Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Qual a diferença do Psicólogo e Psicanalista? Qual a diferença do Psicólogo e Psicanalista?

Qual a diferença do Psicólogo e Psicanalista?

Sempre quando temos algum problema, procuramos o especialista certo que pode nos ajudar a resolver. Existem diversos profissionais para cuidar e atender as pessoas, como o psicólogo e psicanalista, que são quem está voltado à saúde mental das pessoas. Você tem curiosidade em entender o que diferencia ambos?

O primeiro passo é saber que psicólogo é quem se formou no curso de Psicologia, enquanto o psicanalista pode ter feito este curso e ter uma especialização em Psicanálise, desde que tenha se especializado na área. Iremos explicar essa diferença e outros pontos importantes a seguir. Continue acompanhando o nosso artigo!

Qual é a função de um Psicólogo?

É comum confundir o psicólogo e o psicanalista, já que ambos podem dar suporte ao lado emocional e mental. No entanto, há características que os diferenciam. Para começar a entender a diferença entre psicanalista e psicólogo vamos comentar em primeiro lugar sobre as responsabilidades, assim como as funções, do profissional formado em Psicologia, uma área de Humanas.

Após os cinco anos de formação na universidade, o psicólogo está hábil a atender os pacientes mais comumente para casos pontuais, como lutos e perdas, ansiedade, términos de relacionamentos e de empregos.

Ou seja, ele pode atuar mais ativamente no comportamento e na mente das pessoas, sendo o que é chamado de ênfase clínica. Também é comum que os psicólogos atuem em organizações e instituições privadas, dando o suporte necessário para a estrutura da empresa com orientações profissionais.

Como é a consulta com um Psicólogo?

A consulta com um psicólogo costuma ser um mistério para as pessoas que nunca fizeram sessões de terapia. No entanto, não há nada a se estranhar porque o mais comum é que paciente e profissional conversem sobre questões que podem incomodar quem buscou a consulta, ou outros assuntos que sejam necessários abordar em cada consulta.

Assim, com base nessas conversas e comentários feitos pelo paciente durante cada atendimento, o psicólogo pode conduzir a conversa a fim de desconstruir certos pensamentos e traumas, ajudando a pessoa a alcançar seu bem-estar, conforto e confiança.

As consultas ocorrem na frequência que o profissional achar que for melhor para o paciente, sendo normalmente uma sessão por semana e de 50 minutos a uma hora. Vale ressaltar que o psicólogo não receita medicamentos.

Qual é a área de formação de um Psicólogo?

O psicólogo precisa ser formado na graduação de Psicologia para que possa atender pacientes em clínicas e atuar em outras instituições. O curso de Psicologia é um dos mais renomados do país, assim como tradicional, visto a sua importância para a sociedade em que vivemos.

Em todo o Brasil existem boas universidades para ingressar nessa área. Quer saber quanto você pagaria para cursar Psicologia em algumas destas instituições de ensino superior privadas? Aproveite para simular o seu financiamento estudantil com o Pravaler!

CTA Curso de Psicologia

Qual é a função de um Psicanalista?

O psicanalista também trabalha com o tratamento de questões emocionais e psíquicas do indivíduo. Mas vai muito além disso e é fundamental compreender qual a diferença entre psicólogo e psicanalista, conhecendo mais a fundo o que faz este profissional.

Se você tem dúvidas sobre qual é a função de um psicanalista, saiba que um dos principais pontos desta carreira é que ele utiliza análises específicas para identificar o inconsciente do seu paciente e entender o seu comportamento a partir disso, procurando por questões internas que possam ser a causa de certos padrões de atitudes.

Os seus estudos e técnicas têm como base os estudos feitos por Sigmund Freud, um importante médico austríaco do século XX. Esse profissional também não pode indicar remédios para os seus pacientes.

Como é a consulta com um psicanalista?

Talvez você já tenha escutado que se consultar com esse profissional seja mais intenso do que com um psicólogo e queira saber mais sobre como é a consulta com um psicanalista. Os encontros para realizar as sessões são mais frequentes, como mais vezes na mesma semana, e o profissional faz anotações enquanto seu paciente se expressa e diz o que está o afligindo, normalmente estando deitado de costas para o psicanalista.

A partir dessas observações e notas, o psicanalista questiona o paciente sobre seus comportamentos, ajudando-o a perceber os padrões reproduzidos em suas relações, atitudes e em sua vida de modo geral.

É importante entender para quem é indicada a Psicanálise. Não há mais restrições para que as pessoas busquem essas consultas como havia no passado. Ou seja, é recomendada para todas as pessoas que tiverem interesse em saberem mais sobre si e reconhecerem que precisam de ajuda de um profissional confiável e preparado para atendê-lo.

Então, saiba que decidir quando procurar um psicanalista pode partir da sua vontade de se aprofundar no autoconhecimento ou curar traumas, questões internas e o que mais incomodar.

Qual é a área de formação de um Psicanalista?

Muitas pessoas podem acreditar que o psicanalista é médico, mas essa não é a verdade. Quem é formado em Medicina é o psiquiatra, outra carreira que atua em prol da saúde mental das pessoas.

Veja também: Psicologia e Psiquiatria: entenda a diferença entre as áreas!

O psicanalista tem formação em Psicologia, na maioria dos casos, ou em outros cursos das Ciências Humanas, mas para ter carreira em Psicanálise ele precisa ter se especializado nesta área.

Qual a diferença entre Psicólogo e Psicanalista?

Podemos concluir que ambas as profissões utilizam as conversas com os seus pacientes em cada sessão como ferramentas para ajudá-lo a lidar com os problemas e distúrbios que possam estar enfrentando. O que faz com que sejam carreiras diferentes são os estudos necessários, como o caso de uma pós-graduação em Psicanálise, e as abordagens usadas nas sessões.

Quer saber mais sobre as especializações para um psicólogo? Confira os cursos de pós-graduação de Psicologia disponíveis, além da Psicanálise.

Agora que você sabe a diferença entre psicanalista e psicólogo, que tal procurar uma das melhores faculdades do país para cursar a graduação de Psicologia e começar a sua carreira como um importante profissional dessa área. Aqui no blog do Pravaler você fica por dentro de tudo o que é necessário e ainda simula o seu financiamento estudantil.

CTA Simule seu Financiamento Estudantil

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter