As diferenças entre sistemas de informação e ciências da computação


Conheça as diferenças entre sistemas de informação e ciências da computação

Quais as diferenças entre sistemas de informação e ciências da computação? É extremamente comum encontrar interessados pela área que não sabem qual curso devem fazer, por não terem informações suficientes sobre seus diferenciais.

Junto com o curso de Engenharia da Computação, os cursos de Sistemas de Informação e de Ciências da Computação estão entre os mais comuns nas universidade e nas faculdades que oferecem graduação em computação.

Em uma área tão complexa quanto a computação, é preciso ter certeza dos diferenciais entre cada segmento. Estes cursos diferentes se tornam opções de caminhos possíveis a serem seguidos e, assim, é muito importante que o interessado possa saber qual a diferença entre os cursos de Sistemas de Informação e Ciências da Computação.

Evitar frustrações e escolhas erradas é o motivo de termos criado este material. Aqui, trazemos um breve resumo sobre cada um dos cursos para que você possa analisar as opções e escolher seu curso com toda a certeza.

Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação tem um foco, que é o planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação e automação. Há uma semelhança com Ciências da Computação, mas aqui, a diferença está no fato de que o estudante de Sistemas de Informação seria preparado para atuar de forma mais direta tanto no desenvolvimento de softwares quanto em atividades que têm relação mais próxima, como suporte.

O aluno do curso de Sistemas de Informação terá um aprendizado mais voltado para a solução de problemas de negócios e as necessidades tecnológicas relacionadas, principalmente no ambiente corporativo. Logo, é um curso mais voltado a lidar com planejamento, administração, negócios, relações humanas e desenvolvimento de sistemas de informação e automação de processos. A duração média do curso é de quatro anos e meio, abordando, além de disciplinas técnicas, matérias como economia e administração, por exemplo.

Ciências da Computação

O curso de Ciências da Computação aborda de maneira mais aprofundada os conceitos e teorias da computação. Há um foco numa sólida formação em temas como estrutura de dados, algoritmos, análise e desenvolvimento de sistemas, entre outras especificidades. O trabalho nesta área é voltado essencialmente ao software, sendo um curso com grande embasamento em fundamentos matemáticos e em cálculos.

O aluno do curso de Ciências da Computação se volta à resolução de problemas reais, com a aplicação de soluções que envolvam a computação. Isto de forma independente do ambiente, que pode ser comercial, industrial ou científico. Com aplicação em diversas áreas do conhecimento, o curso possibilita muitas oportunidades para o formado.

Alunos egressos do curso de Ciências da Computação costumam seguir carreiras ligadas ao desenvolvimento de softwares. É fato que outras áreas podem ser exploradas, tais como segurança da informação ou estrutura de redes, por exemplo. O curso tem duração de quatro a cinco anos e a conclusão costuma estar atrelada à criação de um programa, bem como um trabalho a respeito dele.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os egressos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciências da Computação está aquecido. Há uma demanda crescendo anualmente por profissionais de computação. Isto, é claro, vai ao encontro do incremento da tecnologia na vida das pessoas, com mais e mais acessos à web. Também contribui para o crescimento do mercado de trabalho a quantidade de gadgets que necessitam do desenvolvimento de novos sistemas de informação. As oportunidades são maiores, naturalmente, nos grandes centros urbanos, que concentram mais empresas da área.

E então, qual dos dois cursos mais combina com você? Conte para a gente nos comentários!

Pretende cursar algum dos dois cursos mas não sabe como? Conheça o PRAVALER e faça sua simulação!

Compartilhar
Categoria: Cursos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.