Pós-graduação em Medicina – tudo que você precisa saber Pós-graduação em Medicina – tudo que você precisa saber

Pós-graduação em Medicina – tudo que você precisa saber

A área da medicina é complexa e repleta de especialidades relacionadas à profissão. Sem dúvida, o campo de atuação é imenso e muitas vezes o estudante pode ter dúvidas sobre qual caminho seguir. Quer saber mais sobre a pós-graduação em medicina e conhecer alguns dos segmentos mais promissores para atuar? Continue acompanhando este artigo!

Como funciona a pós-graduação em Medicina?

Assim como profissionais de outras áreas, uma pós-graduação pode ser decisiva na carreira de um médico, já que a formação permite expandir o conhecimento adquirido na universidade em um segmento específico da profissão. Além disso, a especialização pode trazer muitas oportunidades de trabalho e ganhos financeiros.

Áreas de pós-graduação em Medicina

Após o curso de graduação, que dura em média 6 anos, muitos estudantes optam pela pós-graduação – que, neste caso, se chama residência médica, e possibilita que o profissional se especialize em uma das áreas da carreira. Fizemos para você um levantamento de algumas possibilidades de especialização que são bastante procuradas no mercado. Saiba quais são elas abaixo:

Pós-graduação em Medicina do Trabalho


Essa especialização tem como foco a promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho e fora dele, assegurando que as necessidades individuais e coletivas dos colaboradores sejam cumpridas. Este profissional pode atuar em empresas, sindicatos e em órgãos públicos, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e nos Centro de Referência de Saúde dos Trabalhadores.

Pós-graduação em Medicina do Esporte


A especialização em Medicina do Esporte relaciona os conhecimentos ligados ao esporte e à prática de atividade física, como fisiologia e bioquímica do esporte, traumatologia, cardiologia esportiva, acompanhamento de grupos especiais, como idosos ou pessoas com deficiência, entre outros. Os profissionais poderão atuar em clínicas, centros de reabilitação, academias, estúdios e clubes de esporte.

Pós-graduação em Análises Clínicas


A pós-graduação em Análises Clínicas traz metodologias e técnicas de interpretação de exames laboratoriais nas áreas de hematologia, microbiologia, bioquímica, imunologia e parasitologia. Além disso, o profissional estará apto para atuar na elaboração e execução de laudos laboratoriais, sendo responsável técnico em laboratórios ou, ainda, como docente acadêmico.

Pós-graduação em Gerontologia


O envelhecimento da população é uma tendência mundial – as famílias cada vez menores e relativa melhoria na qualidade de vida dos idosos têm causado um importante aumento na expectativa de vida. Nesse sentido, cresce a cada ano a procura de profissionais dedicados ao cuidado de pessoas com mais de 60 anos, que estarão aptos para atuar de forma interdisciplinar em relação à saúde e qualidade de vida dessa faixa da população.

Pós-graduação em Medicina Legal


O curso tem o objetivo de oferecer subsídios técnicos científicos para capacitar médicos a atuarem em perícias cíveis, criminais, trabalhistas, previdenciárias, entre outras. Além disso, o profissional estará apto para a elaboração de laudos em processos administrativos e criminais.

Pós-graduação em Medicina Estética


A pós-graduação em Medicina Estética capacita o médico para tratar problemas estéticos no corpo e da face do paciente por meio de procedimentos não invasivos ou minimamente invasivos, tratando da autoestima e da qualidade de vida dos pacientes.

Pós-graduação em Obstetrícia


A pós-graduação em Obstetrícia forma profissionais responsáveis pela gravidez e seus aspectos patológicos e fisiológicos, pelo parto, pelo puerpério e pela saúde reprodutiva de forma integral, atuando para que mãe e bebê tenham um processo de nascimento saudável.

Pós-graduação em Saúde Coletiva


A pós-graduação em Saúde Coletiva forma profissionais habilitados para atuar na prestação de serviços na área de saúde coletiva, seja por meio da docência, pesquisa ou contato direto com a comunidade. Este especialista também será responsável por transmitir à população os conhecimentos científicos da área.

Pós-graduação em Dermatologia


A especialização em Dermatologia permite aos profissionais aperfeiçoar técnicas de diagnóstico e tratamento de doenças que atingem a pele. Além disso, os pós-graduados poderão atuar na realização de procedimentos estéticos, tanto no âmbito clínico quanto cirúrgico. Entre as áreas de atuação, destacam-se oncologia dermatológica, hansenologia, dermatologia pediátrica, entre outras.

Pós-graduação em Ressonância Magnética


Este curso prepara o profissional para atuar na área de diagnóstico por imagem via ressonância magnética de forma crítica, levando em conta os temas relativos à anatomia seccional, patologias e todas as técnicas de interpretação e análise de imagens.

Pós-graduação em Mamografia


O curso de pós-graduação em Mamografia tem o objetivo de formar profissionais aptos para o reconhecimento dos aspectos teóricos e metodológicos para a detecção do câncer de mama. Os pós-graduados deverão compreender e caracterizar elementos de variações anatômicas da mama ou lesões identificadas no exame, descrevendo incidências básicas, complementares e manobras e classificando lesões com relação ao grau de suspeição, elaborando laudos de mamografia.

