Quais são as profissões do futuro?

Enquanto o mundo muda – fica mais rápido, tecnológico e especializado –, suas necessidades vão mudando também. E se suas necessidades mudam, as tendências do mercado de trabalho mudam junto. É por isso que algumas profissões “saem de moda” e outras viram “tendência”: porque o mercado precisa se adaptar. Muitas profissões deixaram de existir e outras surgiram nos últimos anos.
Se você vai prestar vestibular, deve querer saber logo quais são as principais profissões do futuro! Abaixo, fizemos uma lista com as profissões que vão ser muito necessárias nos próximos anos. Confira!
Engenheiro ambiental
Hoje, esse já é um mercado em alta. Mas vai ser ainda mais no futuro! A preocupação com o meio-ambiente em todos os setores – construção civil, indústria, etc – faz com que o engenheiro ambiental seja necessário em todo o tipo de projeto. Além da preocupação em preservar nosso planeta, ainda entra em questão a racionalização de custos, que também é trabalho para o engenheiro ambiental. É uma profissão muito atual e vai continuar sendo importante!
Engenheiro de petróleo e gás
Outro ramo da engenharia que já está alta hoje em dia e vai continuar crescendo. A energia é um dos recursos mais importantes de um país, e descobrir maneiras de extraí-la e processá-la é papel do engenheiro de petróleo e gás. Com a descoberta do pré-sal e de novas formas de extrair gás de formações rochosas, as possibilidades que se abrem são infinitas. Uma tarefa diferente e que precisa de especialistas!
Conselheiro de aposentadoria
A expectativa de vida aumentou nos últimos anos e deve aumentar mais enquanto nossa qualidade de vida sobe. Por isso, essa profissão se torna necessária. Um conselheiro de aposentadoria cuida de contabilidade, finanças e gestão de carreira, ajudando a planejar a vida do futuro aposentado – e mesmo ajudá-lo a se reinserir no mercado de trabalho, já que a expectativa é que se viva mais. Para se preparar para essa profissão, procure cursos como Economia, Contabilidade e Administração.
Gestor de qualidade de vida
O gestor de qualidade de vida é um profissional que começa a aparecer nas empresas aos poucos. Ele cuida para que os funcionários possam manter um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, mapeando possíveis problemas de saúde que os funcionários possam desenvolver e estimulando uma vida mais saudável. Nesse caso, o curso não é tão relevante quanto a experiência do profissional com recursos humanos.
Gestor de comunidade
O cargo surgiu alguns anos atrás como Analista de Redes Sociais e, mesmo não sendo levado a sério no início, se mostra hoje uma tendência poderosa. Um gestor de comunidade cuida do marketing e das relações públicas de uma empresa nas redes sociais, mantendo um relacionamento com os clientes, divulgando a empresa e procurando o que é dito sobre ela nas comunidades da internet. Ele busca soluções para e não deixa que qualquer problema de imagem que a empresa tenha seja levado longe demais. A formação, nesse caso, deve ser relacionada com comunicação.
Essas são algumas das profissões que estarão em alta no futuro, mas não são todas! Essa é só uma pequena previsão que não pode dizer com certeza o que será do profissional do amanhã. O mais importante é que você se dedique a uma profissão que o satisfaça e não que siga exclusivamente as tendências do mercado. Lembre-se disso!

Categoria: Profissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.