Pronatec EAD – tudo sobre essa modalidade Pronatec EAD – tudo sobre essa modalidade

Pronatec EAD – tudo sobre essa modalidade

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece cursos técnico e cursos de qualificação para jovens e adultos de baixa renda de forma totalmente gratuita. É uma excelente oportunidade para quem precisa se qualificar para o mercado de trabalho, o programa disponibiliza cursos voltados para as necessidades das empresas. Confira nosso guia completo do Pronatec 2020.

O Pronatec está presente em mais de 4 mil cidades de todo território nacional. Os beneficiados do programa podem realizar cursos gratuitos de instituições públicas e privadas.  Existem também a possiblidade de fazer um curso a distância, através do Pronatec EAD, para quem trabalha e não possui muito tempo para se dedicar aos estudos. Continue lendo para saber mais sobre o Pronatec EAD em nosso post.

Como funciona o Pronatec EAD?

Os cursos à distância do Pronatec EAD são elaborados para serem dinâmicos com videoaulas, apostilas, fácil leitura, professores e tutores à disposição sempre que o aluno precisar tirar dúvidas no decorrer do curso.

Ainda assim, dependendo do curso escolhido o aluno precisa comparecer a instituição de ensino algumas vezes por mês para realizar aulas práticas, além dos encontros presenciais para aplicação de provas e apresentação de provas exigidos pelo programa.

O certificado de conclusão é emitido pela instituição de ensino na qual o estudante escolheu e tem a validade igual de um diploma em um curso presencial, sendo em todo território nacional.

Quem pode fazer?

Os requisitos para a participação no Pronatec EAD são os mesmos de um curso presencial oferecido pelo programa. Os candidatos que têm prioridade na inscrição do programa são:

  • Trabalhadores com registro em CLT.
  • Estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública ou em condição de bolsista integral em uma escola de ensino particular.
  • Participantes de programas do governo federal, como Bolsa Família.
  • Estudantes do ensino médio de rede pública, incluindo também para quem está realizando a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os cursos de qualificação exigem um nível de escolaridade de acordo com o tipo da formação. Já os cursos técnicos são para candidatos que concluíram ou ainda estão realizando o ensino médio.

Como se inscrever?

Para realizar a inscrição no Pronatec EAD o estudante deve consultar a instituição de ensino de seu interesse para descobrir se há vagas no curso de seu interesse.

Geralmente as vagas são abertas durante o ano todo pelas instituições Senai e Senac, mas é importante o estudante respeitar o calendário de inscrições estabelecidas pelas instituições de ensino, caso haja o interesse de se matricular no curso.

No portal do Pronatec é possível verificar quais são as instituições parceiras e acompanhar o calendário de abertura de vagas.

Tipos de cursos

O Pronatec oferece duas modalidades de curso, confira:

Técnicos profissionalizantes

Os cursos técnico profissionalizantes são para candidatos que ainda estão cursando ou já concluíram o ensino médio.

Qualificação profissional

Os cursos de qualificação profissionalizante exigem um nível de escolaridade que vai depender do curso escolhido. Alguns deles exigem o ensino fundamental completo, outros o ensino fundamental incompleto e existe os cursos para quem já concluiu o ensino médio.

Cursos do Pronatec EAD

O programa oferece diversos cursos e são divididos em 13 áreas de conhecimento, confira:

  • Ambiente e Saúde
  • Controle e Processos Industriais
  • Desenvolvimento Educacional e Social
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Militar
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural e Design
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais
  • Segurança
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

O candidato que tiver interesse em pesquisar o curso de cada área, pode consultar no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disponibilizado no site oficial do MEC.

Top 10 cursos mais procurados do Pronatec

O Pronatec oferece mais de 600 opções de cursos gratuitos, distribuídos em todo o território nacional.  Listamos os 10 cursos mais procurados do Pronatec abaixo, confira:

Técnico em administração


O curso de Técnico em Administração é um dos mais procurados e forma profissionais responsáveis por executar atividades administrativas da companhia, principalmente em processos de gestão de pessoas, marketing, operações de logística, vendas e outras.

Técnico em informática


O curso de Técnico em Informática forma profissionais que desempenham atividades ligadas a montagem, instalação e manutenção de computadores, configuração de redes, desenvolvimento de sistemas, entre outros.

Técnico em enfermagem


O curso Técnico em Enfermagem forma profissionais capaz de trabalhar com equipes multidisciplinares, com foco em ações de recuperação, prevenção da saúde e reabilitação.

Técnico em segurança do trabalho


O curso de Técnico em Segurança do Trabalho tem crescido no mercado de trabalho nos últimos anos e acaba sendo um dos mais procurados por pessoas que querem se especializar em prevenção de acidentes e medidas de segurança no ambiente de trabalho.

Técnico em guia de turismo


O curso Técnico em Guia de Turismo capacita profissionais para atuar em grupo de pessoas em passeios, excursões e viagens nacionais ou internacionais. A função de um guia é dar suporte para viajantes e visitantes, apresentando locais e pontos turísticos com contexto histórico.

Técnico em meio ambiente


O curso Técnico em Meio Ambiente capacita profissionais que possam gerenciar e incentivar em participação de ações em projetos que visam a preservação do meio ambiente.  O profissional estará em um mercado de trabalho que oferece boas oportunidades, podendo trabalhar em repartições públicas, projetos e organizações não governamentais.

Técnico em farmácia


O curso Técnico em Farmácia forma profissionais capacitados para dar suporte farmacológico, colaborando com a saúde da população.  O profissional pode atuar em redes de farmácias, drogarias, hospitais, empresas de medicamento e no serviço público.

Técnico em logística


O curso Técnico em Logística é destaque no mercado educacional, formando profissionais capacitados para desenvolver atividades de armazenagem, distribuição de produtos e transporte. O aluno durante o curso desenvolverá habilidades de planejamento, programação, controle de produção e fluxos de materiais.

Pronatec EAD e Senac

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma instituição de educação profissional parceira do Pronatec e conta com mais de 6 mil colaboradores, oferece cursos técnicos e cursos livres, com foco em diversas áreas comercial. Lembrando que o Senac atua somente no estado de São Paulo e conta com mais de 70 unidades, escolas técnicas, centro universitário e dois hotéis escola.

Onde estudar?

São oferecidas vagas para diversos cursos tecnológicos e de educação profissional, em redes de ensino conhecidas como:

  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).;
  • Instituições de ensino particulares.

Ao se candidatar a uma das vagas ofertadas pelo programa, o candidato deverá escolher uma dessas instituições para estudar e verificar se o curso desejado está disponível.

Após aprovação, o candidato deverá apresentar todos os documentos necessários na instituição de ensino escolhida e não deverá pagar nada por todo seu curso.

Além das instituições públicas de ensino, o candidato pode contar com instituições privadas que também oferecem cursos técnicos gratuitos pelo Pronatec. Listamos algumas faculdades particulares que são parceiras do programa e que é possível encontrar cursos tanto na modalidade presencial, quanto a distância, confira:

  • Universidade Paulista (Unip);
  • Universidade Cidade de São Paulo (Unicid);
  • Universidade Nove de Julho (Uninove);
  • Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera);
  • Cruzeiro do Sul Educacional.

Lembrando que todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e se possível, comparecer na faculdade de escolha para saber quais os cursos estão disponíveis modalidade a distância.

Vantagens do EAD

Tá na dúvida ainda na escolha de um curso presencial ou a distância? Confira algumas vantagens que o EAD oferece:

  • O ensino a distância oferece ao estudante uma gestão de tempo mais flexível;
  • Maior integração com as diversas tecnologias;
  • Apoio constante ao aprendizado através do ambiente digital;
  • Acessibilidade para estudante com dificuldade de locomoção;
  • O estudante consegue viabilizar seus estudos com o ambiente de trabalho ou família;
  • Maior disponibilidade e tempo de estudo diferenciado;
  • Mais autonomia do aluno, com o comprometimento do seu desenvolvimento.

Viu só como o Pronatec EAD pode ser uma ótima solução para a entrada rápida no mercado de trabalho? Agora confira nosso conteúdo sobre bolsa de estudos para EAD.

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR