Quais são as universidades brasileiras que mais empregam?

Na hora de escolher uma faculdade, é importante considerar vários fatores, entre eles a infraestrutura, as oportunidades que a instituição oferece e a visibilidade dos formados no mercado de trabalho. Por isso, todos os anos é lançado um ranking de empregabilidade de formados (QS Graduate Employability Ranking).
Ele analisa universidades do mundo todo, mostrando quais são as universidades que mais se preocupam em preparar efetivamente seus estudantes para ingressar no mercado de trabalho. Esse ranking inclui 300 universidades – e cinco delas são brasileiras. Saiba quais são!

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Na posição 191 do ranking mundial das melhores universidades feito pelo QS Top Universities, a Universidade Estadual de Campinas está entre as 200 universidades com melhores níveis de empregabilidade do mundo. O curso que mais emprega é a Odontologia, que está em 20º lugar na área. No bloco do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a Unicamp está no 12º lugar.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Na posição 321 do ranking mundial das melhores universidades feito pelo QS Top Universities, a Universidade Federal do Rio de Janeiro está entre as 200 universidades com melhores níveis de empregabilidade do mundo. O curso que mais emprega é a Antropologia, que está entre as 100 melhores do mundo. No bloco do BRICS, a UFRJ está no 29º lugar.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

Entre as 500 melhores universidades no ranking mundial feito pelo QS Top Universities, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro está entre as 200 universidades com melhores níveis de empregabilidade do mundo. O curso que mais emprega é a Política, que está entre os 200 melhores do mundo. No bloco do BRICS, a PUC-RJ está no 46º lugar.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Também entre as 500 melhores universidades no ranking mundial feito pelo QS Top Universities, a Universidade Federal de Minas Gerais está entre as 200 universidades com melhores níveis de empregabilidade do mundo. O curso que mais emprega é o de Pesquisa em Estatísticas e Operações, que está entre os 150 melhores do mundo. No bloco do BRICS, a UFMG está no 53º lugar.

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

A Universidade Federal de São Paulo também está entre as 500 melhores universidades no ranking mundial feito pelo QS Top Universities, além de estar entre as 200 universidades com melhores níveis de empregabilidade do mundo. O curso que mais emprega é o de Enfermagem, que está entre os 100 melhores do mundo.
Não estamos dizendo, com essa lista, que só quem é formado nessas universidades tem possibilidades de conseguir um emprego. Nem que as pessoas que se formam nessas instituições com certeza vão conseguir um emprego. Mas é sempre importante e pertinente saber quais são as universidades brasileiras que mais se preocupam em dar ao estudante o preparo e as informações necessárias para conseguir uma vaga no mercado de trabalho, algo que vai além do conteúdo curricular comum. E esse ranking é uma ótima maneira de descobrir isso!

Categoria: PrasaberProfissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.