Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Prouni Enfermagem: qual a nota de corte e como se inscrever? Prouni Enfermagem: qual a nota de corte e como se inscrever?

Prouni Enfermagem: qual a nota de corte e como se inscrever?

A área da saúde é um mercado concorrido, mas repleto de oportunidades para novos profissionais que sejam esforçados e tenham paixão pelo o que fazem. E o começo de tudo, desta carreira, são os estudos. Por isso, nesse artigo vamos te explicar como funciona e como se inscrever no Prouni de Enfermagem.

Sobre o Prouni

Em 2014 o governo federal criou o Prouni (Programa Universidade para Todos) como uma forma de diminuir os níveis de desigualdade social entre os estudantes universitários e ajudar que os jovens de baixa renda pudessem ingressar nas instituições de ensino superior privadas com bolsas de estudos. Dessa forma, o Prouni se concretizou ao longo dos últimos anos como um benefício financeiro muito procurado por estudantes a cada semestre, sendo uma alternativa e solução para aqueles que desejam estudar em faculdades não gratuitas e que não têm condições de arcar com os custos das mensalidades.

No entanto, essa bolsa de estudos, a qual pode ser integral (100%) ou parcial (50%), é bem concorrida e exige alguns requisitos que devem ser já comprovados no momento da inscrição. Entre eles estão a renda familiar mensal declarada pelo estudante e a pontuação média tirada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior, que deve ser de 450 pontos para cima.

Além disso, também existe o critério de nota de corte do curso escolhido. Ou seja, os jovens estudantes devem estar dentro da nota de corte de Enfermagem do Prouni para participarem da seleção, e essa pontuação mínima pode variar de faculdade para faculdade ou a cada ano.

Assim, você aí que deseja se tornar um grande profissional de Enfermagem precisa estar atento a esses pontos que o próprio Prouni solicita para os candidatos, e apenas depois de validar que você atende aos critérios necessários é que a concorrência realmente se inicia dentro do processo seletivo do programa.

Quer saber direitinho e com mais informações quais são os requisitos do Prouni? Então, confira atentamente o nosso artigo sobre o tema e já tire as suas dúvidas sobre se você pode conseguir uma bolsa de estudos com o Programa Universidade para Todos.

Como funciona o Prouni para Enfermagem

Bom, já conversamos acima sobre os principais pontos do Prouni. O segundo passo é saber como ele funciona para a graduação tão almejada de Enfermagem. Ao contrário do que diversas pessoas pensam ou imaginam ser, o processo seletivo para este curso não é diferente dos demais. Afinal, o programa segue as mesmas etapas de modo geral para todas as formações.

Para conseguir a sonhada bolsa de estudos integral ou parcial para financiar os seus semestres é preciso ter conhecimento de qual é a nota de corte prouni para Enfermagem, já que se estiver com uma pontuação abaixo será mais difícil conseguir a vaga.

Por isso, cada estudante precisa saber ao certo qual é a sua nota no Enem. É obrigatório que nas provas de Matemática, Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza a pontuação média tenha sido superior aos 450 pontos exigidos pelo Prouni, e a nota da redação não pode ser zero.

Tendo a sua nota igual a nota de corte para Enfermagem Prouni, você poderá avançar nas etapas de cadastro, inscrição e finalização deste concorrido processo seletivo. Que tal entender mais sobre esse critério? Veja a seguir!

Nota de corte para Enfermagem

Se você está com dúvidas ou quer se aprofundar neste tema, confira o nosso conteúdo sobre a nota de corte do Enem. Nele explicamos em detalhes sobre o que é essa pontuação, como ela funciona e tudo o que você deve saber.

A nota Prouni Enfermagem que é obrigatória para todos os estudantes brasileiros de baixa renda que querem ingressar neste curso em instituições de ensino superior privadas pode variar, ou aumentarem ou diminuírem ao longo do processo seletivo. Por isso, saiba desde já que esse é um ponto de atenção.

Segundo o site Quero Bolsa, o curso de Enfermagem apresenta uma nota de corte média de 595.16 pontos, sendo 508.08 pontos a menor nota e 666.96 pontos a maior. Essa é uma pontuação que cada universidade determinada, de modo que os candidatos devam ter ciência de qual é a exigida pela faculdade que eles querem se matricular.

Você já sabe qual é a nota de corte para o curso de Enfermagem no Prouni onde você deseja estudar? Não deixe para depois e assim que terminar de ler este artigo, vá atrás de descobrir certinho, combinado?

Vagas remanescentes de Enfermagem

Caso o estudante não tenha conseguido uma vaga em Enfermagem logo na primeira tentativa do Prouni, tem um outro jeito de tentar novamente. As conhecidas como vagas remanescentes existem justamente para oferecer a segunda chance que muitos buscam.

Elas são aquelas bolsas de estudos que tiveram candidatos aprovados na chamada regular, ou primeira chamada, mas que não foram preenchidas dentro do prazo. Dessa forma, as vagas remanescentes do Prouni surgem para que quem estava na lista de espera possa tentar alcançar o objetivo máximo de ter uma bolsa de estudos parcial ou integral.

Nessa situação todo o processo funciona como se tivesse começado do zero, ou seja, é preciso que o estudante faça sua inscrição e passe pela seleção novamente. A partir disso, as primeiras vagas, no caso as remanescentes, continuam valendo para quem tirou a maior nota no Enem para Enfermagem Prouni.

Resultado do Prouni Enfermagem

Depois de passadas algumas semanas do início do processo seletivo do programa, enfim é divulgado o resultado do Prouni. Esse momento que pode ser de alegria e emoção para os milhares de estudantes aprovados exige que o próprio jovem fique de olho nas datas.

Isto é, o resultado fica disponível para consulta direto no site do Prouni e cabe aos candidatos ir atrás de descobrir se conseguiu a bolsa de estudos ou não. Por isso, acompanhe o portal oficial sempre que possível!

600x158 Enfermagem

Faculdades privadas de Enfermagem que aceitam Prouni

Você sabia que não são todas as instituições de ensino privadas do nosso país que são aceitas pelo Prouni? Afinal, elas precisam passar por uma validação e aprovação feita pelo Ministério da Educação (MEC) para que possam ser incluídas no Programa Universidade para Todos, oferecendo assim o benefício da bolsa de estudos.

Mas não se preocupe porque para a graduação de Enfermagem existem diversas opções excelentes que você pode escolher e se matricular sabendo que terá acesso a uma educação de qualidade e que será o diferencial no seu currículo. Confira algumas delas:

Como se inscrever para o Prouni Enfermagem?

Já conferiu se você atende aos requisitos do programa? Checou a sua Prouni nota de corte para Enfermagem? Então, a hora de se inscrever no processo seletivo do Prouni pode estar chegando! Tudo é feito de forma digital e pela internet. Olha só o passo a passo:

  1. Acesse o site do Prouni e informe tanto o seu número de inscrição quanto a sua senha do Enem;
  2. Após a etapa de validação, você precisará registrar um número de telefone e um endereço de e-mail para seu cadastro;
  3. Depois, mais algumas informações serão exigidas e é só preencher tudo corretamente;
  4. Agora escolha as universidades de Enfermagem que você tem interesse, assim como a modalidade da bolsa (integral ou parcial) e outras características da vaga;
  5. Para finalizar, faça a confirmação da sua inscrição.

Viu só como é bem simples e rápido? Em poucos cliques você estará inscrito no Prouni no curso de Enfermagem, lembrando sempre de respeitar todos os prazos oficiais. E sabe o que é tão fácil quanto esse passo a passo? Ver as opções de financiamento estudantil no Pravaler!

Financiamento estudantil para Enfermagem no Pravaler

O financiamento estudantil é mais uma modalidade de auxílio financeiro que pode te ajudar a conseguir estudar Enfermagem com um valor que não atrapalha o seu orçamento nem as suas demais despesas. Dessa forma, você consegue encontrar parcelas que sejam menores do que as mensalidades da universidade e estuda sem dor de cabeça.

Com o Pravaler, você pode conseguir crédito universitário para financiar os seus estudos a cada semestre, independentemente se você é calouro ou veterano. Aqui com a gente é possível encontrar taxas menores do que em outras instituições financeiras e você faz a contratação de um jeito 100% online.

Ah, e fica ainda melhor: não precisa ter feito o Enem contratar o seu financiamento. Essa é uma ótima solução para quem não conseguiu uma bolsa de estudos com o Prouni.

Temos mais de 500 universidades privadas como nossas parceiras e para conferir as opções de crédito com cada uma, basta fazer uma breve inscrição e uma simulação em nosso site. Gostou? Não perca tempo e nem adie os seus estudos por causa de dinheiro. No Pravaler você encontra a solução ideal de financiamento estudantil para Enfermagem!

Botao Simule Financiamento 2

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter