Você sabe quais são os profissionais mais bem pagos e os mais felizes?

Na hora de escolher uma profissão, buscamos duas coisas: um bom salário e um sentimento de realização profissional. Mas, se você tivesse que escolher apenas um deles, qual seria a sua prioridade? Essa é uma pergunta bem interessante. Enquanto você reflete sobre ela, veja nossa lista dos profissionais mais bem pagos e dos mais felizes.

Profissionais mais bem pagos

Uma pesquisa recente da Catho divulgou quais são os funcionários mais bem pagos em empresas localizadas em São Paulo. Todos os profissionais “vencedores” recebem salários mensais variando entre R$ 7 e 12 mil. O resultado está nessa lista que você pode ver abaixo:

  1. Controller
  2. Médico Clínico Geral / Médico do Trabalho / Ginecologista / Psiquiatra / Dermatologista
  3. Engenheiro de Planejamento e Controle / Engenheiro Orçamentista
  4. Arquiteto de Sistemas / Arquiteto de Soluções / Arquiteto Java
  5. Projetista Hidráulico
  6. Especialista Financeiro

Vale a pena dizer que muitas outras pesquisas deste tipo já foram realizadas. A maioria delas indica que os profissionais mais bem pagos são os executivos de alto calibre, como Diretores Financeiros, Diretores de Supply Chain ou Diretores de Comunicação. O que faz sentido, pois são os cargos do topo. Estes profissionais podem ganhar até R$ 45 mil por mês.

Profissionais mais felizes

Essa lista é o resultado de uma pesquisa feita pelo CareerCast, um site americano sobre carreiras. Ela reuniu opiniões de quase 10 mil trabalhadores para mostrar as áreas em que os profissionais se sentem mais felizes e realizados:

  1. Desenvolvimento de softwares
  2. Rádio e TV
  3. Educação
  4. Gestão de empresas
  5. Cinema

Como a pesquisa não foi feita no Brasil, isso pode ter afetado um pouco os resultados. Por exemplo, você acredita que os profissionais de educação estariam na lista dos mais felizes em nosso país? Por outro lado, Rádio, TV e Cinema podem ter profissionais realmente felizes, pois são áreas que têm uma relação profunda com a emoção e a paixão das pessoas.

Profissionais menos felizes

É claro que não poderíamos deixar de mencionar as áreas que ficaram no final da lista do CareerCast. Essas são as áreas em que os profissionais se declararam menos felizes.

  1. Administração
  2. Comércio atacadista
  3. Mercado imobiliário
  4. Comércio varejista
  5. Serviços de alimentação

É interessante observar que, embora administração e gestão de empresas sejam áreas bem próximas, uma ficou entre as áreas com profissionais mais felizes e a outra, entre as menos. O motivo pode ser que gestão de empresas geralmente está associada com cargos mais altos e, claro, salários melhores.

Além disso, tanto o comércio atacadista quanto o varejista têm os profissionais menos felizes. O comércio é uma área de trabalho em que há forte cobrança por bons resultados (ou seja, vendas) e o contato com o cliente é muito próximo em situações negativas, como o recebimento de reclamações. Tudo isso acaba gerando um alto nível de estresse entre os profissionais.

Quem é mais feliz e bem pago?

Provavelmente, TI foi a área que conseguiu com mais sucesso aparecer tanto na lista de profissionais mais bem pagos quanto na lista de mais felizes. Isso faz sentido, já que vivemos uma era de tecnologia avançada e as empresas valorizam profissionais que possam apoiá-las nessa nova realidade.

Mesmo com essas pesquisas, a felicidade profissional é uma questão bem subjetiva e depende tanto do próprio funcionário quanto da empresa em que este trabalha. Ou seja, escolher uma profissão da lista que mostramos acima não é garantia de muita felicidade.

Continue acompanhando o nosso blog para aprender mais sobre vida universitária, carreiras e profissões!

Categoria: Profissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.