Que tipo de pós-graduação é a ideal para você?

Por PRAVALER

Que tipo de pós-graduação é a ideal para você?

Seu amigo está cursando pós-graduação e você ficou interessado? Vá com calma, o curso dele pode não ser o mais adequado aos seus objetivos. Então, qual seria a melhor opção? Como saber se uma pós-graduação é a ideal? Vamos ajudar a responder estas perguntas no decorrer do post.
Os dois grandes grupos de pós-graduação: a primeira coisa a saber
Primeiramente, é preciso saber que existem dois grandes grupos de cursos: os stricto sensu e os lato sensu. O primeiro, em tradução do latim, significa “sentido restrito”, enquanto o segundo, “sentido amplo”. Na categoria stricto estão os mestrados – também conhecidos como mestrados acadêmicos -, os mestrados profissionais, os doutorados e os pós-doutorados. Na categoria lato sensu estão as especializações e os famosos MBAs.
Os cursos stricto sensu focam na formação de professores universitários e pesquisadores, sendo indicados para quem pretende seguir carreira acadêmica. Mas também é comum encontrar pessoas que atuam em empresas. Já os cursos lato sensu são mais indicados para quem já tem uma carreira e procura aperfeiçoamento profissional. A ideia é conseguir competências específicas que facilitem a ascensão, a mudança de área ou a adaptação a um novo cargo dentro de uma determinada empresa.
Tendo essa base, você já consegue escolher seu curso mais facilmente.
Outro critério de decisão para a escolha de sua pós-graduação
Um bom critério de escolha para encontrar a sua modalidade ideal de pós-graduação é imaginar como vai ser o seu dia a dia enquanto você estiver estudando. Por exemplo, os cursos lato sensu são mais breves e planejados para se adquearem à rotina de quem trabalha. Nesse caso, as atividades podem ser feitas nos tempos livres, sem comprometer tão diretamente a vida profissional.
Já os cursos de mestrado e doutorado são um tanto mais puxados e exigem dedicação integral do estudante. Por isso, que se você acredita que um curso stricto sensu se encaixa melhor em seus objetivos, é bom se preparar bastante, pois você terá que sacrificar as noites, os fins de semana e até mesmo as férias.
O momento certo da escolha
É preciso avaliar também o momento certo para cada etapa da formação. Este é um ponto delicado e um tanto polêmico. Alguns especialistas aconselham a não fazer um MBA ou um mestrado logo após a graduação. Nesse caso, o ideal é o profissional começar com uma especialização antes de partir para programas mais aprofundados. A ideia é dar tempo ao tempo e conseguir aplicar o que se aprende na pós-graduação.
Mas isso é algo que você e mais ninguém deve decidir. No entanto, é sempre bom buscar a ajuda de pessoas entendidas e mais experientes que no assunto. Conversar com quem já seguiu os passos que você pretende dar é uma opção inteligente, que convida a refletir antes da escolha.
Pronto para decidir seu curso de pós-graduação?
Nosso objetivo aqui foi deixar você mais bem preparado para escolher o curso que mais se encaixa em seu perfil e objetivos profissionais. Medite sobre o que tratamos e comece a pesquisar sobre a pós-graduação ideal para você. Se restar alguma dúvida ou se você quiser fazer alguma observação, fique à vontade para interagir nos comentários!

Compartilhar
Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.