Pós-graduação em Psiquiatria


A especialização em Psiquiatria busca o aperfeiçoamento técnico e teórico sobre o funcionamento cerebral e patologias psíquicas. Entre as linhas de pesquisa que o profissional pode seguir, destacam-se: Psiquiatria Clínica e Psicopatologia; Alcoolismo e Farmacodependências; Psiquiatria da Infância e Adolescência, Psicoterapia; Psiquiatria Geriátrica, entre outras.

Pós-graduação em Neurociência


A pós-graduação em Neurociência tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o funcionamento do sistema nervoso e suas patologias por meio de aprendizados teóricos e práticos. Com base multidisciplinar, o curso engloba áreas como biologia, psicologia, psiquiatria e outras disciplinas que possuem contato com a neurociência.

Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias


O curso capacita profissionais para atuarem na saúde pública com o objetivo de avaliar a dinâmica de transmissão de agentes infecciosos e investigar seus mecanismos patogenéticos, além de estarem aptos também para desenvolverem análises técnicas na identificação de agentes.

Pós-graduação em Fitoterapia Aplicada à Prática Clínica


Este curso tem o objetivo de capacitar os profissionais para a prescrição de plantas medicinais na rotina clínica, atualizando-os sobre a legislação relacionada à fitoterapia.

Pós-graduação presencial ou a distância

Está na dúvida sobre qual modalidade é mais adequada para você? Então confira agora as vantagens e desvantagens de cada uma delas!

Curso presencial

Seguindo o método tradicional de ensino, o curso presencial costuma ser o mais comum na área de Medicina. Veja agora as vantagens e desvantagens dessa modalidade:

Vantagens

– Rotina fixa: para muitos estudantes, ter uma rotina programada e com horários fixos ajuda na organização, na disciplina e no melhor aproveitamento do curso;

– Formação de grupos de estudos: para quem enfrenta dificuldades com alguma disciplina, no curso presencial é possível contar com o apoio dos colegas e dos professores para sanar dúvidas e assimilar melhor o conteúdo;

– Menos distrações: apesar das inúmeras distrações que uma sala de aula pode ter, elas podem ser reduzidas. Não há a possibilidade de interromper a aula e voltar a assistir do mesmo ponto depois. Então, o aluno precisa se dedicar e prestar atenção naquele momento para absorver o conteúdo;

– Contato com o ambiente acadêmico: uma educação presencial permite que o aluno viva todas as sensações da faculdade. As amizades, além do contato com professores e funcionários, enriquecem e aumentam a bagagem cultural do aluno. Além disso, ele pode participar de projetos de extensão e grupos de estudos, enriquecendo e contribuindo para a expansão do conhecimento.

Desvantagens

– Nem sempre a disponibilidade da instituição de ensino será a que o estudante procura;

– Risco de cancelamento: embora esse risco seja pequeno, sempre há a chance de o curso ser cancelado ou por falta de aluno ou pela impossibilidade de o professor estar presente.

– Em caso de falta, nem sempre é possível repor a aula e aprender os conteúdos apresentados naquele dia.

Curso a distância

Ainda que não seja muito comum, existem algumas pós-graduações na área médica que podem ser cursadas a distância. Também separamos as vantagens e desvantagens dessa modalidade.

Vantagens

– Maior autonomia quanto aos horários: principalmente nos casos de pós-graduação, em que a maioria já está no mercado de trabalho, poder se organizar melhor com os horários e o conteúdo conforme a disponibilidade, com certeza, é uma vantagem;

– Além de poder estabelecer os seus horários: o aluno de um curso a distância também tem mais autonomia para estudar. Isso quer dizer que ele não precisa acompanhar toda a turma como normalmente acontece em uma sala de aula tradicional, e, sim, criar o próprio ritmo de estudo;

– Custos menores: os custos são menores não só pelo valor da mensalidade, mas também pelas despesas do dia a dia que são evitadas, como transporte, material didático e alimentação fora de casa;

– Ensino dinâmico e interativo: o aluno tem a chance de vivenciar uma experiência inovadora e que garante um aprendizado dinâmico e interativo por meio das plataformas on-line de educação.

Desvantagens

– Interação: no ensino a distância, há pouca ou nenhuma interação presencial com professores e alunos;

– Opções de cursos: nem todos os principais cursos e materiais estão disponíveis online;

– Mais responsabilidade e comprometimento: para estudar de casa ou de qualquer outro ambiente que não seja o acadêmico, é necessário ter autodisciplina e responsabilidade por parte do aluno;

Porém, independentemente das vantagens e desvantagens de cada modalidade de ensino, o formato ideal é aquele que se adapta melhor às suas necessidades do momento e, claro, aquela que vá de encontro com a disponibilidade do curso na modalidade que você procura. Porém, vale ressaltar que o diploma de um curso EAD é igual aos dos cursos presenciais e têm a mesma validade para o mercado de trabalho.

Onde fazer a pós-graduação em Medicina?

Listamos algumas das melhores instituições de ensino para que você possa começar a sua pós-graduação. Confira!

Universidades públicas:

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  3. 3.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  4. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidades particulares:

  1. Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  2. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  4. Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)
  5. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM)

Quais os benefícios de fazer uma pós-graduação?

Cada vez mais o mercado exige que o profissional tenha diferenciais para sem destacar em sua profissão – especialmente em um mercado acirrado como o da Medicina. Por esse motivo, optar pela especialização aumenta muito as suas chances de se tornar referência na área atuação.

Quer saber mais sobre o universo da pós-graduação? Também preparamos um guia completo sobre esse assunto para você entender como funciona esse tipo de formação. Confira!

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.