Com o que um psicólogo pode trabalhar?

Muitas pessoas pensam que quem é formado em Psicologia só poderá trabalhar em um escritório próprio. Isso é porque temos uma visão estereotipada do psicólogo em um consultório grande, cheio de livros em uma grande estante na parede e com um divã no meio da sala.

Mas a vida real de um psicólogo nem sempre é assim! Existem muitos lugares diferentes em que um psicólogo pode atuar sem ser aquele consultório solitário e clássico mostrado nos filmes e novelas na televisão.

Quer saber quais são eles? Nós contamos para você!

Em clínicas
Psicólogos podem atender em clínicas particulares e populares. Os consultórios costumam ser pequenos e a agenda sempre está lotada! Além disso, é possível trabalhar em mais de uma clínica ao mesmo tempo, já que elas costumam ter mais de um psicólogo disponível e eles revezam os dias da semana em que trabalham lá. É uma ótima ideia para quem está começando na profissão, já que o índice de contratação é alto. Antes de ter uma clínica própria, é bom ter experiência em outras!

Em empresas
Psicólogos do trabalho costumam atender vários setores: ajudam a selecionar candidatos em entrevistas e dinâmicas de grupo, dão palestras para motivar a equipe, atendem funcionários que estão passando por problemas com colegas, resolvem conflitos e até mesmo ajudam futuros aposentados a lidar com a separação do mercado de trabalho. São muitas atribuições, mas pode ser um emprego bastante recompensador e estável!

Em instituições
Do mesmo modo, alguns psicólogos trabalham em grandes instituições do governo, não-governamentais (ONGs) e relacionadas a uma causa, como o Instituto do Câncer Infantil. Nessas instituições eles não apenas atendem pacientes que precisam de ajuda e acompanhamento, mas também auxiliam os voluntários e trabalhadores, já que trabalhar em uma instituição, mesmo que seja satisfatório, pode trazer muita pressão e estresse. É um jeito de se aproximar do trabalho voluntário e comunitário sem deixar de exercer sua profissão!

Em escolas
Psicólogos infantis ou especializados em adolescência podem trabalhar em escolas e creches. Eles ajudam os professores a lidar com o comportamento de crianças e adolescentes, auxiliam com ideias de atividades em sala de aula, resolvem conflitos entre alunos e professores – ou entre alunos e alunos – e conversam com crianças que estejam passando por momentos difíceis. Muitas vezes, o psicólogo da escola é a única pessoa com quem um adolescente pode conversar sobre seus problemas e frustrações. Exige muita responsabilidade!

Em hospitais
Como qualquer outro profissional da área da saúde, psicólogos podem trabalhar também em hospitais! A rotina pode ser pesada e o contrato costuma ser exclusivo. Por isso, o sistema de administração é bem diferente dos das clínicas, empresas ou instituições. Mas o profissional tem a oportunidade de conhecer casos variados e enfrentar novos desafios todos os dias em um ambiente de muita pressão. É um desafio e tanto!

Esses são apenas alguns dos muitos lugares em que o psicólogo pode trabalhar. Eles ainda podem atuar em equipes esportivas – já imaginou como é ser psicólogo de um time olímpico? – na polícia, no exército, em agências de viagem, etc. Onde tiver um grupo de pessoas que pode precisar de orientação, um psicólogo será necessário. Por isso, não é necessário ter seu próprio consultório cheio de livros nas estantes! As chances estão em todos os lugares!

Categoria: Profissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.