6 coisas que você precisa saber para escolher a profissão ideal

O momento de escolher um curso para o vestibular é muito importante. Esse passo pode (e vai) afetar todo o seu futuro. E como saber qual é a profissão ideal para você? Será que é preciso um teste vocacional? Realmente, ele é uma boa ferramenta para descobrir suas preferências e aptidões. Mas existem outras formas simples de identificar qual é a carreira ideal para o seu perfil. Confira!

1. Como escolher a profissão ideal

Primeiro, é preciso entender que existem dois fatores que influenciam na escolha da profissão ideal. O primeiro são os seus gostos e preferências profissionais; o segundo são as suas expectativas para o seu futuro profissional. Escolher um curso que não atenda a um destes fatores (ou aos dois) é uma boa receita para a frustração.

Sim, muitas vezes a pessoa prestando vestibular é jovem e ainda não tem uma visão clara do que busca profissionalmente. Mas ainda assim, este é um fator que não pode ser ignorado nesta decisão tão importante.

2. Quem está influenciando você

Tenha cuidado também ao limitar suas opções pensando somente naquela profissão “dos sonhos”. Muitas vezes, essas escolhas nem sequer são suas; são profissões que, inconscientemente, você foi levado a desejar (pelos familiares, amigos ou até pela sociedade). É por isso que tantos alunos entram em cursos extremamente concorridos no vestibular, como Medicina ou Direito, mas acabam descobrindo que aquela não era a profissão ideal para eles.

3. Quais são seus gostos e preferências profissionais

Comece fazendo a si mesmo algumas perguntas que podem ajudar a definir seus gostos e preferências. Responda às seguintes questões com honestidade e anote em uma folha:

  • Qual é sua matéria favorita na escola?
  • Qual é o seu hobby?
  • Você prefere atividades dentro ou fora de casa?
  • Você gosta de lidar com vários tipos de pessoas ou prefere trabalhar individualmente?
  • Tem alguma situação em particular que deixe você mais ou menos confortável?

4. Quais são as suas expectativas para o futuro

Você também precisa se perguntar qual tipo de futuro profissional imagina para daqui a cinco ou dez anos. Novamente, responda às perguntas com total sinceridade. Veja aqui alguns exemplos de pontos sobre os quais você precisa refletir antes de escolher uma profissão:

  • Você gostaria de trabalhar em um ambiente mais ou menos formal?
  • Você prefere uma carreira com desafios ou estabilidade?
  • Você gostaria de viajar a trabalho?
  • Que nível de estresse você estaria disposto a aguentar na sua profissão?
  • Você gostaria de um trabalho mais ligado às pessoas ou mais focado em si mesmo?

5. Quais cursos gostaria de fazer

Depois de responder a essas perguntas, você pode começar a listar profissões que se encaixem no perfil. Provavelmente, a lista ainda será um pouco longa, pois são perguntas bem abertas. Além disso, hoje existem muitos cursos para escolher na hora de fazer vestibular, que são subdivisões das áreas principais.

Portanto, para reduzir ainda mais a lista, você precisará fazer um pouco de pesquisa. Converse com pessoas que estão na faculdade para entender melhor a dinâmica; procure a grade curricular (ou seja, as matérias) na internet; descubra quais são as oportunidades de trabalho para quem se forma. A maioria das faculdades organiza feiras abertas para apresentar os cursos, e essa é a melhor oportunidade para realmente entender o que acontece lá dentro.

6. A “profissão ideal” pode mudar

Mesmo quem toma muito cuidado com a escolha do curso no vestibular pode acabar mudando de profissão no futuro. Isso é um processo natural, pois conforme crescemos, vamos descobrindo novas preferências e possibilidades. Portanto, pense neste momento como a sua “porta de entrada” para a vida profissional. É claro que é importante dar os primeiros passos em uma boa direção. Mas, depois disso, você poderá seguir o caminho que preferir.

Inscreva-se no PRAVALER e siga nosso perfil nas redes sociais! Aqui, você encontra tudo o que precisa para se preparar para a faculdade.

Categoria: Profissões

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR