Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Pravaler lança produto de financiamento estudantil sem fiador Pravaler lança produto de financiamento estudantil sem fiador

Pravaler lança produto de financiamento estudantil sem fiador

Proposta visa incluir mais pessoas no ensino superior, isentando o aluno de fiador no primeiro semestre do curso.

São Paulo, 22 de janeiro de 2021 – O Pravaler, maior fintech do país em soluções financeiras para educação, está com novo produto que ajudará o aluno a começar 2021 com o pé no ensino superior. A opção sem fiador, lançada pela fintech em caráter experimental, simplifica etapas burocráticas do processo inicial de contratação do financiamento, além de isentar o aluno no primeiro semestre da graduação de indicar um garantidor. Essa última, inclusive, é a principal vantagem do novo produto, que visa encorajar os alunos no ingresso ao ensino superior, dando mais tempo para que o aluno encontre um fiador e indique no 2º semestre no momento da renovação do financiamento, principalmente diante do atual momento de crise, influenciado pela pandemia e pela crise econômica. A modalidade sem fiador não muda nada em relação ao valor das mensalidades ou ao valor do financiamento. Segundo levantamento da fintech, 27% das simulações de contratação de financiamento na plataforma da empresa não são concluídas por falta de garantidor.

“Identificamos que a obrigatoriedade de um fiador logo no processo inicial de simulação do financiamento já era uma barreira para este aluno começar a sonhar com a graduação. O momento econômico também dificultou a entrada de novos alunos no ensino superior privado. Vimos muitas famílias que foram afetadas pela pandemia, perderam a renda e não conseguiam indicar fiador no momento”, explica o gerente de produto do Pravaler, Pedro Maciel. “Nossa ideia com esse produto é dar mais possibilidades para que ele entre no ensino superior sem precisar, de partida, de um garantidor que suportasse financeiramente o ingresso do aluno em uma instituição privada. Nas universidades que possuem o sem fiador, já conseguimos resultados melhores que nos anos anteriores, puxados justamente pelos resultados da modalidade sem fiador”, explica Maciel.

As primeiras matrículas dentro do produto sem fiador foram realizadas com dois grandes grupos educacionais parceiros do Pravaler: Grupo Ânima e Ser Educacional. Entre 2019 e 2020, o Pravaler cresceu quase cinco vezes o volume de alunos com esse produto no P-Fies. No ciclo de baixa captação, internamente chamado ciclo de inverno, cresceu 57% o volume de alunos em relação a 2019. As instituições Multivix, Unisuam e Cruzeiro do Sul ofertarão o novo produto em 2021. A meta para 2021 é expandir para mais parceiros do Pravaler, expandindo para todos no ciclo de inverno de 2021. “Relatório de novembro do Educa Insights aponta uma tendência de melhora na intenção de matrícula para 2021, o que nos anima a colocar nosso produto como mais uma opção para o aluno”, explica Maciel.

Simplificando o processo

A construção do desenho do novo produto sem fiador simplificou a trajetória do aluno ao longo do processo de simulação e contratação do financiamento, com menos campos no cadastro e exigência mais simples na apresentação dos documentos já que só são necessários os dados dos alunos.

Sobre o Pravaler

O Pravaler é a maior empresa de soluções financeiras para educação do Brasil. A companhia foi a primeira desse segmento fundada no País e está entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e zero burocrático, o Pravaler tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. A empresa atua no mercado há quase 20 anos e tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú. Em 2020, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de 250 milhões e mais de 300 colaboradores apaixonados por educação, o Pravaler tem a meta ousada de ampliar o acesso à educação e beneficiar um milhão de alunos até 2025, contribuindo para a transformação da vida de muitas famílias.

Texto escrito por: Carreira Pravaler
Categoria: Na mídia
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter