Que curso fazer para trabalhar com redes sociais?

Com o crescimento das redes sociais, toda uma nova área começou a surgir no mercado. Nós, sem dúvidas, usamos as redes sociais para falar com amigos, reencontrar colegas, manter contato com a família e ter alguma diversão com páginas e posts engraçados. Mas as redes sociais são também um grande meio de comunicação entre marcas e clientes, possibilitando um marketing mais direcionado e um relacionamento mais próximo.
Por isso, hoje em dia algumas empresas contratam profissionais para trabalhar com redes sociais. Eles postam regularmente nos sites mais acessados – Facebook, Twitter e Instagram são os favoritos – respondem dúvidas e sugestões de clientes e ficam de olho no que é dito sobre a marca nas redes. É uma boa maneira de conhecer a opinião do cliente e de mostrar que a marca está sempre disponível para eles.
Mas como é uma carreira muito atual, fica a dúvida: como se tornar um analista de redes sociais?
Cursos de comunicação
A verdade é que não existe um curso específico para quem quer trabalhar nessa área, porque ainda é algo recente e, como acontece com todas as carreiras, o que surgiu primeiro foi a necessidade do mercado, não a graduação. Mas alguns cursos podem dar as habilidades necessárias para quem quer trilhar esse caminho – a boa redação, o bom relacionamento com o público, a compreensão de como funciona o marketing digital, etc.
Os cursos da área de comunicação são os melhores, nesse caso: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas são três formações que podem levar a esse caminho. Neles, você vai aprender teorias de comunicação, qual é a melhor maneira de se apresentar ao público, como redigir um bom texto, o que fazer e o que não fazer para manter uma boa relação diplomática com seu cliente. Por isso, é ideal para quem quer trabalhar com redes sociais.
Um mercado em ascenção
Mas os cursos de comunicação não são os únicos que podem guiá-lo para a carreira em redes sociais. Você pode conseguir o mesmo cargo depois de ter estudado História, Letras, Ciências Sociais ou mesmo Computação – ou seja, qualquer coisa que leve você a compreender relacionamento com público ou funcionamento de redes sociais. Isso acontece porque não existe a exigência de um diploma para quem vai trabalhar nessa área. Portanto, as empresas vão escolhê-lo pelo seu portifólio e suas experiências.
Por isso, você é quem deve construir seu curso em direção às redes sociais! Informe-se, aperfeiçoe-se e estude antes de começar. Crie páginas próprias para treinar o que aprendeu. Dedique-se a examinar como os analistas de redes sociais de marcas grandes se comportam e procure conhecê-los. Não se esqueça de como o networking é importante, especialmente no meio digital! Ainda não existe um caminho a percorrer e, portanto, você deve fazer o seu!
Assim como várias áreas mais recentes no meio tecnológico, sua experiência e seus contatos são tão importantes quanto seu diploma. Se você quiser ser um analista de redes sociais, estude, informe-se e dedique-se. Boa sorte nessa jornada!

Categoria: Cursos

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR