Qual a diferença entre profissão e carreira?

Por useradmin

Qual a diferença entre profissão e carreira?

O momento da escolha da profissão é difícil para muitos jovens. Requer não somente reflexão sobre personalidade, interesses e aptidões, mas também a avaliação de informações específicas do mercado de trabalho e as tendências para este no mundo globalizado.

Fazer uma boa escolha é ainda mais difícil se o jovem não entende a importante diferença entre profissão e carreira. É comum a confusão do significado destes termos, bem como reduzi-los ao curso de graduação escolhido. Mas qual é, então, a diferença entre profissão e carreira, e por que é importante? Confira algumas informações:

O que é profissão?

De forma geral, profissão é o termo utilizado para definir a área de atividade na qual um profissional adquire expertise, garantindo sua empregabilidade. Consiste, portanto, na ocupação ou atividade que serve como fonte regular de meios de subsistência – o emprego propriamente dito. Para tal, o curso de graduação é ferramenta essencial, garantindo os conhecimentos necessários para o exercício desta atividade. Médico, advogado, arquiteto e engenheiro são exemplos de profissão.

O que é carreira?

O conceito de carreira é mais amplo que o de profissão e mais relacionado a aspectos da estrada profissional que se deseja seguir, bem como o estilo de vida e o tipo de atuação sonhados. É comum que profissionais desenvolvam suas carreiras em áreas completamente diferentes de sua formação profissional, seja devido ao desenvolvimento de uma preferência por estas ou pela situação do mercado de trabalho na área em que apresentam formação.

A carreira, muito além da profissão que se aprende na graduação, é uma escolha, um direcionamento ao exercício desta e a construção de uma trajetória para se alcançar os objetivos pretendidos. Para entender melhor, pense na profissão como uma meta de médio prazo na hora de fazer escolhas e a carreira, de longo prazo.

Como planejar sua carreira?

O planejamento de carreira consiste em uma análise das oportunidades para o seu futuro profissional, do que já foi conquistado até o momento e de quais são suas metas para o futuro. Assim, aumentam as chances de sucesso e avanço na área em que se deseja atuar. Mas como realizar este planejamento? Confira algumas dicas:

Defina objetivos profissionais e de que forma irá alcançá-los. Lembre-se de rever estes objetivos periodicamente, analisando quais deles não fazem mais sentido.

Seja objetivo ao traçar planos. Definir metas inalcançáveis acaba por ser frustrante e não contribui em nada para o seu planejamento.
Estabeleça prazos para a realização de cada uma das metas estipuladas no seu planejamento. Aqui também é importante ser realista: considere de forma objetiva o tempo que você realmente tem disponível para executar as tarefas relacionadas ao cumprimento deste objetivo.

Avalie quais objetivos dependem de você e foque suas ações na realização destes. Entender quais das metas dependem de outras pessoas para se tornarem realidade é importante para evitar desmotivação.

Tenha calma na realização das suas metas, focando em uma coisa de cada vez e comemorando suas conquistas.

Compartilhar
Categoria: Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.