Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Prouni Medicina Veterinária: qual a nota de corte e como se inscrever? Prouni Medicina Veterinária: qual a nota de corte e como se inscrever?

Prouni Medicina Veterinária: qual a nota de corte e como se inscrever?

Chegou o momento de ingressar na graduação dos seus sonhos e não sabe como lidar com as despesas das mensalidades? O Prouni de Medicina Veterinária pode ser uma excelente solução para você cursar sua faculdade sem dor de cabeça.

Para saber mais sobre como funciona fazer Medicina Veterinária pelo Prouni, continue acompanhando este artigo que preparamos para você.

Sobre o Prouni

O Prouni de Medicina Veterinária tem como objetivo diminuir a desigualdade entre os estudantes de faculdades privadas por auxiliar que os jovens de baixa renda consigam ingressar nas turmas das instituições de ensino superior particulares, de forma que seja um passo para ter um mercado de trabalho com mais igualdade.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) foi criado em 2014 pelo governo federal e pelo MEC (Ministério da Educação) a fim de oferecer bolsas de estudo integrais e parciais, e desde então possibilitou que milhares de jovens estudantes a cada ano começassem a cursar um ensino superior de qualidade e reconhecimento.

As bolsas de estudo do Prouni podem ser em duas modalidades distintas: integrais, com isenção de 100% do valor da mensalidade, ou parciais, com cobertura de 50%. Esses benefícios financeiros são altamente concorridos e, por isso, exigem que o candidato se encaixe em todos os requisitos para ganhar a bolsa do Prouni. São eles:

  • Ter alcançado uma nota mínima de 450 pontos no Enem do ano anterior e não ter zerado a redação;
  • Ter tirado a nota de corte de Medicina Veterinária no Prouni, uma questão que iremos falar com mais detalhes a seguir;
  • Ter estudado em escolas públicas no ensino médio ou ter sido bolsista integral nos três anos;
  • Não ter diploma de nível superior;
  • Comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa da família para ter acesso à bolsa integral, ou uma renda de até três salários-mínimos para concorrer à bolsa parcial.

E aí, você pode participar da seleção do Prouni para a graduação de Medicina Veterinária?

Como funciona o Prouni para Medicina Veterinária

O Prouni para Medicina Veterinária não funciona com especificações que sejam diferentes das demais graduações. O que realmente difere é a nota de corte, a qual varia entre cada curso universitário e cada instituição. No entanto, é essencial que você, estudante prestes a entrar na faculdade, saiba as principais informações sobre o funcionamento deste programa.

O primeiro passo para ter uma bolsa de estudos do Prouni no curso de Medicina Veterinária é estar de acordo com os requisitos que listamos acima. Em seguida, se faz necessário que saiba qual é a pontuação mínima que essa graduação exige.

A nota de corte de Medicina Veterinária é a pontuação a ser alcançada na última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). É com esses pontos que você poderá competir, ou não, com os demais candidatos que desejam ter o benefício desse programa governamental.

Independentemente da nota de corte do Prouni de Medicina Veterinária, é preciso tirar uma nota igual ou maior do que 450 pontos nas questões de Matemática, Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, isto é, as partes de áreas do conhecimento que compõem o Enem. A redação da prova também não pode ter sido zerada.

Nota de corte Medicina Veterinária Prouni

Está preparado para entender melhor qual é a nota de corte do Enem para os estudantes que querem fazer a faculdade de Medicina Veterinária pelo Prouni? É o que iremos explicar logo abaixo.

A nota de corte do Prouni para Medicina Veterinária pode ser maior ou menor a cada abertura do programa, já que é um fator de seleção que depende das ofertas de vagas para essas bolsas de estudos e o número de jovens estudantes que estão se candidatando para consegui-las.

O número médio mais recente é de 603.47 pontos, sendo que a menor é de 478.74 pontos e a maior 685.2 pontos, de acordo com o site Quero Bolsa. Ou seja, os estudantes devem alcançar essa pontuação mínima para que possam concorrer às bolsas de estudo do Prouni para Medicina Veterinária, e isso é uma característica que depende de qual universidade você almeja.

Dessa forma, ao decidir que irá concorrer às vagas do Prouni, busque saber exatamente quais são as notas de corte do Prouni para Medicina Veterinária das faculdades nas quais você deseja estudar. Assim, você já sabe mais ou menos se irá conseguir o benefício ou não de acordo com a nota obtida no Enem já realizado.

Após a abertura das inscrições, é possível conferir qual a nota de corte do Prouni para o curso que você escolheu, que muda diariamente. Isso pode ser feito pelo site do Prouni.

