Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Prouni Medicina: qual a nota de corte e como se inscrever? Prouni Medicina: qual a nota de corte e como se inscrever?

Prouni Medicina: qual a nota de corte e como se inscrever?

Quem deseja conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni para Medicina em uma instituição de ensino particular precisa estar atento as notas de corte. A pontuação mínima para conseguir uma vaga na universidade desejada é alterada todos os dias. Por isso, é importante ficar de olho nas mudanças.

Se você quer saber qual a nota de corte do Enem necessária para conseguir uma bolsa e como se inscrever no Prouni Medicina, continue a leitura e descubra as faculdades particulares que participam do processo seletivo.

Sobre o Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do governo que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes de baixa renda que ainda não tenham um diploma de nível superior. Para muitos, o Prouni é a única oportunidade de fazer uma graduação e assim poder competir no mercado de trabalho.

O programa oferece dois tipos de bolsas:

  • Bolsa integral: cobre 100% do valor da mensalidade do curso
  • Bolsa parcial: cobre 50% do valor da mensalidade do curso, cabendo ao aluno arcar com os custos da outra metade

Como requisitos para ganhar bolsa do Prouni, podem participar candidatos que completaram o ensino médio em escola pública ou na rede particular como bolsista; quem tem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários-mínimos; professores da rede pública e pessoas com deficiência. Além disso, é necessário ter participado do Enem do ano anterior e obter pelo menos 450 pontos na prova de conhecimentos e não ter zerado a redação.

Para saber como funciona o Prouni, confira o artigo!

Como funciona o Prouni para Medicina?

O vestibular de Medicina é um dos mais concorridos de todo o país. Mas, por ter uma das mensalidades mais caras quando se trata de universidades particulares, cursar Medicina se torna fora da realidade para muitas pessoas.

Uma bolsa de estudo do Prouni pode ser a solução para flexibilizar os valores, já que possui oportunidades semestralmente nas modalidades parcial, que cobre metade das mensalidades, e integral, que cobre todos os custos do curso de escolha. O benefício é concedido em parceria com instituições de ensino superior.

E para quem tem dúvida se o Prouni tem bolsa de estudo para Medicina, a resposta é sim! Quem tem o sonho de se tornar médico, mas não tem condições de arcar com o curso pode contar com uma bolsa do programa. O curso também está entre os disponibilizados nas seletivas. Para concorrer e ter chances de ser selecionado é preciso tirar boas pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é um dos critérios para participar do programa.

Portanto, assim como nos demais cursos, para se inscrever no Prouni Medicina é preciso tirar no mínimo 450 pontos nas provas objetivas do Enem e não ter zerado a redação. E, como citado anteriormente, esse é um curso bastante concorrido, por isso, é preciso garantir altas pontuações no exame, tendo como base a nota de corte.

Além do Enem, também é necessário seguir os critérios exigidos no Prouni. São eles: ter estudado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista na rede particular e ter renda familiar máxima de três salários-mínimos.

Nota de corte de Medicina

A nota de corte é a pontuação mínima necessária que deve ser obtida no Enem para conseguir ser selecionado no curso. Essa nota pode variar conforme o turno, que na maioria das vezes para o curso de Medicina é integral e a modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas no prouni). Durante os dias de seleção a nota de corte vai mudando, por isso os candidatos devem monitorar diariamente.

Segundo o levantamento do Guia da Carreira, as notas de corte para bolsas do Prouni Medicina ficam em torno de 763 pontos. A menor registrada é de 707 pontos e, a maior, de 814 pontos. Em 2020, a média para o curso de Medicina foi de 729.86 pontos e em 20221, 734.14 pontos.

Vagas remanescentes de Medicina

As inscrições para as vagas remanescentes do Prouni Medicina abrem normalmente algumas semanas depois do encerramento do processo regular. Funciona como um novo processo seletivo, por isso quem participou do anterior e não conseguiu bolsa, deverá se inscrever novamente caso queira participar.

Na seleção de bolsas remanescentes, as condições de participação são um pouco diferentes do Prouni tradicional. O candidato precisa ter feito obrigatoriamente o Enem, mas aqui vale qualquer edição a partir de 2010. A pontuação mínima para participar é a mesma: 450 na média das provas e nota maior que zero na redação. Além disso, não é necessário comprovar renda familiar ou ter feito o ensino médio em escolas da rede pública.

Veja também: Resultado do Enem – quando sai e como usar minha nota?

Há duas formas de concorrer, em datas diferentes: para os candidatos que ainda não estão matriculados em alguma faculdade e para aqueles que já estão regularmente inscritos numa instituição de ensino superior.

Nessa disputa, leva a bolsa quem apresentar a maior nota no Enem, igual no processo regular. Caso seja aprovado, o candidato também precisa ficar atento aos prazos e levar a documentação comprobatória à faculdade onde foi contemplado com a bolsa.

Resultado do Prouni Medicina

O resultado é divulgado no próprio site oficial do programa, e é de responsabilidade do candidato checar se foi aprovado ou não. Quem perder os prazos ou os procedimentos fica de fora. Não são todos os cursos que aparecem nas vagas remanescentes disponíveis no Prouni. O candidato deve acessar o site do Prouni na época da inscrição e verificar todas as opções disponíveis.

A notícia triste é que normalmente graduações muito procuradas, como Medicina, Psicologia ou Odontologia não têm vagas nessa repescagem. Se você der sorte, poderá encontrar algumas em Direito ou Administração, que são graduações com um número gigantesco de vagas no processo seletivo.

Mas de algo você pode ter certeza: há sempre opções interessantes disponíveis e se é para estudar com bolsa, melhor ainda!

Faculdades privadas de Medicina que aceitam Prouni

O número de vagas de Medicina no Prouni muda todo semestre. Para saber exatamente se é possível conseguir uma bolsa no local e época em que irá começar a estudar, é necessário consultar o sistema do Prouni durante o período de inscrição.

O Ministério da Educação (MEC) só aceita universidades bem avaliadas para oferecem o Prouni. Confira algumas faculdades de Medicina que participam do programa:

CTA curso de Medicina

Como se inscrever para o Prouni Medicina?

A inscrição do Prouni para Medicina é igual a qualquer outro curso. Isso porque o primeiro passo é se inscrever no site do programa durante o período de seleção. As inscrições são gratuitas e acontecem duas vezes por ano – geralmente em janeiro e junho. Todo o processo é feito pela internet.

Veja também: Calendário dos vestibulares de Medicina.

Para entrar na disputa por uma bolsa de estudo, é necessário ter feito obrigatoriamente o Enem do ano anterior e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média geral das provas e nota acima de zero na redação. O candidato também precisa se encaixar em alguns dos requisitos de escolaridade e renda. Veja como concorrer a uma bolsa no Prouni Medicina:

1. Acesse o site do Prouni durante o período de seleção.
2. Informe seu número de inscrição e senha do Enem do ano anterior.
3. Inclua um endereço de e-mail e um telefone (ambos precisam ser válidos).
4. Preencha todos os dados cadastrais solicitados.
5. Selecione até duas opções entre as vagas disponíveis para o curso de Medicina. Escolha a faculdade, o local de oferta (cidade, campus, unidade), o turno (no caso de Medicina é integral), o tipo de bolsa (parcial ou integral) e a modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência).
6. Siga as orientações do sistema para confirmar sua inscrição.

Financiamento estudantil para Medicina no Pravaler

O Pravaler é um programa de financiamento estudantil que já contemplou mais de 200 mil alunos em todo o Brasil. Ele funciona de maneira muito simples: tudo o que você precisa saber para participar é se a sua instituição de ensino é parceira do programa. Tendo essa confirmação, basta acessar o site oficial do Pravaler para fazer a sua simulação e conferir como financiar os seus estudos.

Para participar, não precisa ter feito o Enem. A única exigência é preencher o formulário de cadastro no site oficial. É por meio dele que você será submetido a uma avaliação de crédito da equipe do Pravaler, que vai dizer se o seu perfil está dentro ou não das possibilidades que o programa pode contemplar.

Veja os cursos de Medicina que têm parceria com o Pravaler:

Com o Pravaler, você financia 100% da sua graduação de Medicina com as menores taxas e paga o semestre no dobro de tempo. Com o Pravaler você pode investir no seu futuro!

Botao Simule Financiamento 2

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter