Quais as diferenças entre Bacharelado e Tecnólogo?

Por useradmin

Quais as diferenças entre Bacharelado e Tecnólogo?

Conheça as diferenças entre bacharelado e tecnólogo e escolha o que for melhor para você.

 

 

Escolher um curso superior para se especializar é uma decisão importante, que pode influenciar toda a sua vida profissional. Por isso, é muito comum surgirem dúvidas em resolver sobre bacharelado e tecnólogo.

É importante conhecer as diferenças entre essas as duas modalidades de formação, bem como suas vantagens e desvantagens em relação ao mercado de trabalho.

Neste artigo vamos mostrar as principais diferenças entre bacharelado e tecnólogo para que você descubra qual é a melhor opção para você.

Principais diferenças entre bacharelado e tecnólogo

Bacharelado e tecnólogo possuem algumas semelhanças e diferenças, sendo as principais relacionadas à duração e ao foco profissional.

Vamos ver quais são.

Bacharelado

Uma das principais diferenças entre bacharelado e tecnólogo diz respeito ao objetivo do curso. O principal objetivo do bacharelado é oferecer uma base sólida para a formação do profissional. Os cursos são organizados em grandes áreas do conhecimento como Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, entre outras.

É a formação superior mais tradicional, com duração variando entre 4 e 6 anos.

Ao longo desse tempo, o aluno estuda disciplinas relativas a todos os segmentos de mercado que compõem o curso escolhido, obtendo um conhecimento mais generalista sobre todos os assuntos relativos àquela profissão.

Além disso, o curso de bacharelado possui um ciclo básico, composto pelos primeiros períodos do curso, onde o estudante pode tomar contato com as diferentes áreas da profissão. Isso possibilita que ele escolha com calma qual irá seguir.

Esse modelo de formação capacita o bacharel a atuar em diversas áreas após o término do curso, podendo complementar sua formação com pós-graduações para se especializar na área desejada.

Esse tipo de curso é ideal para jovens que ainda não conhecem o mercado de trabalho, ou que ainda têm dúvidas sobre a carreira que desejam seguir.

Tecnólogo

A formação em tecnólogo foi criada como uma resposta às necessidades do mercado de trabalho. Entre bacharelado e tecnólogo, existe uma diferença relativa ao aprendizado.

Ao contrário do bacharelado, que se concentra em grandes áreas do conhecimento, a formação de tecnólogo possui uma classificação mais específica, relacionada com o tipo de trabalho a ser desenvolvido, após a conclusão do curso.

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, idealizado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), os cursos de tecnólogo abrangem as seguintes áreas:

  • Ambiente e Saúde
  • Controle e Processos Industriais
  • Desenvolvimento Educacional e Social
  • Gestão e Negócios
  • Hospitalidade e Lazer
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Militar
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural e Design
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais
  • Segurança
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

Apesar de já ser muito difundido, ainda gera algumas dúvidas, principalmente, relacionadas à sua equivalência a um curso superior ou a um curso técnico. Na verdade, o tecnólogo equivale a um curso superior, da mesma forma que o bacharelado.

No Brasil, a validade do diploma de qualquer curso superior é o reconhecimento pelo MEC. Portanto, se o estudante fizer um curso de tecnólogo reconhecido pelo MEC, o diploma vale como comprovação do grau superior para conseguir emprego ou fazer uma pós-graduação.

Entre bacharelado e tecnólogo, este último costuma ser muito procurado devido à sua duração ser mais curta do que o curso de bacharelado, levando em torno de 2 a 3 anos.

Isso ocorre porque a formação possui uma abordagem mais específica, focada na prática profissional, tornando-a ideal para quem já está inserido no mercado de trabalho, em uma determinada área, e deseja obter uma formação de curso superior em pouco tempo.

É um curso mais indicado para quem já tem certeza da área em que deseja se desenvolver profissionalmente.

Conclusão

O estudante que deseja investir em sua formação profissional, especializando-se com um curso superior, precisa conhecer, em detalhes, as características de cada modalidade.

No caso do bacharelado e tecnólogo, existem diversas diferenças relativas ao aprendizado, abrangência dos estudos e duração do curso.

Para decidir qual o melhor para você, entre bacharelado e tecnólogo, é essencial também possuir clareza sobre o seu objetivo profissional, buscando o curso superior mais alinhado com a sua personalidade.

Compartilhar
Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.