Qual a diferença entre chefe e líder?


Conheça qual a diferença entre chefe e líder?

Faz muito tempo que a figura do chefe está no imaginário popular. O chefe é aquela pessoa que não só está presente no nosso cotidiano, mas também em todas as reclamações que fazemos para amigos e familiares. Muitos filmes e livros retratam a relação de com chefes, quase nunca pacíficas.

No entanto, com as mudanças do mercado de trabalho, surgiu também a figura do líder. Com uma função parecida, mas comportamento diferente do chefe, ele parece ser uma alternativa mais adequada para o mercado de hoje. Você sabe qual é a diferença entre chefe e líder?

Características de um chefe

Você com certeza já conhece o chefe. Ele é aquela figura de autoridade máxima no seu ramo da empresa. Às vezes, você nunca interage com ele e até demora a conhecê-lo. É uma figura centralizadora, que toma todas as decisões da empresa e que precisa aprovar tudo que todos os funcionários fazem. Se ele não aprovar, o problema vai ser do funcionário. E que problema! Sua única preocupação são os resultados imediatos da empresa, especialmente o lucro.

O chefe também costuma não se ver como parte de uma equipe, mas como alguém que está acima dos funcionários. Para manter essa figura de autoridade, ele dá muitas ordens, ouve poucas opiniões e mostra frequentemente que é ele quem manda. Além disso, não admite os próprios erros. Quando a empresa cresce, ele se orgulha dos próprios resultados. Quando isso não acontece, ele põe a culpa nos funcionários. Dá para ver porque esse modelo de chefe não se encaixa mais nos padrões das empresas atuais, não é?

Características de um líder

Ao contrário do chefe, o líder não posa como uma autoridade máxima, mas sim como um guia, como um orientador. As decisões da empresa passam a ser tomadas em conjunto e o líder funciona como um mediador que ouve e pondera a opinião de todos. Ele prefere compartilhar em vez de centralizar. A relação dele com os funcionários é mais aberta, como em uma parceria, mas ele ainda sabe como organizar a empresa para que nada saia do controle.

Além disso, o líder está mais preocupado em preparar seus funcionários para que todos possam crescer junto com a empresa, em vez de focar somente nos resultados imediatos. É o futuro que mais importa – e o futuro de todos, não só o dele. Por isso, ele costuma incentivar mais a criatividade dos funcionários e tem mais facilidade para admitir seus erros Ele sabe que um funcionário que cresce ajuda a empresa a crescer também.

Afinal qual a diferença entre chefe e líder?

Ser um líder, em vez de um chefe, não é uma tarefa fácil. Temos uma tendência a tomar uma posição de autoridade rígida quando convidados a uma posição como essa. Mas é muito importante se preparar para ser sempre um líder, mesmo fora do cargo de chefia, e ajudar seus colegas a crescerem para que você possa crescer também. Isso abre portas para o futuro!

Compartilhar
Categoria: Carreira
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.