Quais são os cursos mais populares na modalidade EAD?

A Educação a Distância (EAD) não é mais uma tendência no Brasil. Já é uma realidade para um grupo composto, em sua maioria, por mulheres que trabalham e tem de 18 a 30 anos. Isso prova que as pessoas vêm buscando cada vez mais novas formas de estudar, utilizando as novas tecnologias. Neste post, vamos falar sobre o perfil dos estudantes e quais os cursos mais populares na modalidade EAD.
O curso mais procurado é Pedagogia, seguido por Administração. Esses campeões lideram a lista dos cursos mais procurados tanto em número de candidatos quanto de matrículas, segundo as informações do último Censo da Educação Superior do MEC/Inep, realizado em 2012.
A grande procura por Pedagogia é atribuída ao atual mercado de trabalho, que tem uma carência de professores com formação adequada para trabalhar na educação básica. Há também os investimentos do governo em educação a distância para formar e qualificar os docentes, com cursos que não exigem infraestrutura cara. Os estágios são realizados nas escolas e, por tudo isso, os custos do curso de Pedagogia são mais baixos que de outras disciplinas.
O curso de Administração também é o queridinho dos estudantes que optam pelo EAD, por tratar-se de uma carreira muito requisitada no mercado, dada sua visão generalista e versatilidade. Os profissionais que levam no currículo a formação em Administração podem atuar em diversas áreas das mais variadas empresas. Em terceiro e quarto lugares, aparecem o Serviço Social e a Gestão de Recursos Humanos.
Veja os outros cursos de EAD mais procurados
Ciências Contábeis
Administração Pública
Logística
Gestão Ambiental
Letras
Mulheres são maioria entre os alunos de EAD
Quanto ao perfil das pessoas que procuram o EAD, as mulheres figuram como sendo a maioria. Especialistas apostam que a razão do domínio feminino no preenchimento da vagas deste cursos é que as mulheres costumam ter jornadas triplas, trabalhando, estudando e cuidando dos filhos e da casa. Sendo assim, ela se adaptam melhor à esta metodologia, que garante o aprendizado na hora em que ela achar mais adequada e sem precisar sair de casa. Elas ainda são reconhecidas por características como autonomia, disciplina e dedicação, também relacionadas ao EAD.
Aos poucos, quem vem se juntando ao rol de adeptos do EAD são os jovens. E para eles, vem sendo lançados muitos cursos, como por exemplo, Engenharia, Enfermagem e Educação Física, disciplinas que até há pouco tempo eram oferecidas somente na forma presencial.
Os motivos que acarretam o crescimento da procura pelo EAD
O EAD tem sido cada vez mais procurado por várias razões. Uma delas é que o mercado exige que as pessoas conciliem o trabalho com os estudos, unindo a prática profissional com o embasamento teórico. No EAD, alunos e professores não ficam cara a cara como no ensino tradiocional e isso garante flexibilidade de horários e de lugares para o aluno estudar. O ambiente virtual promove, ainda, um ritmo de estudos gerenciado pelo próprio aluno.
Em caso de dúvidas, o estudante pode recorrer à internet e também ao professor, via e-mail, skype, videoconferência ou chat. O material de estudo fica acessível nos computadores, tablets ou celulares, bastando estar conectado à internet. Além destas facilidades, ainda há o fator economia, já que muitos desses cursos com EAD são, inclusive, gratuitos.

Categoria: EADPrasaber

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.