Pós-graduação em Psicologia – Tudo que você precisa saber Pós-graduação em Psicologia – Tudo que você precisa saber

Pós-graduação em Psicologia – Tudo que você precisa saber

Se você concluiu o ensino superior e se identifica com o estudo do comportamento humano, a pós-graduação em psicologia é a alternativa ideal para você investir.

A especialização em áreas da psicologia pode trazer grandes benefícios para a carreira, como o desenvolvimento profissional e pessoal, o aumento da rede de contatos no mercado e a chance de conseguir salários e cargos mais altos. Além disso, o curso pode trazer uma visão mais ampla sobre o comportamento da sociedade e como isso pode impactar o mercado corporativo.

Neste artigo, vamos contar quais caminhos o estudante pode seguir se decidir por começar uma pós-graduação em psicologia. Acompanhe!

Como funciona a pós-graduação em psicologia?

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CRP), existem mais de 20 cursos de pós-graduação dentro desse setor, entre cursos da categoria lato sensu (especializações e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Dentre elas, as possibilidades de especialização estão, principalmente, na área hospitalar, clínica, empresarial, familiar, esportivo etc.

Mas saiba que não são só graduados em psicologia que podem seguir com uma pós no setor. Profissionais que atuam – direta ou indiretamente – com a sociedade também têm a chance de se aprofundar no tema para contribuir com o seu trabalho de diferentes áreas, como marketing e recursos humanos, por exemplo.

Áreas de pós-graduação em psicologia

Diante da variedade de especializações na área, é preciso entender qual a sua necessidade ou desejo de aprendizado na psicologia. Por esse motivo, listamos os principais cursos e explicamos o que cada um aborda na sua grade de estudos. Confira:

            Pós-graduação em Psicanálise

O curso é desenvolvido para a compreensão total do ser humano através de seu inconsciente. Com abordagem baseada na teoria de Freud – que interpreta as palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, a psicanálise é dedicada para tratar desequilíbrios psicológicos e psíquicos.

A pós-graduação nessa área costuma durar cerca de 10 meses e é direcionada, principalmente, para psicólogos e médicos com interesse no estudo da mente humana.

            Pós-graduação em Psicologia Organizacional

O curso visa desenvolver estratégias voltadas para o mundo corporativo. A psicologia organizacional busca aperfeiçoar os profissionais no que diz respeito à gestão de pessoas nas empresas, ou seja, promove ao estudo de ações para aumentar qualidade de vida de funcionários, através de treinamentos, gerenciamento de conflitos internos etc.

            Pós-graduação em Psicologia Social

A psicologia social forma nos profissionais – principalmente graduados em psicologia e sociologia – pensamentos críticos diante da sociedade, como pensam, se relacionam e influenciam. A pós-graduação nessa área estuda diferentes fatores incluídos na vivência social, como a cultura e o nível socioeconômico, por exemplo. Dessa forma, o aluno entende e se torna apto para representar e elaborar projetos sociais com mais exatidão ou até mesmo encontrar meios de se comunicar com um grupo.

            Pós-graduação em Psicologia Escolar

A psicologia escolar, ou psicologia educacional, tem como propósito estudar, analisar e intervir em processos de aprendizagem infantil, infanto-juvenil ou de adultos. O curso busca aprimorar profissionais para potencializar o sistema educacional do país, com análise curricular e de corpo docente, intervenção de clima, adaptação social etc.

            Pós-graduação em Psicologia Analítica

A psicologia analítica segue alguns princípios da psicanálise e pode interpretar um indivíduo em seu consciente ou inconsciente. Os profissionais que se especializarem na área estudam como fatores socioculturais e a vida em comunidade podem influenciar no desenvolvimento humano, no sentido do coletivo e isolado.

            Pós-graduação em Psicologia Comportamental

O curso de psicologia comportamental se aprofunda em questões do comportamento humano, ou seja, das ações e reações do indivíduo a partir de experiências vividas. Nessa área, os profissionais consideram que não existe dualidade entre a mente e o corpo, dessa forma, todas as emoções, ações, linguagem e pensamentos são consequências dos acontecimentos que envolveram o indivíduo e seu círculo de convivência.

            Pós-graduação em Psicologia Clínica

Uma das áreas mais tradicionais da psicologia, o setor clínico tem como objetivo aperfeiçoar profissionais da psicologia para o tratamento de quadros de pacientes com mal-estar psicológico, incentivando a intervenção e prevenção da saúde mental. Essa especialização contribui para que o psicólogo analise e diagnostique pessoas em evolução psíquica, proporcionando um alívio emocional e adaptação social.

            Pós-graduação em Psicologia Ambiental

A psicologia ambiental é uma das áreas mais recentes do segmento. Ela analisa o comportamento e interpretação do homem diante do ambiente em que vive, ou seja, promove o estudo das capacidades cognitivas e mobilizações sociais a partir da relação homem-ambiente.

            Pós-graduação em Psicologia Forense

Conhecida como forense, criminal ou judiciária, essa modalidade da psicologia utiliza de métodos e recursos científicos para traçar perfis em processos de investigação criminal, a fim de contribuir com resoluções de casos policiais.

            Pós-graduação em Neuropsicologia

O curso estuda o funcionamento cerebral com o intuito de ampliar os conhecimentos sobre distúrbios neurológicos. A partir de um aprofundamento na anatomia cerebral e a aplicação de procedimentos de diagnósticos, o profissional identifica disfunções ou lesões e desenvolve planos para reabilitação e pacientes de todas as faixas etárias.

            Pós-graduação em Neuropsicopedagogia

A área de neuropsicopedagogia desenvolve estudos sobre o sistema nervoso com o intuito de identificar, prevenir, diagnosticar e tratar distúrbios cerebrais que interfiram na educação e aprendizagem do indivíduo. Através de planos de estimulação, o profissional dessa área trabalha com a reabilitação dos mecanismos cerebrais e cognitivos.

             Pós-graduação em Psicologia Hospitalar

O curso prepara o profissional em psicologia para atuar em ambientes hospitalares, no momento de amparar e atender pacientes com os mais diversos quadros, além de acolher também seus familiares. A psicologia hospitalar trata de manter a saúde mental do indivíduo com alguma enfermidade em dia, visando garantir o bem-estar do paciente em um momento difícil de lidar.

            Pós-graduação em Psicoterapia Infantil

Essa área utiliza de técnicas da psicologia para ajudar crianças e adolescentes com dificuldades ou problemas psicológicos. Através de interações e ludoterapia, o profissional promove o bem-estar mental, a prevenção e a solução de conflitos entre os jovens.

            Pós-graduação em Psicologia do Esporte

A psicologia esportiva é dedicada a profissionais de educação física e outros cursos que atuam diretamente com o esporte e atividades físicas. O curso estuda métodos e práticas para contribuir com o bem-estar mental de atletas e, assim, melhorar seu desempenho e possibilitar o alto rendimento no esporte.

            Pós-graduação em Psicomotricidade

A psicomotricidade é uma terapia que entende a melhoria dos movimentos corporais como um método positivo para pacientes com quadros agressivos de lesões cerebrais, como paralisia e atraso de desenvolvimento. Nesse curso, o profissional aprende técnicas de movimentação que incentivam o trabalho cerebral e, em boa parte dos casos, melhoram as difusões existentes no indivíduo.

            Pós-graduação em Psicologia Pastoral

O curso é dedicado a pastores e líderes religiosos e estuda métodos da psicologia para analisar quadros e mecanismos mentais de pacientes, a fim de identificar problemas comportamentais e psicológicos, para aplicar tratamentos a partir da ideologia cristã.

Pós-graduação presencial ou a distância?

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escolher entre uma pós presencial ou na modalidade EAD. Para te ajudar, confira nosso conteúdo de curso ead ou presencial e, além disso, nós listamos algumas vantagens e desvantagens de cada modalidade:

Presencial

A pós-graduação presencial segue os formatos tradicionais de ensino, onde as aulas acontecem dentro da universidade, com períodos e horários pré-definidos.

Vantagens

  • Rotina programada e horários fixos, que contribui para a organização, disciplina e melhor aproveitamento do curso;
  • Alunos que enfrentam dificuldades com alguma disciplina contam com o apoio dos colegas e professores para sanar dúvidas e assimilar melhor o conteúdo;
  • Redução de possíveis distrações, uma vez que não há a possibilidade de interromper a aula e voltar a assistir do mesmo ponto depois;
  • Contato com o ambiente acadêmico, proporcionando ao aluno todas as sensações da faculdade, como novas amizades, contato com os professores e até mesmo relacionamentos profissionais.

Desvantagens

  • Nem sempre a disponibilidade da instituição de ensino ou do curso desejado será a que o estudante procura;
  • Existe o risco de o curso ser cancelado ou por falta de alunos, ou por doença do professor;
  • Em casos de falta, nem sempre é possível repor a aula e aprender os conteúdos apresentados na ausência.

A distância

O EAD é uma modalidade que está crescendo no Brasil, uma vez que não possui a necessidade de deslocamentos diários e o estudante pode conciliar os estudos com atividades do dia a dia, como a rotina de trabalho, por exemplo.

Vantagens

  • Mais autonomia nos horários de estudo, o que facilita o ingresso de estudantes que já estão no mercado de trabalho e precisam de horários flexíveis;
  • O aluno de um curso a distância tem mais autonomia para estudar, ou seja, ele não precisa acompanhar toda a turma, mas sim criar o seu próprio ritmo de estudo;
  • Os custos são menores não só pelo valor da mensalidade, mas também pelas despesas do dia a dia que são evitadas, como transporte, material didático e alimentação fora de casa;
  • A oportunidade de vivenciar uma experiência inovadora e que garante um aprendizado dinâmico e interativo por meio das plataformas on-line de educação.

Desvantagens

  • Pouca ou nenhuma interação presencial com professores e alunos;
  • Nem todos os cursos oferecidos pela universidade estão disponíveis on-line;
  • Autodisciplina e responsabilidade redobrada por parte do aluno;

Não existe formato ideal de aprendizado! A escolha certa deve-se ao perfil e necessidades do estudante. Vale ressaltar que o diploma de um curso EAD é igual aos dos cursos presenciais e valem da mesma forma para o mercado de trabalho.

Onde fazer a pós-graduação em psicologia?

            TOP 5 Universidades Públicas

  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
  • Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA);
  • Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF);
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA);
  • Universidade Federal Fluminense (UFF).

            Universidade Privada

  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS);
  • Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE);
  • Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS);
  • Universidade Paulista (UNIP);
  • Universidade Estácio de Sá.

Quais os benefícios de fazer uma pós-graduação?

Além de absorver conteúdos que, com certeza, agregarão na carreira, fazer um curso de pós-graduação pode ser um artifício para conquistar posições de lideranças e, consequentemente, remunerações mais altas. Se especializar faz com que o seu currículo se destaque no mercado e garanta uma boa vantagem no mercado.

Se você ainda tem dúvidas sobre os reais benefícios de uma pós, no nosso guia completo de pós-graduação, você pode conferir tudo sobre a modalidade de ensino!

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.