Vagas remanescentes de Medicina Veterinária

Parece ser difícil conseguir a bolsa de estudos do Prouni logo na primeira tentativa? Pois não se preocupe: o programa também conta com as vagas remanescentes para todos os cursos, inclusive para a graduação de Medicina Veterinária.

Caso você nunca tenha ouvido falar, as vagas remanescentes são aquelas que sobraram na primeira chamada. Isto é, elas não foram utilizadas pelos primeiros candidatos aprovados na seleção do programa e por isso estão disponíveis para os demais estudantes que estão concorrendo ao benefício.

Resumidamente, é como se fosse uma segunda chance para aqueles que não foram convocados na chamada inicial da seleção. Assim, há uma nova tentativa de obter a bolsa integral ou a parcial.

Para concorrer às vagas remanescentes do Prouni de Medicina Veterinária, é necessário fazer o programa outra vez e totalmente do zero. A concorrência começa desde a inscrição novamente e também seleciona aqueles que tiveram as maiores notas no Enem.

Resultado do Prouni

Assim como as etapas iniciais e a de seleção, o momento de descobrir o resultado do Prouni também é feito totalmente pela internet e com acesso online diretamente no site oficial do programa. Ele é divulgado após algumas semanas do início da seleção e fica disponível para que os próprios estudantes confiram se foram aprovados.

Dessa forma, não deixe de descobrir as datas da divulgação do resultado do Prouni e prepare-se.

600x158 Veterinaria

Faculdades privadas de Medicina Veterinária que aceitam Prouni

Por ser um dos cursos mais procurados da área de Ciências Biológicas, a graduação de Medicina Veterinária está presente em um grande número de universidades espalhadas por todo o Brasil. Mas é importante saber quais são as faculdades que aceitam o Prouni, já que nem todas as instituições de ensino superior particulares têm vagas para os bolsistas do programa.

Selecionamos quais são as principais para você já ficar por dentro. Confira:

São muitas opções de boas instituições, não é? Para escolher a melhor delas, você pode avaliar sua grade curricular, os professores do corpo docente, infraestrutura do campus e outros fatores que irão influenciar nos seus estudos e aprendizados.

Como se inscrever para o Prouni Medicina Veterinária?

Um dos passos mais importantes para concorrer às bolsas de estudo do Prouni de Medicina Veterinária é realizar a sua inscrição no programa. Não tem segredo nem complicações, basta ter internet e acessar o site oficial, desde que você se encaixe nos requisitos que já comentamos. Confira o passo a passo:

  1. Primeiro, entre no site oficial do Prouni utilizando o seu número de inscrição e a sua senha do Enem. Informar esses dados fará parte da validação;
  2. Em seguida, o cadastro da sua inscrição irá solicitar um número de telefone e um e-mail para contato;
  3. Depois de registrar todas as informações solicitadas no cadastro, chegou a etapa de escolher a sua universidade. É agora que você também vai declarar qual é a sua modalidade de bolsa do seu interesse e as demais características da vaga, como o período de estudo (matutino ou noturno).
  4. Por fim, confirme a sua inscrição e estará tudo certo!

Fique de olho no calendário do Prouni para não perder nenhuma data importante dessa seleção.

Financiamento estudantil para Medicina Veterinária no Pravaler

É sempre uma boa ter conhecimento de todas as possibilidades de como estudar pagando menos. Além das bolsas de estudo do Prouni, você também pode utilizar um financiamento estudantil para arcar com os custos da sua graduação de Medicina Veterinária.

Também conhecido como crédito estudantil, esse financiamento funciona como se fosse um empréstimo concedido por uma empresa privada junto com a universidade particular. Nós do Pravaler oferecemos diversas modalidades e alternativas deste auxílio financeiro e já ajudamos mais de 200 mil estudantes universitários de todo o Brasil.

Uma das nossas principais vantagens é de não precisar ter feito o Enem, de forma que você possa se inscrever tanto se não tiver realizado esta avaliação de nível nacional quanto se não tiver alcançado a nota de corte para Medicina Veterinária exigida no Prouni. Além disso, com a gente não tem todas as burocracias e incertezas do programa do governo, já que basta você enviar a sua proposta e ser aceito na nossa análise de crédito para começar a estudar pagando menos todos os meses.

Legal, não é? Faça agora mesmo a sua simulação de financiamento estudantil com o Pravaler e veja todas as opções que estão disponíveis para você. E com a gente você pode contar: estaremos com você em toda a jornada universitária!

CTA Simule seu Financiamento Estudantil

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter