Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

PRAVALER é matéria no Zero Hora – 30/07/2015

Universidades oferecem alternativas ao Fies

Financiamento universitário: conheça 3 alternativas ao FIES

Quando terminamos o ensino básico somos tomados por uma sensação muito gostosa de dever cumprido. Afinal, foram pelo menos 12 longos anos de escola que resultaram em muito aprendizado e, não podemos deixar de dizer, num diploma.

Ao mesmo tempo, esse sentimento vem acompanhado da dúvida sobre o que fazer a seguir.

Se você busca um bom nível financeiro ou uma carreira promissora, na qual você possa se sentir não apenas útil e produtivo, mas também realizado, é bem provável que o próximo passo seja o ingresso em uma instituição de ensino superior.

Fazer uma faculdade vai abrir oportunidades, além de proporcionar várias ferramentas e experiências que serão fundamentais para seu crescimento profissional e pessoal.

Ainda assim, como entrar no ensino superior?

De um lado, os vestibulares das instituições públicas são bastante concorridos e exigem muito tempo de preparação. E nem sempre há uma Universidade pública perto de casa.

De outro, as mensalidades das universidades particulares podem não caber no orçamento de sua família.

Talvez você não saiba, mas é possível estudar em uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular mesmo que, a priori, você e a sua família não possam arcar com as mensalidades do curso desejado.

Caso não seja possível negociar uma bolsa parcial com a faculdade, você ainda pode recorrer ao crédito estudantil.

No post de hoje, vamos falar sobre como o financiamento universitário pode ajudá-lo a atravessar essa etapa tão importante da formação profissional — que é o curso de graduação — e tudo o que você precisa saber para não deixar essa oportunidade passar. Confira!
As vantagens de cursar uma universidade particular

Se você já está convencido da necessidade de cursar uma faculdade e já encontrou um curso com o qual você se identifica, resta, então, escolher a instituição na qual você vai estudar.

De acordo com dados do Mapa do Ensino Superior de 2015, a quantidade de instituições de ensino superior no Brasil mais do que dobrou de 2000 a 2013. Em 2013 já eram quase 2.400 IES com quase 6 milhões de alunos matriculados em cursos presenciais no ano anterior.

Isso significa um grande aumento não só no número de vagas, mas também no número de possibilidades para a sua formação.

Dessa forma, mesmo que você não more em um grande centro urbano, é bem provável que o curso dos seus sonhos seja oferecido em uma faculdade perto de você.

Esse crescimento sensível no ensino superior é, em grande parte, mérito da expansão das instituições privadas no mercado. Essas faculdades e universidades apresentam grandes vantagens em relação às públicas, porque com elas você:

  • poupa tempo;
  • garante o conforto;
  • e se prepara melhor para o mercado.

Vamos explicar cada um desses pontos, Leia a matéria na integra:

Fonte: Zero Hora

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: Na mídia
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter