O que os recrutadores esperam dos recém-formados?

Universidade Metodista

Por PRAVALER

O que os recrutadores esperam dos recém-formados?

O momento de entrada no mercado de trabalho costuma ser muito tenso e angustiante para a maioria dos recém-formados. Por não terem tanta experiência profissional, os candidatos acabam perdendo o entusiasmo por não acreditarem que terão chances de serem selecionados para as vagas de emprego que desejam.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo. O post de hoje mostra quais são as principais características que os recrutadores esperam dos candidatos recém-formados. Continue lendo e comece a se preparar para entrar no mercado de trabalho com tudo!

Interesse em trabalhar e contribuir
Os recém-formados que querem garantir uma vaga no mercado de trabalho estão proibidos de irem às entrevistas com cara de desanimados. Qualquer recrutador espera que os candidatos se mostrem, no mínimo, interessados e com muita vontade de trabalhar na empresa. É com ânimo e entusiasmo que você poderá mostrar ao recrutador toda a sua energia e disposição para desenvolver suas atividades, deixando bem claro o quanto você deseja conseguir a vaga.

Gosto pelo trabalho em equipe
Dizer ao recrutador que você não gosta de trabalhar em equipe ou que prefere fazer as suas tarefas individualmente pode eliminar todas as suas chances de contratação. Isso porque uma das coisas que as empresas mais valorizam nos funcionários, sejam eles recém-formados ou experientes no mercado, é a habilidade de trabalhar em grupo. Portanto, tente valorizar essa habilidade, mostrando que você possui espírito de equipe e que está disposto a colaborar com o trabalho dos colegas.

Facilidade em resolução de problemas e tomada de decisões
Os candidatos recém-formados geralmente estão com a cabeça mais fresca para trazer novas ideias, uma vez que ainda não possuem muitos vícios de trabalho. Essa é uma oportunidade de mostrar ao recrutador que, mesmo com pouca experiência, você é capaz de enfrentar problemas de maneira firme e consistente, sempre pensando nas melhores soluções possíveis para eles. Além disso, os recém-formados devem se preocupar em fazer com que o recrutador não tenha dúvidas sobre a capacidade que possuem em relação à tomada de decisões.

Capacidade de trabalhar sob pressão
Ainda que muita gente concorde que ambientes de trabalho nos quais as pessoas tenham que trabalhar sob pressão não sejam os mais adequado, essa é a realidade da maioria das empresas. Por isso, os recém-formados precisam aprender a lidar com essa situação desde cedo, pois é algo essencial dentro de ambientes corporativos. A falta de habilidade para trabalhar sob pressão costuma ser algo prejudicial para os recém-formados nos momentos de competição com profissionais mais velhos. Portanto, tenha cuidado!

Liderança
As empresas, principalmente as grandes corporações, costumam dar bastante valor para profissionais recém-formados que têm intenção de se desenvolver e crescer dentro da organização. Quando esses perfis são identificados, as companhias buscam investir nesses colaboradores para que se desenvolvam cada vez mais e estejam aptos a desempenhar funções estratégicas. Se você pretende crescer na carreira, comece a se preocupar, desde o começo, com a sua capacidade de liderança. Profissionais que não sabem liderar pessoas e delegar tarefas dificilmente conseguirão ascender na carreira.

Organização e planejamento
É claro que em qualquer ambiente de trabalho existem pessoas organizadas e outras que não são tão boas quando o assunto é organização. Mas saiba que capacidade de organização é algo que os recrutadores valorizam na hora de avaliar os candidatos recém-formados. Isso porque essa é uma característica que afeta diretamente o desempenho profissional de qualquer um, principalmente no que diz respeito ao planejamento das atividades e à definição de prioridades no dia-a-dia.

Nossa dicas ajudaram você? Que tipo de dificuldade você tem enfrentado ao se candidatar a vagas de emprego? Conte para a gente!

Compartilhar
Categoria: Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.