Como processos ágeis podem te ajudar a conquistar a liderança

Como Processos ágeis Podem Te Ajudar A Conquistar A Lideranca Como Processos ágeis Podem Te Ajudar A Conquistar A Lideranca

Como processos ágeis podem te ajudar a conquistar a liderança

Se o seu sonho é ocupar uma posição de liderança, esse conteúdo foi feito para você! Todo mundo sabe que o caminho para alcançar um cargo como gestor não é uma tarefa fácil. O que muita gente não sabe é que apenas trabalhar bastante não é o suficiente, é preciso investir no seu desenvolvimento como profissional e, além disso, pensar estrategicamente. Dominar processos ágeis pode ser um diferencial que vai te ajudar a chegar aos seus sonhos.

Você sabe quais são os seus próximos passos, para chegar ao seu objetivo? Já pensou em quais habilidades de liderança são exigidas e você ainda precisa desenvolver? Mais do que isso, já parou para pensar em quais metodologias de gestão de projetos são adotadas no segmento em que você quer atuar? 

Esse conteúdo foi preparado para te ajudar a responder estas perguntas. De cara já podemos te dizer que os processos ágeis, também conhecidos como metodologias ágeis, são as maiores novidades, quando o assunto é gestão de projetos. A eficiência dessa estratégia é defendida em empresas tradicionais e startups que acabaram de nascer.

Neste texto, vamos abordar o que de fato são as metodologias ágeis, qual é a relevância desse tipo de abordagem de gestão, como conhecê-las pode te ajudar a crescer profissionalmente e quais as habilidades que você desenvolverá, ao ao utilizar desses processos no próximo projeto. Confira!

Aproveite a oportunidade e leia o nosso conteúdo Desenvolvedor: descubra como manter o foco no Home Office

Qual o significado do termo Processos ágeis?

Os Processos Ágeis ou Metodologias Ágeis são técnicas de gestão de projetos que nasceram no desenvolvimento de software que, depois de ter a sua eficácia comprovada, migraram para diferentes áreas. Os seus princípios vêm como uma alternativa aos métodos de gestão clássicos e propõe que projetos sejam desenvolvidos em um menor espaço de tempo, com menor custo e com mais garantias de sucesso.

Todos esses benefícios são possibilitados pelo fato de que um projeto, ao ser abordado de acordo com uma das metodologias ágeis, é dividido em diversas pequenas partes e, a medida que vai tomando corpo,  passa por constantes avaliações e testes, o que permite que erros sejam encontrados antes da sua finalização. Como resultado, cria-se um produto muito mais polido e condizente com as dores que precisam ser por eles sanadas. 

Um exemplo clássico e que ainda funciona muito bem para explicar as metodologias ágeis, é o do desenvolvimento de um produto feita para a locomoção do cliente. Ele nasce como um par de patins, vira um skate, depois uma bicicleta, seguido por uma moto, até chegar em um automóvel elétrico que ainda nem foi lançado… A cada uma das pequenas partes que mencionamos acima, mais valor é agregado ao produto. 

A economia de tempo, que pode ser interpretada como economia de custos, é possibilitada pelo dinamismo presente nas metodologias ágeis. As equipes que tocam um projeto de acordo com elas funcionam de maneira muito mais horizontal, onde as lideranças são mais fluidas e a comunicação entre as partes do time ocorre de maneira natural e sem grandes fronteiras. 

A constante revisão dos projetos em desenvolvimento anda junto com a possibilidade de adaptação. Se um erro ou uma possível melhoria são encontrados, o projeto pode e deve mudar seu direcionamento. 

Entenda a relevância dos Processos ágeis 

O simples fato de você saber o que são os processos ágeis, mesmo sem ter trabalhado efetivamente em um deles, já te coloca em um local de profissional antenado, que olha sempre para o que está em alta no mercado. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, esse tipo de conhecimento pode ser o diferencial que vai te fazer conquistar a vaga disputada. 

Caso você já esteja empregado e esse tipo de abordagem de gestão ainda não seja adotada na empresa em que trabalha, por que não sugerir essa novidade? Além de demonstrar proatividade, você ainda conseguirá demonstrar que é um profissional capaz de pensar estrategicamente e se preocupa com a gestão do tempo e recursos do seu time. É importante lembrarmos que quem quer ser um líder precisa saber gerir pessoas e conseguir contribuir para que essa equipe produza mais e de forma mais eficiente. 

Se olharmos mais a fundo para as Metodologias Ágeis, é simples entender que para serem eficazes, os membros do time que as adota precisam ter algumas soft skills muito bem desenvolvidas. Essa necessidade faz dos Processos Ágeis uma parada quase obrigatória para quem quer ser líder, uma vez que as soft skills são cada vez mais valorizadas pelas grandes empresas e são consideradas fundamentais para um bom gestor. 

Você já sabe o que são Soft Skills?

Caso ainda não conheça o significado do termo, vamos te dar uma pequena explicação sobre ele. Entender o seu significado vai ser importante para que você siga aproveitando nosso post. As soft skills podem ser chamadas de habilidades de relacionamento e gestão de tempo.

As habilidades técnicas precisam necessariamente ser aprendidas, enquanto as Soft Skills podem nascer como um talento natural para algumas pessoas. É só pensar nos profissionais que desde muito cedo demonstram desenvoltura para se comunicar, uma vez que saber se comunicar de maneira clara é uma soft skill. A boa notícia é que todas elas podem ser desenvolvidas e trabalhar em uma equipe que funciona dentro dos princípios ágeis é uma das melhores formas de conseguir exercitá-las. 

Quais Soft Skills os processos ágeis ajudarão a desenvolver?

Chegamos a parte mais importante deste conteúdo. Vamos listar quais Soft Skills você vai desenvolver ao trabalhar em uma equipe orientada de acordo com os processos ágeis.

Autogestão – Autogestão é a capacidade de organizar sua própria agenda e tempo disponíveis, além de conseguir estabelecer as prioridades entre as suas tarefas. As equipes ágeis trabalham com figuras de liderança, porém, elas são muito menos controladoras do que as lideranças tradicionais. Por esse motivo, a autogestão acaba sendo um processo natural para quem trabalha nesse tipo de time. 

Comunicação clara – As reuniões com os membros de um time ágil acontecem  frequentemente. Em muitos casos, elas são diárias. É nessas oportunidades que o trabalho já realizado é exposto, os imprevistos são identificados e soluções são discutidas. Todos os membros do time precisam expor as suas contribuições e opiniões, o que acaba sendo um grande exercício de comunicação. 

Adaptabilidade – As constantes mudanças no projetos ágeis, que são consequência das avaliações e pesquisas frequentes, fazem com que os profissionais que trabalham nestes times desenvolvam uma grande capacidade de se adaptar a novos planos, o que representa uma imensa qualidade para quem quer liderar. 

Use esse conhecimento a seu favor!

Agora que você já sabe o que são processos ágeis e como eles podem contribuir para a sua evolução profissional, e para a conquista de um cargo de liderança, não perca tempo! Pesquise mais a respeito, entenda quais as metodologias de gestão usam os princípios Ágeis e batalhe pelos seus sonhos!

Fique ligado nos nossos conteúdos. Vamos continuar abordando assuntos importantes para quem quer se desenvolver profissionalmente. Aproveite e confira as nossas vagas no site 

 

Categoria: Carreira PRAVALER

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.