Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Pós-graduação em Odontologia: tudo que você precisa saber Pós-graduação em Odontologia: tudo que você precisa saber

Pós-graduação em Odontologia: tudo que você precisa saber

A pós-graduação é o momento de direcionar os rumos da carreira, em que um aprendizado mais especializado ajuda o profissional a se encontrar no mercado de trabalho, no setor em que deseja atuar dentro da sua profissão. Para os profissionais da saúde, a pós-graduação em Odontologia é o momento para consolidar a profissão e expandir as possibilidades para quem formou-se dentista. Para profissionais de saúde formados em outras graduações, a pós-graduação em Odontologia pode ser uma entrada importante no setor bucal.

Mas o que seria de fato uma pós-graduação em Odontologia? O que é preciso saber? É o que vamos saber a seguir.

Tipos de pós-graduação em Odontologia

A pós-graduação é fundamental para se destacar em Odontologia, já que a área vive em constante atualização. Nos cursos, os profissionais, além de encontrarem uma especialização mais focada para sua carreira, podem fazer networking com colegas e professores, o que pode ajudar no mercado de trabalho. Uma pós-graduação também ajuda o profissional a ter destaque entre os clientes, a conquistar credibilidade e se tornar referência.

A pós-graduação em Odontologia, pode ser lato senso ou strictu senso. Cursos strictu sensu estão voltados ao mundo acadêmico, e podem ser mestrado ou doutorado. Já cursos lato sensu são aqueles com um viés mercadológico, especializações e MBA que vão preparar o profissional para atuar em campos específicos da Odontologia.

Veja também: Mercado de trabalho em Odontologia: conheça as principais áreas de atuação

Além disso, há duas modalidades para a pós-graduação: presencial e a distância.

Pós-graduação em Odontologia presencial

A pós-graduação em Odontologia presencial é a mais tradicional, em que para assistir às aulas, é necessário comparecer à instituição de ensino que está ofertando o curso. De modo geral, a modalidade presencial tem uma carga de estudos de 360 horas/aula, distribuídas em 4 horas/semanais.

A principal vantagem de realizar uma pós-graduação em Odontologia é a possibilidade maior de conexão com o curso, professores e colegas. Em uma especialização profissional, é um ponto muito importante quando pensamos na
importância de uma boa rede de contatos para o sucesso profissional. Além disso, é possível tirar dúvidas com mais facilidade e no momento em que a disciplina está sendo realizada.

Pós-graduação em Odontologia a distância

A pós-graduação em Odontologia EAD (a distância) oferece flexibilidade para quem, muitas vezes, não consegue participar de aulas presenciais, seja por conta das dificuldades de deslocamento até os cursos ou devido a questões de horário, compromissos de trabalho, entre outras questões.

Nos últimos anos, houve um aumento considerável de ofertas de cursos de pós-graduação em Odontologia EAD, que permitem um planejamento maior dos alunos e a possibilidade que realizem as aulas no seu próprio tempo.

Veja também: O que escolher: curso EAD ou presencial?

Quanto custa uma pós-graduação em Odontologia?

O valor de uma pós-graduação em Odontologia varia de acordo com a instituição. As mensalidades também podem oscilar dependendo da localização do curso, da modalidade (se é presencial ou a distância), e das condições de financiamento.

O ideal é verificar o valor da pós-graduação em Odontologia na universidade do seu interesse. E, vale ressaltar, que também é possível conseguir bolsas para realizar sua pós-graduação.

Principais cursos de pós-graduação em Odontologia

Há diversos cursos de pós-graduação em Odontologia, para tentar suprir um mercado em constante expansão. No Brasil, há 23 especializações reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

No ranking das especialidades mais populares entre os profissionais de Odontologia do CFO, quem ganha é a Ortodontia: a cada 100 especialistas, 22 têm especialização na área. Em último lugar está a Odontologia do Esporte.

Conheça, a seguir, os principais cursos de pós-graduação em Odontologia!

Pós-graduação em Ortodontia

A Ortodontia é a área responsável pela compreensão da arcada dentária. A especialização prepara o profissional a planejar o tratamento ortodôntico do paciente, a gerenciar a manutenção de aparelhos ortodônticos, a realizar o diagnóstico de possíveis irregularidades da arcada, a tratar e prevenir procedimentos, tais como:

  • Mordida cruzada anterior
  • Desvio de linha mediana
  • Mordida cruzada
  • Mordida aberta
  • Sobremordida
  • Apinhamento
  • Diastema

Pós-graduação em Odontologia Estética

Atualmente, a obsessão da sociedade pela beleza passou a valorizar especialidades da saúde que lidam com a estética. Na Odontologia, isso não é diferente.

A pós-graduação em Odontologia Estética prepara o profissional a trabalhar a aparência dos dentes de seus pacientes, além de supervisionar tratamentos que, muito mais do que a preocupação com a beleza, também trazem benefícios para a saúde bocal.

A pós-graduação em Odontologia Estética habilita o profissional a realizar restaurações dos dentes, clareamentos dentais, aplicar resinas, trabalhar com novas tecnologias e ajudar na reabilitação oral de pacientes, entre outros.

Pós-graduação em Periodontia

A pós-graduação em Periodontia é a quarta com maior número de profissionais, segundo o CFO. É uma especialidade que está em alta, inclusive com índices elevados de empregabilidade.

Profissionais de Odontologia especializados em Periodontia atuam no cuidado aos tecidos de suporte dos dentes, que dão toda sustentação à arcada dentária. Na pós-graduação, os profissionais são preparados sobre o atendimento clínico na região periodontal, inclusive para a realização de cirurgias em casos mais graves.

Reconstruções ósseas, implementação de implantes dentários e biomateriais com ferramentas comuns e com Odontologia digital são alguns dos procedimentos que a pós-graduação em Periodontia ensina aos profissionais.

Pós-graduação em Odontopediatria

A pós-graduação em Odontopediatria prepara os profissionais a acompanharem todo o processo de crescimento e formação dentária das crianças. É a especialidade para quem quer atuar com a saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes.

O profissional que escolhe a especialidade deve ter uma sensibilidade maior com o público infanto-juvenil, criando um ambiente acolhedor para os pacientes e entendendo que alguns procedimentos podem assustar crianças e adolescentes. Logo, o profissional precisa desenvolver paciência e capacidade de se comunicar de forma acolhedora e simples com seu público.

A pós-graduação em Odontopediatria também habilita o profissional a atender gestantes em seu estado pré-natal, para entender possíveis irregularidades na saúde dentária das futuras mães que possam comprometer o nascimento dos futuros bebês, além de oferecer dicas de prevenção e boa higiene para os cuidados futuros às crianças.

Pós-graduação em Radiologia Odontológica

Voltada principalmente para quem quer trabalhar com cirurgia, a Radiologia Odontológica está em constante mudança, principalmente graças aos avanços tecnológicos, que permitiram processos mais rápidos e exames mais precisos. Nesta pós-graduação, os profissionais estudam a fundo a anatomia dentária do paciente e aprendem a identificar patologias localizadas, principalmente, na região maxilo-mandibular.

Pós-graduação em Implantodontia

É a pós-graduação que prepara o profissional a trabalhar com próteses dentárias ou implantes. É outra área que está crescendo com a ascensão da estética, uma vez que está diretamente associada à aparência.

O profissional que escolhe a pós-graduação em Implantodontia vai aprender todas as etapas de criação, instalação e manutenção da prótese na arcada dentária de seus pacientes.

Como escolher uma pós-graduação em Odontologia?

Agora que você conhece as principais pós-graduações em Odontologia, como escolher a sua especialidade?

É necessário levar em conta diversos critérios para escolher a pós-graduação em Odontologia ideal. As expectativas pessoais precisam estar alinhadas com o que a instituição e a especialização escolhidas podem oferecer.

Em primeiro lugar, avalie seus objetivos profissionais. É a especialidade que você acredita que vai levar ao rumo da carreira que deseja? Você se imagina trabalhando com os processos que você vai aprender nesta especialidade no seu dia a dia? A afinidade é muito importante até mesmo para que você encontre energia para investir tempo e dinheiro na pós-graduação em Odontologia que deseja. Portanto, leve em consideração o interesse e a motivação para trabalhar na área de escolha, e não apenas a remuneração.

Identifique se todas as atividades presentes na especialização que pretende seguir de fato são confortáveis para você: o tempo de estudo na pós-graduação vai ser o suficiente para que você se sinta seguro ou com domínio dos processos? Além de gosto, é importante ter uma afinidade prática e que possa ser natural para sua trajetória de carreira. Além do conforto, escolher uma pós-graduação em Odontologia que ofereça mais facilidades de prática também aumentam as chances de que você possa se destacar como profissional e tenha uma carreira e um ganho salarial diferenciado.

Estude a instituição escolhida. Priorize aquela que esteja em sintonia com o mercado e ofereça atividades práticas. Afinal, você está escolhendo uma especialização para tomar um rumo sólido na carreira, e é importante saber se a instituição que vai oferecer a pós que deseja conta com laboratórios adequados, equipes adequadas e instrumentos modernos.

E, por último, dinheiro não é tudo, mas também é importante. Questione-se se a especialidade que você deseja já não está tão saturada de profissionais ou se não tem campo profissional ou demanda relevante. Avalie, também, se você não vai ter que se engajar em alguma mudança pessoal para atuar na área, como mudar de cidade ou de estado do país por exemplo.

A Odontologia já é um campo profissional disputado e é importante desenhar uma estratégia para fugir de especializações muito procuradas e que já não oferecem tanto retorno financeiro. Avalie, sempre, se o interesse em determinada pós-graduação em Odontologia não é apenas uma tendência do mercado do momento, que pode passar, ou se é mesmo um ganho que veio para ficar.

Após tomar a decisão, saiba que você pode financiar a sua pós-graduação em Odontologia com o Pravaler. Confira as universidades parceiras e faça uma simulação!

Botao Simule Financiamento 2

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter