Quem Pode Fazer O Pravaler Quem Pode Fazer O Pravaler

Quem pode fazer o PRAVALER? Saiba tudo sobre o programa. 

O PRAVALER é um programa de financiamento estudantil que já contemplou mais de 150 mil alunos em todo o Brasil. Ele funciona de maneira muito simples: tudo o que você precisa saber para participar do é se a sua instituição de ensino superior é parceira do programa. Tendo essa confirmação, basta acessar o site oficial do PRAVALER para fazer a sua simulação e conferir como financiar os seus estudos. É simples, rápido e fácil.

Quer saber quem pode fazer o PRAVALER e entender como o programa funciona? Continue acompanhando!

 O PRAVALER

Entre os programas privados de crédito estudantil, o PRAVALER é o maior em todo o Brasil e funciona em parceria com as instituições de ensino superior particulares. Dessa forma, o PRAVALER é resultado de uma relação entre 3 pilares: o programa em si, a instituição de ensino selecionada e o estudante. Na prática, o PRAVALER quita a mensalidade do semestre para a instituição em que o aluno estuda e, por sua vez, cria meios facilitados para que esse aluno pague essas parcelas futuramente.

Porque optar pelo PRAVALER

Entre os principais benefícios que o crédito universitário PRAVALER oferece, está a desburocratização do acesso, uma vez que a aprovação prévia pode ser feita de maneira muito mais rápida do que em programas como o Fies do governo federal, por exemplo, que exige um longo caminho até que o aluno consiga a sua vaga.

Além disso, o PRAVALER está disponível o ano todo e ao longo de todo o curso, o que é especialmente vantajoso para o estudante interessado em vestibulares que acontecem não somente nas datas tradicionais e para quem quer entrar para o programa mesmo depois de ter iniciado a graduação, em qualquer semestre da faculdade.

Outro aspecto que faz toda a diferença no PRAVALER é a não obrigatoriedade por parte do aluno de ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, uma exigência que costuma tornar o acesso ao Fies um pouco mais difícil. No PRAVALER, basta que você esteja matriculado em uma instituição de ensino superior parceira para tentar o financiamento, não importando a maneira como se deu o ingresso.

Também não é necessário ter uma conta bancária aberta para fazer o seu financiamento. O PRAVALER oferece condições amplas para facilitar a todos os estudantes que desejam iniciar uma jornada no ensino superior. E isso não é exclusividade para alguns: o PRAVALER não tem limite de vagas, ou seja, basta você garantir os meios legais para participar do programa que será possível financiar os seus estudos com uma taxa de juros diferenciada e de acordo com a sua necessidade.

Como contratar o PRAVALER

Pense em uma solução prática. Em tempos modernos, não é difícil associar praticidade ao ambiente online, onde boa parte das ações podem ser simplificadas. É nesse contexto que o PRAVALER se diferencia das demais possibilidades de financiamento estudantil existentes no mercado.

Para participar, a única exigência é preencher o formulário de cadastro no site oficial. É por meio dele que você será submetido a uma avaliação de crédito da equipe do PRAVALER, que vai dizer se o seu perfil está dentro ou não das possibilidades que o programa pode contemplar.

Feito isso, e com a confirmação da instituição de ensino de que os seus dados acadêmicos estão em ordem, você só precisa fazer o envio dos documentos para assinar o contrato. É necessário contar com um garantidor, que também deixará a sua assinatura. Uma vez realizado esse procedimento, basta esperar. O PRAVALER entra em contato com você por e-mail e confirma a sua participação no programa. Tudo de maneira muito intuitiva.

Quais são os pré-requisitos para participar

O garantidor precisa ser alguém que possui a renda de ao menos um salário-mínimo, podendo ser qualquer pessoa próxima, desde que não esteja com contrato vigente ou que não seja garantidor de outro estudante participante do programa. Simplificando, ele não pode participar do programa duas vezes.

Além disso, o aluno precisa comprovar renda mínima de 2,5 vezes o valor da mensalidade do curso em questão. Essa renda pode ser a soma da renda do aluno e do garantidor, ou apenas a do garantidor. Assim, caso os parcelamentos das mensalidades sejam de R$800,00, por exemplo, a comprovação necessária será, no mínimo, de R$1.760,00.

Também é preciso ter o nome limpo, tanto você quanto o seu garantidor. Para tanto, confira se há restrições em órgãos de crédito, como é o caso do SPC e do SERASA, além de garantir que o CPF de ambos esteja em situação regular.

Outra exigência do programa é não poder fazer o financiamento de cursos de graduação e pós-graduação ao mesmo tempo.

Como é feita a análise de crédito

Assim que o PRAVALER aceita o seu cadastro, ele passa a ter validade de 90 dias corridos. É nesse período que a sua faculdade precisa confirmar os seus dados acadêmicos – sem isso, não é possível continuar a contratação do crédito estudantil. Porém, caso haja algum imprevisto durante esse prazo, ainda é possível fazer um novo cadastro que terá, novamente, 90 dias para ser confirmado pela instituição de ensino.

Os documentos exigidos são:

  • cópia do RG;
  • CPF;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda do aluno e do garantidor;
  • comprovante de residência do aluno e do garantidor.

Como o financiamento é renovado

Não é à toa que o PRAVALER é reconhecido como sinônimo de ausência de burocracia. Isso porque, a cada semestre, o aluno tem sua análise de crédito universitário refeita, ou seja, uma vez previamente aprovado pelo PRAVALER, cabe a ele decidir se quer ou não continuar no processo. É simples: se for pré-aprovado, ele dá continuidade como fez na contratação semestral anterior e segue financiando os seus estudos. Se não for pré-aprovado ou se for pré-aprovado e não desejar continuar, ele não precisa pagar nada, devendo apenas quitar as parcelas dos períodos anteriores que eventualmente ainda não foram quitadas para seguir com os estudos.

Isso é especialmente interessante porque mostra que o PRAVALER acredita no potencial das instituições de ensino superior em abrir portas e colocar novos valores no mercado de trabalho ainda durante a graduação. Ao conseguir uma oportunidade que permita a você conseguir um bom emprego, você não precisa arcar com nenhum tipo de responsabilidade a mais junto ao programa.

Enfim, se você é estudante e pretende ingressar no ensino superior, então o PRAVALER é para você. Fique atento às regras acima apresentadas e esteja em dia com elas para conseguir a sua vaga de maneira rápida e sem burocracia.

Tirou todas as suas dúvidas a respeito de quem pode fazer o PRAVALER? Agora, conheça as faculdades parceiras do projeto, faça a sua simulação e participe!

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.