As 10 profissões estressantes. A sua está no meio delas?

Hoje, o estresse é uma das maiores doenças da sociedade. Ela tira o sono, atrapalha o desempenho e desencadeia problemas sérios em crianças, adultos e idosos. Qualquer um pode sofrer por causa de um ambiente ou de uma situação estressante. A maior parte dos estressados, no entanto, são adultos no mercado de trabalho.

Você, que está escolhendo sua profissão, já parou para pensar em quais são as profissões mais estressantes? Pensando nisso, o site CareerCast, dos Estados Unidos, fez uma pesquisa esse ano para descobrir quais profissões atuais causam mais estresse no país. Confira o que eles descobriram:

Público e comunicação

O que chama a atenção no top 10 de profissões estressantes é que três delas estão ligadas às telecomunicações: repórter de jornal, fotojornalista e locutor de rádio. Os responsáveis pela pesquisa dizem que isso é porque os salários são baixos e o mercado de trabalho é muito rotativo. Apesar dos dados serem sobre os Estados Unidos, no Brasil não seria muito diferente.

Outro fator que contribui para o estresse desses profissionais é a relação direta com o público. Pelos programas serem ao vivo, o locutor de rádio, por exemplo, tem que sempre estar preparado para dar as notícias na hora certa. Duas outras profissões que se relacionam com o público estão na lista: o ator, que é constantemente cobrado e criticado pelos espectadores, e coordenador de eventos, que vive sob pressão.

Profissões de risco

As outras profissões que compõem a lista são aquelas que colocam o profissional em risco, como policial, bombeiro e militar. O estresse é causado pela incerteza do trabalho, que exige coragem para executar muitas tarefas arriscadas. Os trabalhadores acabam ficando com medo, tensos e muitos desenvolvem problemas psicológicos.

Algumas dessas profissões envolvem ainda a vida de outras pessoas, como o caso dos bombeiros e os pilotos de avião. A pressão de não poder errar – afinal, outras vidas estão em jogo – pode levar os profissionais ao estresse. Por isso, essas profissões estão no topo da lista.

Confira a lista completa abaixo:

10°- Repórter de jornal

9°- Fotojornalista

8°- Coordenador de eventos

7°- Locutor de rádio

6°- Ator

5°- Policial

4°- Piloto de avião

3°- General militar

2°- Militar alistado

1°- Bombeiro

Lembre-se de que esses são dados dos Estados Unidos e que alguns deles podem mudar se considerarmos o mercado brasileiro. Qual profissão você colocaria na lista considerando nosso país? Pensando nos quesitos salário baixo, carga horária pesada e a responsabilidade de tomar conta da vida de outras pessoas, talvez pudéssemos incluir os professores nessa lista…

Mas aqui vai um conselho importante: não deixe de seguir sua profissão dos sonhos porque ela está na lista! Qualquer profissão pode ser estressante, se você não gostar do que está fazendo. Mesmo aquelas que parecem mais sossegadas: se não for sua praia, você vai estar estressado e infeliz no fim do dia. O importante é fazer aquilo que gosta e tentar equilibrar sua vida profissional com a pessoal. Cuide sempre de sua saúde!

Categoria: Profissões

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.