidência. O mercado tem valorizado especializações em áreas como o social media e digital, já que são as duas atividades que vêm se transformando de forma rápida.

Áreas de pós-graduação em marketing

Pós-graduação em Marketing Digital

É um segmento focado na divulgação das marcas – e os respectivos serviços e produtos que elas oferecem – na internet. Durante o curso, o aluno terá uma imersão em conteúdos que tratam sobre o planejamento, a execução, o monitoramento e a mensuração das campanhas para a mídia virtual.

Também são estudados conceitos cada vez mais relevantes para os profissionais que atuam no digital, como por exemplo, a interface e usabilidade de plataformas de e-commerce e redes sociais, técnicas de SEO e comunicação integrada com publicidade na mídia on-line e off-line.

Pós-graduação em Marketing e Publicidade

A necessidade do mercado aponta para profissionais que tenham uma atuação balanceada entre os cursos de Marketing e de Publicidade, ampliando a percepção e as condições de trabalho em cada área. O objetivo deste curso é equilibrar as duas disciplinas, favorecendo o conhecimento global de cada uma delas, numa visão estratégica.

Pós-graduação em Comunicação e Marketing

O curso trabalha as práticas de planejamento na comunicação. O profissional será preparado para traçar estratégias de marketing usando a comunicação da empresa para trazer resultados.

Pós-graduação em Gestão de Marketing

O curso é focado na estruturação dos departamentos de marketing dentro das empresas e oferece conteúdos práticos para que os alunos se capacitem na tomada de decisões no meio corporativo. A ideia é apresentar ações que ajudem na expansão dos negócios, aumento de vendas, redução de reclamação de clientes e melhor distribuição do produto no mercado.

Pós-graduação em Marketing e Varejo

O foco é preparar o aluno com técnicas para aplicar os conceitos e estratégias de marketing para os negócios do varejo, analisando e interpretando pesquisas de mercado, tendências de inovações tecnológicas e mudanças no comportamento dos consumidores. Os profissionais especialistas em marketing de varejo são capazes de propor estratégias de negócio e de gestão de marketing, no contexto de lojas físicas e virtuais.

Pós-graduação em Gestão Administrativa

O objetivo é capacitar os profissionais para a moderna gestão administrativa e de marketing, proporcionando a formulação de conceitos e utilização de ferramentas para o processo de tomada de decisão gerencial na área mercadológica e administrativa, com uma visão estratégica dos negócios.

Pós-graduação em Comunicação Pública

Esse é um setor do marketing que tem estado cada vez mais em evidência nos últimos anos, especialmente pelo aumento de partidos políticos e figuras públicas que atuam no Governo. Quem opta por este curso tem o desejo de se especializar em comunicação de pessoas ou em órgãos do setor público com a imprensa. Durante o curso, os alunos estudam sobre gestão de marca e imagem, relações públicas, planejamento organizacional de mídia e muito mais.

Pós-graduação em Marketing e Redes Sociais

O curso é um pouco similar ao de Marketing Digital, porém a proposta é outra. Ele aborda o uso das principais redes de comunicação (Instagram, Facebook, Twitter etc) e as ferramentas que elas oferecem para interação com os clientes da marca. 

Isso ocorre porque esse contato diário permite o monitoramento e a análise de comportamento do consumidor, garantindo, assim, que as empresas estejam atentas ao que está em alta na mídia, possam promover campanhas publicitárias mais certeiras, renovar produtos e/ou serviços, estabelecer novas políticas de preços, pesquisar novas praças para comercialização e muito mais.

MBA em Gestão Estratégica do Comportamento do Consumidor

O curso oferece um conhecimento aprimorado dentro das áreas de Marketing, Gestão e Comportamento do Consumidor, capacitando o profissional para entender a estrutura de consumo no Brasil de modo a inseri-las nas estratégias de marketing das empresas.

Esse ramo é cada vez mais valorizado por institutos de pesquisa, agências de publicidade, investidores estrangeiros, associações comerciais, centros industriais e coligações do atacado e do varejo para definir os investimentos que serão feitos no mercado para os próximos meses ou anos.

MBA em Gestão de Eventos

Voltado para quem trabalha ou quer trabalhar com produção de eventos comerciais e corporativos. Cada vez mais as empresas investem nesses eventos para fortalecer a imagem da marca, melhorar o relacionamento com os consumidores e divulgar novidades para os parceiros comerciais.

Então, é importante que os profissionais responsáveis pela produção desses eventos tenham conhecimento gerencial e estratégico para planejar a divulgação, a montagem de estrutura física do espaço e todos os detalhes que são aprendidos no MBA.

Pós-graduação presencial ou a distância?

A grande diferença entre os métodos é o estudo por conta própria. Nos cursos presenciais, a grande vantagem é a presença do professor para tirar dúvidas e incentivar a melhoria de desempenho. Por causa disso, o aluno que opta por cursos à distância precisa ser disciplinado e persistente.

Sabemos que as pessoas ficam em dúvida na hora de escolher entre uma pós presencial ou na modalidade EAD. Para te ajudar, confira nosso conteúdo de curso ead ou presencial e, além disso, nós listamos algumas vantagens e desvantagens de cada modalidade.

Presencial

Os cursos EAD estão crescendo no Brasil. No entanto, cursar uma pós-graduação presencial pode ser mais vantajoso em questões de aprendizagem, pois todo o conteúdo do curso é exposto através de aulas presenciais em que os alunos e professores estão fisicamente no mesmo local e ao mesmo tempo.

Vantagens

  • O contato com colegas e professores é feito em todos os momentos do estudo. Isso permite que o aluno faça networking de forma eficiente, o que é muito importante para um curso de pós-graduação, onde a maioria dos alunos já estão inseridos no mercado de trabalho;
  • A estrutura física é melhor, pois as instituições de ensino investem em laboratórios, bibliotecas e outros espaços. O uso de laboratórios, por exemplo, irá fornecer uma experiência muito mais completa que o aprendizado apenas na teoria;
  • Facilidade na hora de tirar dúvidas, é possível tirá-la na mesma hora, já que o aluno estará lá com o professor por perto;
  • Redução de possíveis distrações, uma vez que não há a possibilidade de interromper a aula e voltar a assistir do mesmo ponto depois.

Desvantagens

  • O aluno precisa se deslocar até a faculdade. Fazer o trajeto de casa até o curso ou do trabalho até o curso pode ser uma atividade desafiadora e estressante.
  • Em casos de falta, nem sempre é possível repor a aula e aprender os conteúdos apresentados na ausência;
  • Por disponibilizar uma estrutura física, com salas de aula e material de estudo, o curso presencial geralmente é mais caro que o curso online.

A distância

O mundo está cada vez mais digital e as pessoas andam sem muito tempo, o que fez com que as opções de resolver inúmeras atividades on-line crescesse de forma significativa. A procura pelos cursos EAD entraram nessa onda também.

Vantagens

  • Opções de horários alternativos e mais autonomia nos estudos, o que facilita o ingresso de estudantes que já estão no mercado de trabalho e precisam de horários mais flexíveis;
  • Os custos são menores não só pelo valor da mensalidade, mas também pelas despesas do dia a dia que são evitadas, como transporte, material didático e alimentação fora de casa;
  • Não precisar se deslocar fisicamente é um grande diferencial, porque proporciona uma grande economia de tempo, o que libera a agenda diária para atividades extras;
  • A oportunidade de vivenciar uma experiência inovadora e que garante um aprendizado dinâmico e interativo por meio das plataformas on-line de educação.

Desvantagens

  • Muitas pessoas podem não se adaptar aos cursos online por ser uma atividade mais solitária, pois já pouca ou nenhuma interação presencial com professores e alunos;
  • Um dos maiores desafios do curso online é manter o foco e a disciplina até o final do curso;
  • Autodisciplina e responsabilidade redobrada por parte do aluno;

Não existe formato ideal de aprendizado! A escolha certa vai de acordo com cada perfil e necessidades do estudante. Vale ressaltar que o diploma de um curso EAD é igual aos dos cursos presenciais e valem da mesma forma para o mercado de trabalho.

Onde fazer a pós-graduação em marketing?

TOP 5 universidades públicas

  1. Universidade de São Paulo (USP);
  2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  4. Universidade Federal de Brasília (UNB);
  5. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

TOP 5 universidades particulares

  1. Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM);
  2. Universidade Presbiteriana Mackenzie;
  3. Universidade Estácio de Sá;
  4. UniBF (IBF) – Instituto Brasileiro de Formação;
  5. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

 

Quais os benefícios de fazer uma pós-graduação?

Fazer uma pós graduação é um investimento que vale a pena! Se especializar tornou um grande diferencial para quem procura se destacar no mercado de trabalho ou na área acadêmica. Quem investe nesta formação hoje, tem mais oportunidades no mercado de trabalho e está mais preparado para solucionar os problemas que a sociedade apresenta.

Preparamos um guia completo de pós-graduação que poderá te convencer a entrar nessa onda. Confira!

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.