Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Conheça 10 profissões digitais em alta no mercado de trabalho Conheça 10 profissões digitais em alta no mercado de trabalho

Conheça 10 profissões digitais em alta no mercado de trabalho

O avanço da sociedade e da tecnologia fez com que novas formas de trabalho surgissem, sendo que a maioria delas recebeu o título de profissões digitais. Esses trabalhos e carreiras estão relacionados com a velocidade com que as informações passaram a circular, com as diferentes habilidades que devem ser usadas atualmente e outros fatores que iremos comentar a seguir.

Se você está procurando quais são as principais profissões da era digital, você chegou ao conteúdo certo. Separamos uma lista com as 10 profissões digitais em alta no mercado de trabalho para você ficar por dentro deste assunto. Continue lendo e confira!

O que são profissões digitais?

As profissões digitais fazem parte de um mercado em crescimento tecnológico e que há anos começou a passar pelo movimento que ficou conhecido como transformação digital. Com essas mudanças, diferentes carreiras e perfis de profissionais foram ganhando espaço em áreas que necessitam das habilidades que as profissões digitais têm para oferecer.

As alterações nas formas de trabalho estão sempre acontecendo e não é de agora. No entanto, os últimos anos e os acontecimentos globais, como a pandemia do covid-19, fizeram com que esse processo fosse acelerado e expandido. Assim, as profissões digitais do futuro estão sendo cada vez mais procuradas, seja por empresas que estão contratando ou por profissionais que querem melhorar as suas carreiras.

Quais são as profissões digitais em alta no mercado?

Com rotinas de trabalho diferentes e com importantes vantagens para os profissionais, como uma maior flexibilidade de onde trabalhar, as profissões digitais em alta no mercado podem ser encontradas em diferentes segmentos, como em análise de dados, em marketing digital, em web design, em performance de sites, em programação e muito mais.

As carreiras que estão em alta atualmente também estão relacionadas com a experiência do usuário, visto que essa interação de consumidor-serviço está sendo cada vez mais considerada quando um novo produto é criado. Assim, elas exigem uma soma de habilidades, competências e conhecimentos em um mesmo profissional.

Outra característica da era digital é que as profissões que você irá saber mais a seguir podem se complementar dentro de uma empresa, como é o caso do profissional de design com um desenvolvedor front-end, tendo como objetivo entregar o melhor resultado. Pronto para conhecer mais sobre essas funções? Veja a seguir.

Analista de Big Data

A grande maioria das empresas tem interesse em saber mais sobre o seu desempenho e, para isso, é necessário acompanhar os mais variados dados. É nesse momento em que o analista de Big Data é convocado: como o profissional especialista em reunir essas informações da melhor maneira possível e apresentar os resultados que a empresa deseja saber.

Afinal, a análise de dados é fundamental para que a gestão da empresa saiba se está percorrendo um caminho na direção certa e se está próximo de seus objetivos, independentemente de quais forem. Ter um funcionário que seja especialista nessa questão pode fazer a diferença.

Social Media

Não há como negar que as redes sociais fazem parte da rotina de milhões de pessoas, de forma que se tornou um canal em que as marcas e empresas criaram perfis para poderem mostrar os seus produtos e serviços. Com isso, surgiu a profissão de quem cuida desses perfis, que são os social media ou analistas de mídias sociais.

Web Designer

Outra profissão digital que está em alta é a de web designer, sendo o cargo responsável pela criação da identidade visual e layout de um site, de sistemas e de peças digitais para plataformas online, como para as redes sociais. Essa carreira pode começar na graduação de Design e ter como especialização os usos de ferramentas digitais.

Esse profissional é importante para muitos segmentos do mercado de trabalho, visto que as características estéticas de um projeto fazem toda a diferença para o público final, podendo aumentar as vendas ou afastar os consumidores da marca. Ser um bom web designer requer um olhar artístico, analítico e criatividade de sobra.

Desenvolvedor back-end e front-end

As carreiras em programação também fazem parte do grupo das novas profissões, como é o caso do profissional desenvolvedor back-end. É ele quem faz a estrutura interna de sites e de aplicativos, de forma que possam funcionar corretamente quando o usuário for utilizá-los. Por exemplo, configurar o que vai acontecer ao clicar em um determinado botão do aplicativo.

Complementando o que é feito pelo back-end, o trabalho do desenvolvedor front-end se trata de usar as linguagens de programação para criar a aparência e a interface. Assim, é um trabalho conjunto com os demais desenvolvedores back-end e com os designers que desenharam o layout em questão.

Com o aumento de sites e, principalmente, de aplicativos, esses profissionais passaram a ser bastante requisitados e as oportunidades de trabalho são as mais variadas, tendo boa remuneração e outros benefícios. Além disso, as empresas estão aumentando as suas áreas de tecnologia para conseguirem ter mais pessoas dessa função.

UX/UI Designer

Também relacionado com Design como o próprio nome do cargo já diz, a carreira de UX/UI Designer tem representado um impacto grande para o mercado de trabalho visto a sua importância para o produto final.

Afinal, são esses profissionais que vão atuar na criação da aparência das telas e das interfaces que são usadas em softwares, em sites e em aplicativos com o objetivo de melhorar a experiência do usuário. Ou seja, é a função de criar a parte visual de certos projetos pensando em como o usuário irá utilizá-lo do começo ao fim, aprimorando as etapas que podem ficar mais fáceis e acessíveis de usar, ou até mesmo a sua aparência.

Engenheiro de Inteligência Artificial (IA)

Os usos da Inteligência Artificial (IA) estão se multiplicando e são funções que exigem pessoas capacitadas para lidar com essa tecnologia. Para essa carreira, é necessário saber machine learning, fazer a análise de dados e entender de ciência da computação.

Esse profissional poderá atuar e interagir com diferentes fases dos projetos de implementação da Inteligência Artificial, dando vida a essa ferramenta do jeito certo. Além disso, também é uma área com bastante vagas e com uma remuneração atrativa.

Gestor de Tráfego

Os anúncios que você vê ao usar as redes sociais, os sites de mecanismos de buscas, como o os links pagos do Google, e quaisquer outros sites que você acessar que tenham propagandas são feitos por gestores de tráfego, uma profissão diretamente ligada ao Marketing Digital.

A pessoa que segue nessa carreira é a responsável por fazer o planejamento e a estratégia de onde, como e quando serão veiculados os anúncios das empresas que desejam divulgar o que vendem. Acertando nessa tática, as receitas e reconhecimento da marca podem aumentar.

Growth Hacker

O profissional de growth hacker é acionado nas empresas quando elas desejam crescer rapidamente, apesar de terem poucos recursos para isso. Também relacionado com Marketing Digital, essa profissão tem recebido destaque dentre os trabalhos digitais por ser essencial para várias companhias.

Por não existir uma graduação específica dessa carreira, os analistas de growth podem vir de diversas outras áreas do mercado, desde que sejam pessoas que buscam inovação, tenham criatividade e que se mantenham atualizados.

Especialista em Marketing Digital

Não poderíamos falar sobre as novas profissões digitais sem comentar sobre o Marketing Digital. Você já viu neste artigo como outras carreiras se cruzam com essa área de atuação, de forma que se tornou um trabalho indispensável para as empresas, dos mais variados setores e tamanhos, que querem melhorar as suas vendas, os seus lucros, seu reconhecimento e o seu crescimento como um todo.

O analista ou o especialista em Marketing Digital precisa ter uma ampla gama de conhecimentos, de forma que consiga reunir diversos tipos de estratégias para conseguir alcançar o objetivo em questão.

Analista de Business Intelligence (BI)

Cada vez mais as empresas estão usando os dados como informações essenciais nas tomadas de decisões corporativas. Por isso, as oportunidades de trabalho para profissionais como os analistas de Business Intelligence (BI) estão se multiplicando e eles estão sendo ainda mais requisitados para cumprirem com o papel de ser quem analisa essas informações e números a fim de chegar a uma conclusão.

Para ocupar essa posição, é imprescindível saber como lidar com as principais tecnologias atuais, com algumas ferramentas de coleta e análise de dados e outros conhecimentos relacionados com métricas, possibilitando que a sua carreira como BI seja verdadeiramente promissora.

Após ler um pouco mais sobre cada nova profissão da era digital, você já encontrou aquela com a qual tem mais afinidade e interesse de trabalhar? Ser uma pessoa que ocupa essas carreiras pode ser o começo de uma história de sucesso em sua vida profissional. Por isso, invista em uma educação de ensino superior de qualidade e que tenha relação com a área que você deseja.

No Pravaler temos financiamentos estudantis para os mais diversos cursos de graduação em mais de 500 faculdades parceiras. Encontre a melhor opção para você e faça já a sua simulação para ficar sabendo o valor das parcelas do seu contrato com a gente. Não perca tempo!

Botao Simule Financiamento 2

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter