Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?


Saiba Qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?

Com certeza você já deve ter ouvido aquele ditado que diz que o seu conhecimento é o bem mais valioso que pode ter, porque, a partir do momento em que o adquire, ninguém consegue tirá-lo de você. Não é à toa que essa ideia é tão difundida.

Investir no seu preparo e capacitação é sempre uma boa ideia, já que o seu desenvolvimento é fundamental para conquistar boas colocações na carreira profissional.

A graduação é um bom começo para isso. Porém, além de ter que escolher a área na qual você deseja atuar, é preciso ainda levar em conta as particularidades dos cursos e, entre elas, estão as certificações de bacharelado ou licenciatura. Mas o que essas modalidades significam? No post de hoje, listamos as principais diferenças entre para que você possa escolher aquela com a qual mais se identifica. Confira!

Curso de graduação com certificação de bacharelado

Quem se forma bacharel em determinada área sai da graduação sai preparado para enfrentar o mercado de trabalho e concorrer a vagas nas empresas do segmento. Isso porque o curso de bacharelado é focado em preparar profissionais para seguir carreira de forma mais ampla no mercado, seja como funcionário ou prestador de serviços.

Os cursos de bacharelado compreendem as áreas de humanas e exatas, como Medicina, Comunicação, Psicologia, Engenharia, Matemática e Administração, respectivamente. Normalmente, a formação destes profissionais leva de quatro a cino anos.

Cursos de graduação com certificação em licenciatura

Os cursos de graduação com licenciatura são aqueles indicados para quem deseja seguir carreira acadêmica, ou seja, se tornar um especialista na sua área para, posteriormente, estar apto a lecioná-la, sejam em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio ou Superior.

Normalmente, os cursos de licenciatura têm duração de três a quatro anos. Para quem deseja ser professor universitário, é necessária também a formação em pós-graduação.

Como escolher a modalidade ideal?

Optar por um curso de bacharelado ou licenciatura é uma decisão pessoal, que deve levar em consideração o seu perfil e aquilo que você almeja profissionalmente.

Em alguns cursos, a decisão entre as duas modalidades é feita durante a graduação e, a partir dela, o aluno passa a ter disciplinas direcionadas para a sua futura atuação.

Para que você faça uma boa escolha, procure pesquisar sobre a área em que deseja atuar para ter uma ideia do mercado de trabalho, da remuneração e dos cargos oferecidos. Conversar com pessoas que já tomaram essa decisão e seguiram o caminho que você está pensando para si também é uma boa forma de se preparar para fazer a melhor escolha.

Não existe uma fórmula certa que ajude a decidir entre o bacharelado ou a licenciatura, mas você também pode fazer uma autoanálise e se projetar atuando nessas áreas. Se questione se você se enxerga lecionando, preparando e dando aulas ou a visão que tem do seu futuro é construindo uma carreira no mercado de trabalho tradicional, em uma empresa.

E não se assuste se você achava que tinha uma decisão tomada quando viu que as suas preferências mudaram e que agora você quer outra coisa para a sua carreira profissional. Nós mudamos com o passar do tempo – e, com a gente, os nossos objetivos e ambições profissionais.

Compartilhar
Categoria: Ajuda nos estudos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.