Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Psicologia ou Direito: como escolher o melhor curso? Psicologia ou Direito: como escolher o melhor curso?

Psicologia ou Direito: como escolher o melhor curso?

Se você é do time de humanas, com certeza em algum momento já passou pela sua cabeça estudar Psicologia ou Direito, não é mesmo? Ambas as profissões vêm crescendo no mercado conforme a demanda da sociedade aumenta, além de apresentarem boas possibilidades de carreira e crescimento profissional.

Embora tenham objetivos em comum, de ajudar pessoas, na prática são completamente diferentes. A melhor maneira de decidir qual caminho seguir, é conhecer por completo as duas graduações.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para te auxiliar na sua tomada de decisão. Vamos lá? Boa leitura!

O que a Psicologia tem a ver com o Direito?

No dia a dia, as profissões de Psicologia e Direito são distintas, isso porque, o psicólogo tem como função atender pacientes com demandas de saúde mental, já o advogado ou profissional de Direito tem como objetivo defender e representar os interesses de seus clientes. Além disso, o local de trabalho também pode ser bem diferente. Enquanto o psicólogo normalmente atende em clínicas especializadas ou hospitais, os advogados costumam atuar em escritórios de advocacia, Tribunal de Justiça etc. No entanto, há alguns setores em que as duas carreiras se complementam.

A Psicologia pode influenciar diretamente nos casos de julgamento, isso porque, é uma área que estuda o comportamento do indivíduo como um todo, desta forma, na prática esse método é muito útil quando a personalidade de alguém precisa ser estudada para compreender seus atos. Portanto, existem alguns momentos em que a Psicologia tem a ver com o Direito.

Como é o curso de Psicologia?

A faculdade de Psicologia é do tipo bacharelado e tem a duração de cinco anos (10 semestres). Além disso, essa graduação é oferecida pelas instituições de ensino apenas na modalidade presencial a fim de capacitar profissionais qualificados para compreensão da mente, comportamento das pessoas, as diversas características de distúrbios mentais, transtornos, e quaisquer outras condições e dificuldades que o ser humano tenha em sua vivência.

O psicólogo após formado, poderá atuar em clínicas, hospitais, consultórios, empresas, centros de reabilitação, entre muitos outros, afinal, como mencionamos no início, a Psicologia é uma profissão ampla que oferece diversas possibilidades.

Ao longo do curso de Psicologia, o estudante que optar por estudá-la, encontrará na grade curricular disciplinas como:

  • Análise do Comportamento;
  • Ciências Sociais;
  • Ética;
  • História da Psicologia;
  • Neuroanatomia;
  • Psicodiagnóstico;
  • Psicologia Social;
  • Psicopatologia;
  • Processos Psicológicos Básicos, entre muitas outras.

Ademais, como todo curso da área da saúde exige, na graduação de Psicologia o estágio também é obrigatório, e é neste momento em que o estudante coloca em prática tudo que aprendeu ao longo dos estudos teóricos.

CTA Curso de Psicologia

Como é o curso de Direito?

Já o curso de Direito, disciplinas voltadas às questões legais, sociais e jurídicas são estudadas ao longo do ensino. O objetivo desta graduação é formar profissionais qualificados que possuam todo o conhecimento jurídico para ajudar pessoas por meio de normas e leis.

Veja também: O que um bacharel em Direito pode fazer sem OAB?

A grade curricular do curso de Direito é extensa e teórica, e as principais disciplinas são:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Penal;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito Processual;
  • Direito Tributário;
  • Filosofia do Direito, entre outras.

A faculdade de Direito tem ao todo dez semestres (5 anos), e é oferecida nas universidades no tipo bacharelado. Após a conclusão do curso, é necessário que o estudante passe na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), para que assim, possa exercer a profissão.

600x158 Direito

O que dá mais dinheiro, Psicologia ou Direito?

Avaliar o mercado de trabalho antes de decidir qual carreira seguir é muito importante, afinal, conhecer o cenário e estar por dentro das profissões pode te ajudar a fazer uma escolha mais assertiva. Como mencionamos acima, ambas as profissões, Psicologia ou Direito, possuem boas oportunidades no mercado, isso porque, as duas têm um leque de possibilidades.

No entanto, em termos de retorno financeiro, o Direito é mais atrativo, além das especializações, a profissão possui áreas do direito que pagam mais, e isso contribui de forma positiva na hora de decidir a graduação.

Em um estudo realizado recentemente pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social), sobre as carreiras mais bem pagas do Brasil, o Direito está entre as dez assumindo a quinta posição. A média salarial de um recém-formado em Psicologia é de R $2.468,13, enquanto o profissional de Direito ganha R $4.453,81, em média.

Mas vale a pena ressaltar que esse valor pode ser apenas inicial, e deve ser levado em consideração a corporação em que se trabalha, região, entre outros fatores. Além disso, buscar especializações na área a fim de aprimorar seus conhecimentos, também pode elevar seu retorno financeiro, tanto para Psicologia quanto para Direito.

Afinal, como escolher entre Psicologia ou Direito?

Diante de todas as informações e características que apresentamos de cada uma das profissões, como escolher entre Psicologia ou Direito?

Antes de decidir a carreira do seu futuro, primeiramente, é preciso levar em conta suas preferências, expectativas profissionais, sonhos, além da habilidade. Sim, é necessário ser habilidoso em ambas para exercê-las com qualidade.

Considere também o mercado de trabalho, avalie se está de acordo com o que você espera, afinal, ter boas oportunidades auxilia no seu alcance de objetivo pessoal e profissional, e convenhamos, não há nada mais prazeroso do que o sucesso, não é mesmo? Mas para isso, sobretudo, é muito importante escolher a profissão que você realmente deseja seguir, para que durante sua trajetória, não tenha frustrações.

Antes de decidir entre os cursos de Psicologia ou Direito, conheça mais e entenda melhor sobre cada uma das graduações, assim, você terá mais confiança em sua escolha. Por fim, opte por estudar em boas universidades que ofereçam uma ótima infraestrutura além de qualidade de ensino. Venha conhecer uma das nossas mais de 500 universidades privadas parceiras.

Ainda está confuso? Não sabe qual curso combina mais com o seu perfil? A nossa dica de ouro é: faça um teste vocacional. Ele vai te ajudar a encontrar a carreira ideal e ajuda a tornar essa escolha um pouco mais fácil.

Para te ajudar nessa missão, o Pravaler disponibiliza um teste vocacional, trazendo pra você as carreiras que mais combinam com a sua personalidade. Aproveite, é online e gratuito! Agora é com você, não perca tempo e comece já a graduação!

CTA Teste Vocacional

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter