Quando devo começar a procurar meu primeiro estágio?


Saiba Quando você deve começar a procurar meu primeiro estágio

O primeiro estágio é um momento decisivo para quem ainda está na faculdade. Nele, você vai aprender mais sobre a profissão que escolheu, o dia-a-dia no mercado de trabalho, as funções reais do profissional e ainda vai conviver com muitos trabalhadores experientes, que vão dividir seus conhecimentos com você.

Fazer um estágio é uma ótima maneira de abrir as portas do mercado de trabalho e de aprender mais sobre sua área e sobre você mesmo como profissional.

Porém, muitos estudantes não sabem por onde começar. Quando é hora de procurar seu primeiro estágio? Nós temos a resposta!

Não deixe para depois para buscar o primeiro estágio

A maioria dos estudantes universitários acredita que a hora certa de procurar um estágio é no meio do curso, quando você já tem alguma base e conhecimento das disciplinas e pode selecionar melhor o que quer fazer.

Essa parece, a primeira vista, uma boa sugestão. Porém, de acordo com especialistas, já é um pouco tarde: o melhor momento de procurar um estágio é ainda no começo do curso!

 

Saiba como é o estágio nas empresas

 

Mesmo que tenhamos a impressão de que as vagas de estágio exigem demais para quem ainda está começando, na verdade, a maioria delas é voltada para quem ainda está nos primeiros semestres. Além de ter mais oportunidades, você pode ainda descobrir logo se a área de seu estágio é que a que você deseja para o futuro. Isso facilita muito sua escolha de carreira!

Deixar para fazer o estágio já no final da faculdade pode ser um problema. O tempo é mais curto, você vai estar ocupado com o trabalho de conclusão de curso e não vai aproveitar tanto quanto teria aproveitado ao longo da faculdade.

O estágio é um momento para aprender e desenvolver habilidades, não só para aplicar aquilo que você já conhece. Por isso, não perca tempo e procure logo sua oportunidade! Quanto mais cedo você puder se inserir no mercado de trabalho, melhor será seu currículo e sua experiência profissional.

Tempo de se descobrir

Mas não precisa se desesperar: começar um estágio não quer dizer, necessariamente, assinar um contrato para trabalhar quatro horas por dia, todos os dias, em uma grande empresa. Estar na faculdade significa começar a se descobrir como profissional, e você pode fazer isso de várias maneiras.

 

7 dicas para encontrar um estágio mais rápido

 

Não tem nada de errado em se dedicar exclusivamente ao curso que escolheu e assistir palestras, ir à congressos ou participar ativamente de eventos. Você vai conhecer muitos profissionais e ganhar muito conhecimento assim! Além disso, a própria universidade oferece oportunidades profissionais interessantes e você pode preferir participar de uma monitoria ou de uma empresa júnior com os seus colegas.

Não deixe de usar seu tempo para se aprimorar e aperfeiçoar o que for necessário para o mercado de trabalho. Você pode, por exemplo, fazer um curso de línguas que vá ajudá-lo a conseguir um bom emprego ou participar de workshops que vão melhorar suas habilidades com relacionamentos no trabalho. Todas essas qualidades são bem vistas pelos empregadores.

Por isso, tenha em mente que a faculdade, com ou sem estágio, é um lugar para se tornar um profissional – e um ser humano – cada vez melhor. Não deixe para depois e comece logo a procurar seu nicho, sua especialização, aquilo que você vai fazer depois que o curso acabar. Ser dedicado, tanto nos estudos quanto no trabalho, é essencial para melhorar a cada dia!

Compartilhar
Categoria: Carreira
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.